USE THE TOOL OF TRANSLATION IN THE SIDE COLUMN FOR ANY LANGUAGE
A nuvem de cinzas que causou o cancelamento de voos em toda a Europa nesta quinta-feira veio de uma série de erupções de um vulcão em uma geleira na Islândia que começou no dia 20 de março.
Trata-se da primeira erupção desse vulcão em quase duzentos anos. De acordo com o site islandês de notícias Iceland Review, a última erupção na geleira de Eyjafjallajoekull durou dois anos, de 1821 a 1823.
Esta erupção provocou uma enchente, resultante do derretimento da geleira. Segundo o Iceland Review, há temores de que o mersmo ocorra de novo na região. Apenas outra erupção tinha sido registrada na geleira antes, em 1612.
O vulcão em Eyjafjallajokull está entre os maiores da Islândia e é um dos poucos do país que pode ser classificado como estratovulcão, um tipo muito comum no resto do mundo, formado por camadas. O vulcão tem 1.660 metros de altura e, a partir dos 900 metros, é coberto por gelo. Leia mais no site do Estadão onde há boas fotos, como esta que postei acima.
MEU COMENTÁRIO: Por enquanto não vi nenhum ecochato alegar que terremotos e vulcões em erupção decorrem do aquecimento global e teorias correlatas.
Como tenho afirmando de forma recorrente aqui no blog o cosmo está em permanente movimento. A teoria atômica já explicou isto. Tudo está em movimento num vir a ser sem qualquer controle e sem qualquer teleologia. É incrível como a maioria dos humanos sustenta uma noção cosmológica completamente errada alimentando a idéia de que o planeta é estático e que é possível controlar a sua natureza entrópica.
Tanto é que esse vulcão há cerca de 200 anos permaneceu por quase três anos cuspindo fogo e depois tornou-se inativo.
Não tenho idéia da população do Planeta naquela época (basta ir ao Google) mas hoje há pelo menos 6,5 bilhões de habitantes na Terra. Tais eventos naturais parecem ocorrer com mais freqüência, mas isso é uma falácia. Quanto mais ocupadas estiverem as áreas habitáveis, mais tragédias naturais serão conhecidas e as notícias sobre elas turbinadas pela velocidade dos meios de comunicação, sobretudo pela internet.
Há solução? Não! A menos que fosse possível controlar a natalidade permitindo o uso racional da superfície habitável do planeta que a evolução da geologia permite aferir.
A vida será sempre um problema a resolver e sem solução. Pode ser trágico, mas é verdade.
CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA AMPLIADA
2 comentários:
O vulcão deve ter se engasgado com o próprio nome...
É arte do Professor Lindenbrock e seu sobrinho Axel, procurando o centro da Terra. Como no livro de Julio Verne, eles entraram pela cratera de um vulcão na Islândia. É praga do Prof. Arne Sacknussen!
Postar um comentário