TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, maio 01, 2010

COMÍCIO DE 1° DE MAIO: OPOSIÇÃO PODE PEDIR IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE DILMA

A oposição se prepara para mais um round contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa das declarações feitas por ele hoje, durante os eventos em comemoração do Dia do Trabalho. A oposição entra amanhã na Justiça Eleitoral com nova ação contra Lula por campanha antecipada e sugere que pode pedir a anulação da pré-candidatura do PT pela insistência do presidente em demonstrar publicamente apoio a Dilma Rousseff.

Outra frente de ataque será contra as estatais que patrocinaram os eventos das centrais sindicais. O fato está sendo entendido, na avaliação de alguns integrantes do PSDB e do DEM, como um ato de improbidade administrativa.

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), informou que o partido encaminhará na segunda-feira os papéis com o pedido da nova ação. É a segunda acusação em menos de uma semana – já que a oposição entendeu que o pronunciamento feito na quinta-feira por Lula em cadeia de rádio e televisão também configurou campanha antecipada.

Maia declarou que, se Lula continuar “desrespeitando a Lei Eleitoral”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria futuramente até mesmo anular o registro de candidatura de Dilma. “Ele está passando dos limites”, disse, ao destacar que as duas multas já aplicadas pela Justiça Eleitoral por campanha antecipada não foram suficientes conter as declarações.

Reações

“Estamos mais uma vez chocados. Depois de ser multado, e agora com o agravo de ter patrocínio eleitoral com dinheiro público, o governo volta a fazer propaganda irregular”, disparou Ricardo Penteado, advogado do PSDB.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) lembra que o patrocínio estatal pode, também, configurar improbidade administrativa. “As estatais usaram dinheiro público para montar um ato que, na verdade, se transformou em uma festa eleitoral”, acusa o parlamentar.

Entre os patrocinadores do evento, estão Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas também há empresas privadas.

O líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), acredita que Lula pode ser alvo de um “efeito-bumerangue”. Ao promover ilegalmente a candidatura Dilma, opinou, o presidente acabaria por prejudicar a sua candidata. “Esse acúmulo de ações pode resultar um processo de impugnação da candidatura da ex-ministra”, avalia.

Para o líder, uma ação mais grave do TSE pode ser o único caminho para restabelecer o equilíbrio da disputa e o “enquadramento” do presidente. “Lula não vai retroceder dessa política de agredir às leis.” Do site do Estadão

MEU COMENTÁRIO: Sob o aspecto jurídico a Oposição tem em maõs todos requisitivos para postular ao TSE a anulação da candidatura de Dilma Rousseff, bem como processar Lula e a direção das empresas estatais que financiaram palanque para a propaganda antecipada que fere frontalmente a lei eleitoral.

O fato torna-se mais grave e flagrante pelo fato de que as empresas estatais patrocinaram o evento que serviu para propaganda eleitoral.

Num país sério isto jamais iria acontecer.

O PT abusou, passou da conta. As instituições democráticas estão em risco no Brasil. Como é público e notório, a despeito de qualquer representação e/ou ação a ser proposta pela Oposição, a Justiça Eleitoral terá de se pronunciar.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

9 comentários:

PoPa disse...

ele passou dos limites, mas vai levar uma multinha de uns 5mil reais e ponto final! Ninguém tem coragem de colocar o cara no lugar dele, no lugar de alguém que respeita leis.

Alexandre, The Great disse...

Contudo vc sabe, Aluízio: o tribunal não age de ofício. Há que se ingressar com uma representação e ser iniciado um processo pelo MPE. Aguardemos para ver se os fiscais da Lei realmente vão cumprir.

Atha disse...

Diante do lulismo contravento, o Serra foi Pedir socorro a Deus.

Enquanto isso, com Dilma, Lula defende "sequenciamento" do governo e chora ao mencionar despedida.

Longe da polêmica, Serra pede orações a evangélicos de SC
Pré-candidato tucano roga inspiração para desenvolver seu projeto político para o País.

Falando para mais de 40 mil pessoas hoje, em evento evangélico em Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, pediu orações aos fiéis das Missões dos Gideões para ganhar sabedoria ao desenvolver seu projeto político para o País.

Na sua fala, o ex-governador de São Paulo destacou o trabalho “extraordinário desenvolvido pelas igrejas evangélicas em todo o Brasil nas questões sociais” e pediu para que trabalhem juntos com o objetivo de transformar o País na “melhor Nação do mundo”.

Serra, que também frequenta Missa das Miss do Biz Bizpo, vai ser chamado por esses de traidor da Pátria Amada Ibolatrada salve salve. Para apagar a Belas Velas incendiadas, Serra vai fazer umas Rzinhas pros Rabos Razos que faz um arrazo arrazoado. FHC foi dito Ateu por esses mesmos Ebabeligos Evangelicos.

José Marcelo Randes disse...

Não seria inteligente pedir a impugnação da candidatura. Primeiro, que as chances seriam minimas - é preciso algo de absolutamente grave, gravíssimo, para impugnar a candidatura do partido do presidente, qualquer presidente em qualquer lugar do mundo. Não é uma coisa simples. Segundo, que uma impugnação favoreceria a quem, no atual momento? Lula esperava uma oposição com estilingue na mão, ele e Dilma seriam a vidraça. Acontece que sua criatura não inflou o suficiente, e eles estão obrigados a bater, a mostrar sua face raivosa. É Serra quem está numa posição confortável, a ponto de se dar ao luxo de cumprimentar Lula pela distinção de aparecer numa lista da Times. O que a oposição precisa é acionar a Justiça para manter Lula e Dilma nas cordas. Nessa luta não vale golpe baixo.

Anônimo disse...

O país já acabou, mas ninguém quer acreditar. Tanto o PSDB já fez como o PT faz campanhas com dinheiro público. Os Tribunais são figuras meramente fictícias, ñ resolvem nada, só entreveros do populacho. Nada vai acontecer ao Mula e nem a Dil-má q ñ passe de umas irrisórias multas. O Brasil se tornou inviável sob todos os aspectos. Ao invés de reestabelecer a moral, procuram todos locupletarem-se
Tá tudo dominado!

Aluizio Amorim disse...

Oooops! Mas não dá para colocar PSDB e PT no mesmo patamar das trambicagens do PT. Lula e seus petralhas são os campeões absolutos em escândalos em toda a história da República.

SERGIO OLIVEIRA disse...

Vamos enviar as notícias sobre o assunto, charges, protestos para a Corregedoria Geral Eleitoral do TSE, entupindo o endereço de e mail que é:

cge@tse.gov.br

Anônimo disse...

Temos que protestar juntos e indignarmos!

Atha disse...

Jose Marcelo Randes,

Assino em cima do que você disse, porém, contudo, todaVia, não disse o mais grave, os guerrilheiros da silva, desde MST e Movimentos segredados, poderiam uzar o embagro do Lula/Dilma da silva, para ameaçar o Serra.

Como você sabe, os pestes do PT são os brabos do pedaço, pelo fato de não termos mais o Exército, livre dos domínios do esquerdismo e se um polícia botá a mão em um desses, aparece o PNDH e o polícia condenado por crime de Abuzo, como se o Abuzo fosse.

O que mais surtiria efeito, é obrigar o Lula/PT/Dilma a pagar os seus pecados no Purgatório, mas tendo que pagar uns 100 mil por cabeça, para ser purgado e expurgado, mas como só pode ser 50 mil, que assim seja. Abém amém, Ponto.

Nota: depois condenado ao Pulgatório, enviar o Ato Condenatório à Rvista Time para ser publicado e corrigido o erro cometido anterior mente.