Numa sexta-feira de muita confusão, pouquíssimo sangue e praticamente nenhuma participação popular, um punhado de militares rebelados se alia a políticos da oposição para encerrar abruptamente o quase cinqüentenário reinado de D. Pedro II. Sob o comando do marechal Deodoro da Fonseca, o Brasil entra numa nova era - a da República. O novo governo obriga o imperador deposto e sua família a embarcarem de madrugada rumo ao exílio. Leia AQUI um ótimo resumo em linguagem jornalística dos fatos que culminaram com a proclamação da República, que se comemora nesta segunda-feira.
CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
segunda-feira, novembro 15, 2010
REPÚBLICA FOI PROCLAMADA NUM PISCAR DE OLHOS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
11/15/2010 12:07:00 PM
Marcadores:
BRASIL,
PROCLAMAÇÃO,
REPÚBLICA BANANEIRA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Aluízio,
É hoje dia 15 de novembro. Festejemos esta magnânima data, aniversário da Proclamação da República Brasileira.
Mas, um breve comentário para você e seus leitores:
Que apesar dos pesares e dos contra-tempos impostos pelos radicais, tanto das oligarquias como dos fanáticos da utopia, agora uníssonos e com o mesmo objetivo, do Poder e do Enriquecimento Ilícito, a República Brasileira tem progredido.
Precisamos estar atentos, lutando por princípios e pela brasilidade, combatendo esses insanos e medíocres do Foro de São Paulo, com as forças disponíveis e pedindo alternativas a Deus para vencê-los. Inspirados lutemos pelas liberdade e prosperidade.
A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é o maior elemento de estabilidade, segundo Ruy Barbosa; E quer saber se você é um ditador? Pergunte a você mesmo se é contra a imprensa livre?, do Rudolph Brendow.
A liberdade, então, é um conquista imbatível, do cotiadiano e através dela a Republica Brasileira, refletida no Pavilhão Nacional, teremos sempre a inspiração de lutar por ela, com as armas disponíveis.
Att. Madeiro
Pois é pergunta o povão, por que hoje é feriado, e duvido que 50% consiga acertar e contar com sabedoria a história, até quem tem curso superior da vacílo na hora de falar o que sabe sobre nosso país.
A república foi o primeiro golpe de estado. Depois vieram todos os outros tão bem conhecidos pelos brasileiros.
A verdadeira república começou após a queda dos militares que se apossaram do poder em 1964.
Antes disso tudo foram golpes. Pouquissimos presidentes conseguiram terminar o seu mandato antes de 1964.
Postar um comentário