Segundo o site Climatempo, a situação é de alerta no Sul do Brasil em função do grande volume de chuva que cai sobre a região sem parar. A previsão é que esta situação se estenda até quinta-feira pela manhã. Neste momento aqui em Florianópolis chove forte. Leiam a análise meteorológica:
Um grande sistema de baixa pressão atmosférica se forteleceu sobre o Sul do Brasil. A circulação de ventos ciclônica é observada desde a superfície até os níveis mais elevados da atmosfera e nesta quarta-feira vai gerar uma frente fria e um ciclone extratropical. Tecnicamente, dizemos que ocorre uma frontogênese e uma ciclogênese.
A situação é de alerta para chuva persistente, por vezes moderada a forte, no decorrer desta quarta-feira (12) e pelo menos na madrugada e manhã de quinta-feira (13), na parte leste da Região Sul, área próxima do mar.
De forma geral, a chuva não será provocada por nuvens que geram raios. A situação é de alerta porque grandes volumes de chuva serão acumulados até a quinta-feira, 13 de maio. Em 24 horas, no decorrer desta quarta-feira, 12, os totais podem se aproximar dos 100 milímetros. O encharcamento dos solos poderá gerar deslizamentos. Alguns alagamentos também podem ocorrer.
Devem ficar em alerta em Santa Catarina: o litoral, sul, serras, planaltos e ovale do Itajaí. No Rio Grande do Sul, o alerta é para a Grande Porto Alegre, serra, planalto, litoral centro e norte. No Paraná, alerta para a Grande Curitiba e litoral do Estado. Do site Climatempo (acompanhe a situação no Sul do Brasil clicando no banner Climatempo aqui no blog na coluna ao lado mais abaixo)
UPDATE: VENTOS FORTES NA REGIÃO SUL!
Com a formação do ciclone extratropical na costa sul do Brasil, os ventos tendem a aumentar de velocidade a partir da noite desta quarta-feira. Rajadas moderados a fortes, entre 60 e 80 km/h poderão ocorrer entre a noite desta terça-feira (11) e a noite de quinta-feira (13) não só no litoral de Santa Catarina, mas em toda a faixa litorânea entre o sul de São Paulo e o norte do Rio Grande do Sul. Nas áreas oceânicas (alto-mar), as rajadas poderão se aproximar dos 100 km/h neste período. O mar fica agitado e não é recomendável a navegação até a noite de quinta-feira. Os ventos diminuem na sexta-feira, 14 de maio. Do site Climatempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário