TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, novembro 25, 2010

RIO DE JANEIRO: TANQUES E ARMAS DE GUERRA CONTRA QG DOS NARCO-TERRORISTAS

Pela primeira vez na história da guerra contra o tráfico no Rio, veículos blindados da Marinha são utilizados em uma operação policial. Pouco antes do meio-dia, seis blindados modelo M113, do corpo de Fuzileiros Navais, em Duque de Caxias, chegaram à Vila Cruzeiro, no complexo de favelas da Penha. O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que “é histórico” o apoio da Marinha, fazendo, em seguida, uma referência de reprovação ao Exército, que, segundo ele, “até o momento não se mobilizou”.

De acordo com o secretário, que deu entrevista à Rádio CBN, mais seis blindados ainda vão chegar à Vila Cruzeiro nesta quinta-feira. Os veículos, que são conduzidos por fuzileiros navais, começaram, por volta das 13h, a transportar policiais militares para dentro da Vila Cruzeiro. Estão mobilizados cerca de 150 policiais só para este ponto.


Ainda não há confirmação oficial, mas a polícia já admite que os ataques, supostamente ordenados e executados por bandidos da Vila Cruzeiro, devem alterar o cronograma de expansão das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A próxima unidade deve ser instalada na favela, que a partir de hoje ficará ocupada “por prazo indeterminado”, segundo informou o coronel Álvaro Garcia, da PM, que comanda as ações no complexo da Penha.


Os preparativos para a operação são, literalmente, semelhantes ao de uma guerra. Com rostos pintados, homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM, o Bope, estão desde as 10h concentrados em uma avenida próxima à favela. Os veículos da Marinha deslocados para o local têm, no teto, metralhadoras .50, mas, segundo o coronel Garcia, esse tipo de armamento, por seu alto grau de letalidade e capacidade de atravessar paredes espessas, não será empregado. Segundo informações da PM, os fuzileiros que participam da operação têm a função apenas de conduzir os veículos.


Também são de guerra os números do confronto. Desde domingo, passa de 50 o número de veículos incendiados, entre carros, motos, ônibus, vans e caminhões.O último balanço da PM indicava 23 mortos, mas na manhã desta quinta-feira mais quatro homens – que seriam traficantes, segundo a polícia – foram mortos em uma ação na favela do Jacarezinho, na zona norte.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, determinou o reforço da emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), maior emergência da zona norte da cidade. Côrtes determinou a liberação de leitos e deslocou ambulâncias para a possiblidade de transporte de pacientes para outras unidades.


O espaço aéreo em algumas áreas do Rio - entre elas a Penha - está bloqueado. A medida se deve, possivelmente, a uma preparação para os sobrevoos dos helicópteros blindados das polícias Civil e Militar. Policiais que estão no local avistam, no alto do morro, veículos atravessados, servindo como uma espécie de barreira para a possível chegada dos policiais. Na tarde de quarta-feira, um blindado do Bope – o ‘Caveirão’ – foi danificado por bombas caseiras lançadas pelos traficantes. Texto e fotos do portal da revista Veja


Um comentário:

El Príncipe Da Treta disse...

Cadê o safado que se diz presidente deste país? por que ele não aparece como homem e impoe a ordem mostrando que este país tem um homem no poder?
Lula chora se emociona com a vida dele, porque aquele banana não chora não se emociona com quem está perdendo a vida por conta do acordo traidor que ele e o pt tem com as farc?
Eu nunca vi um homem tão dissimulado e falso, que vive explorando e choramingando a miseria que viveu, marina com o mesmo passado de lula nunca apareceu com choradeira pelo passado dela explorando o proprio passado pra ter ganhos politicos, como lula faz sempre que pode.
Eu to perdendo tempo com essas palavras pois o brasil além de ter um banana no poder, este banana é aliado das farc, culpa disso que está acontecendo no rio de janeiro é do pt do lula, e só vai piorar agora que dilma foi eleita, porque eles tem acordo com as farc.
O que o indio da costa disse foi totalmente correto ele foi homem, indio da costa que deveria ser Presidente com certeza teria atitude DE HOMEM numa hora dessas.
Lula quis dar poder de polícia para o exercito, mas onde está o exercito pois nas fronteiras não está, e nunca vai ir pra lá, pois lula tem acordo com as farc pra deixar as fronteiras livres para o trafico de drogas e armas (COMO CHAVES FEZ NA VENEZUELA).
Ai pergunto: então pra que lula quis tanto dar poder de polícia para o exercito com a desculpa de proteger fronteiras? é obviu, pra depois por o exercito nas ruas pra bater no povo quando o povo resolver protestar, quando o povo abrir os olhos sobre a ditadura chavista que o pt está criando neste país, e que dilma foi eleita para concluir e instalar de vez neste país acabando de vez com a democracia e a liberdade.
Cade os legisladores que não endurecem as leis? bandido tinha que ir pra cadeia trabalhar quebrar pedra debaixo do sol quente, que ai não teria tempo de pensar besteira e comandar o tráfico de dentro da cadeia.
Lei no brasil é incentivo a criminalidade é guarida pra marginal, lei pra menor neste país só serve pra garantir o futuro do crime, pois não educa e muito menos pune.