O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concedeu liminar ao ex-governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira que permitiu que ele registrasse sua candidatura como vice-governador na chapa liderada por Raimundo Colombo (DEM).
Pinho Moreira havia entrado com um mandado de segurança contra a decisão da Executiva Nacional do PMDB, que suspendeu sua filiação partidária na semana passada. A aliança com o DEM no Estado, anunciada por Moreira, havia desagradado a cúpula do PMDB.
Na decisão, o ministro Ricardo Lewandowski afirma que concedeu a liminar porque Pinho Moreira teve a filiação partidária suspensa sem nenhuma oportunidade de defesa. De acordo com ministro, o ato de suspender o peemedebista também foi comunicada sem cópia ou indicação dos motivos que a fundamentaram.
Lewandowski também afirma que, mesmo sendo a suspensão uma questão interna do PMDB, ela influenciava o processo eleitoral, já que não havia mais tempo para que o ex-governador se filiasse a outro partido político.
O conflito entre a cúpula do PMDB e o diretório estadual de Santa Catarina começou no dia 14 de junho, quando Pinho Moreira, então pré-candidato do partido ao governo do Estado, se retirou da disputa e anunciou apoio a Colombo.
Nacionalmente, o PMDB oficializou uma aliança com o PT em torno da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. A Executiva nacional do PMDB ameaçou intervir no diretório estadual de SC caso a aliança com o DEM continuasse. Moreira foi suspenso no dia 30, após a aliança com o DEM ser aprovada na convenção.
"O estatuto do partido me protege. Eles [a Executiva] sabem que não há condições legais para a suspensão", disse. "O que me preocupa é como fica a imagem do partido depois desses atos de truculência", afirmou Moreira. Do site Folha.com
MEU COMENTÁRIO: Esta decisão do TSE, permite que José Serra mantenha um forte palanque em Santa Catarina e reforça a candidatura de Raimundo Colombo para o Governo catarinense numa grande aliança que reúne DEM, PMDB, PSDB e PTB.
Primeiro foi a tentativa do PMDB nacional promover uma intervenção no partido em Santa Catarina, fato que pegou mal e acabou ofendendo os peemedebistas-serristas de Santa Catarina. Depois o PMDB nacional junto com o PT, tentaram implodir aliança com a expulsão do candidato a vice Eduardo Pinho Moreira. Entretanto, Moreira impetrou mandado de segurança e obteve a liminar que o mantém filiado ao PMDB.
A tríplice, ou polialiança, está mantida e nesta terça-feira estará nas ruas de todas as cidades catarinenses em campanha. Porque Santa Catarina tem pressa e o Brasil pode mais!
Não tem choro, só vela. Sorry, petralhas e neó-petralhas. É isto aí.
Um comentário:
E o indio do Serra? É botucudo?
Postar um comentário