TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, junho 21, 2010

COLÔMBIA: JUAN SANTOS, NOVO PRESIDENTE ELEITO, PROMETE EMPREGOS E AÇÃO PARA DIZIMAR TERROR

Aqui, após este prólogo, uma entrevista com Juan Manuel Santos (foto), eleito neste domingo novo Presidente da Colômbia. Teve uma vitoria consagradora, alcançando quase 70% dos votos. É o candidato do Presidente Álvaro Uribe, considerado o maior estadista latino-americano e que celebrizou-se em dois mandatos consecutivos como tenaz combatente do narco-terrorismo tendo dizimando boa parte das FARC. Juan Santos esteve sempre ao lado de Uribe e desempenhou inclusive o cargo de Ministro da Defesa, logrando grandes vitórias no desmantelamento do terror.

Com a eleição de Santos, o povo colombiano demonstra maturidade política e invulgar apoio à lei e a ordem instaurada por Uribe e que trouxe uma melhor qualidade de vida para esse país vilipendiado há anos pelos celerados das FARC, bando de assassinos que, para vergonha do Brasil, integra o Foro de São Paulo, organização esquerdista fundada por Lula e pelo PT. Esse bando terrorista é amigo do PT, de Lula e de Dilma Rousseff.

Leiam aqui uma entrevista civilizada sem os arroubos que estamos acostumados a ouvir das bocas podres dos tiranetes da Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia e Nicarágua:


Qual será o principal desafio do próximo presidente do país?

Agora que o presidente Álvaro Uribe nos devolveu a segurança, temos a oportunidade de nos concentrarmos na criação de mais trabalho, deixando para trás o índice de desemprego que passa dos 12%. Minha presidência garante duas coisas: a preservação da segurança e da tranquilidade dos colombianos e uma política de criação de emprego. Quero que se lembrem de mim como o presidente que deu emprego aos colombianos.

Como o sr. pretende melhorar as relações com a Venezuela?

Com diplomacia, prudência e respeito. Tenho muito carinho pelos venezuelanos.

Como será sua relação com o Brasil?

Quero aprofundar o comércio. O Brasil é um sócio estratégico e, nos últimos anos, houve um crescimento do investimento brasileiro na Colômbia. Também quero propor programas para a população da fronteira e intensificar a luta contra o narcoterrorismo. Devo destacar que a política externa brasileira é uma grande referência para a região. Sua tradição pacifista e de defesa de seus interesses fazem do Brasil uma potência com a qual compartilhamos interesses comuns.

Foi revelado recentemente que as Farc têm bases no Brasil. A fuga da guerrilha para outros países está ligada ao êxito do Exército colombiano em combatê-la?

Sem dúvida a guerrilha está encurralada. Mas estamos satisfeitos com o trabalho em equipe realizado com o Brasil. A cooperação com o governo do presidente Lula é um exemplo de como a segurança regional deve motivar a aproximação de países irmãos.

Ainda há cerca de 20 reféns com as Farc. Qual será a política de seu governo para libertá-los?

Os sequestrados devem ser libertados unilateralmente. Não deve haver negociação com os guerrilheiros. O Estado deve buscar o resgate (dos reféns). Esse é um bom momento para lembrar que, nos últimos anos, a maioria dos sequestrados foi resgatada por forças públicas.

O sr. acredita ser possível exterminar as Farc?

Derrotaremos o terrorismo. Manteremos uma pressão constante sobre os grupos criminosos. Usaremos a desmobilização como alternativa para os membros de organizações armadas, com programas de reintegração que ofereçam uma opção de vida digna.

O que o sr. mudaria na relação com os EUA?

A relação bilateral que temos com os EUA é fruto do compromisso dos dois partidos políticos americanos. O Plano Colômbia, que foi o marco da cooperação militar, nasceu durante o governo de Bill Clinton e teve apoio dos partidos Republicano e Democrata. Posteriormente, com George W. Bush e Barack Obama, a cooperação manteve a mesma linha. Do site do Estadão

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

2 comentários:

MariEdy disse...

E informações nos noticiários brasileiros ... ZEEEEEEEERO!! Como o chile que, depois de eleger aquele industrial tido como de "direita", desapareceu dos noticiários, como se fosse engolido por aquele buracão que apareceu na Internet ... E se chamam jornalistas ...!

Anônimo disse...

Os Lobos estão acuados,
e podemos acuá-los tb no Brasil,
é na Verdade,
é no Voto em Outubro,
acabar com a bandalheira,
a Colombia Provou isso,
e devemos fazer o mesmo,
acabar as Mentiras do Governo Federal,
dos Jornalistazinhos,
com a Corrupção,
com o Narcotráfico,
com o contrabando de Armas,
com lula,
com o pt
e com dilma,
PARABÉNS A COLOMBIA,

O BRASIL PODE MUITO MAIS!!!