Quando Luiz Inácio Lula  da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499  veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora, o número foi para 8.094.
 
 Esses jornais, revistas,  emissoras de rádio, de TV e  "outros" estão espalhados  por 2.733 cidades. Em 2003,  eram só 182 municípios.
 
 Só neste ano eleitoral de  2010, o dinheiro para publicidade de Lula passou a ser  distribuído para 1.047 novos  veículos de comunicação.
 
 A categoria "outros" inclui  portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros  de som, barcos e publicidade  estática, como outdoors ou  painéis em aeroportos.
 
 Chama a atenção o aumento do número de "outros". Em 2003, eram apenas  11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a  maioria é composta por sites  e blogs na internet.
 
 Lula e sua equipe de comunicação não escondem a  simpatia pelo novo meio digital. O presidente foi o primeiro a conceder  uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração  petista chama de  "blogs progressistas".
 Lula da Silva avançou na  transparência em relação ao  governo do tucano Fernando  Henrique Cardoso.
 
 Nunca existiu esse tipo de  estatística até 2003. Ainda  assim, há buracos negros no  processo. Não se sabe quais  são os veículos que recebem  verba de publicidade estatal  nem quanto cada um ganha.
 
 O valor total gasto nos dois  mandatos de Lula, até outubro deste ano, foi R$ 9,325 bilhões. Dá uma média anual  de R$ 1,2 bilhão.
 
 Essa cifra não inclui três  itens importantes: custo de  produção dos comerciais,  publicidade legal (os balanços de empresas estatais) e  patrocínio -dinheiro para financiar projetos esportivos e  culturais, entre outros.
 
 Produção e publicidade legal consomem cerca de R$  200 milhões por ano. No caso  de patrocínio, o governo gastou uma média anual de R$  910 milhões de 2007 a 2009.
 
 Tudo somado, Lula gasta  R$ 2,310 bilhões por ano com  propaganda. Os valores são  semelhantes aos do governo  FHC, embora inexistam estatísticas precisas à disposição.
 
 A diferença do petista para  o tucano foi a dispersão do  dinheiro entre os atuais  8.094 jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e sites  na web. Um espetáculo de  1.522% de crescimento de  veículos atendidos. Da Folha de São Paulo desta terça-feira (Reportagem de Fernando Rodrigues)
 
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3 comentários:
"Blogs Progressistas". Chega a ser ridículo, como todos os nomes que o PT batizou a tudo!
Hoje, no Twitter, fui considerada leviana por um deles, após comentar que o fulano e o cicrano seriam Dilma, após a Tag #acaboulula chegar ao topo!
E é fato: não são jornalistas.São representantes midiáticos do Partido, seja lá qual for o estropício eleito!
Não teria o Mollusco toda essa glória sem a propaganda e a imprensa comprada.Muita mentira. Eu não ssisto mais Tv ecompro jornais.Estou boicotando há quatro meses. Prefiro alugar filmes e ler livros.
Estou boicotando e vou boicotar produtos chineses.
Goebells deve estar "morrendo de inveja"....seria cômico se não fosse trágico!
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