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terça-feira, dezembro 28, 2010

LULA TORROU EM 8 ANOS MAIS DE R$ 9 BILHÕES COM PROPAGANDA DO SEU GOVERNO EM TODO O PAÍS

Quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora, o número foi para 8.094.
 
Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e "outros" estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios.

 
Só neste ano eleitoral de 2010, o dinheiro para publicidade de Lula passou a ser distribuído para 1.047 novos veículos de comunicação.

 
A categoria "outros" inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos.

 
Chama a atenção o aumento do número de "outros". Em 2003, eram apenas 11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a maioria é composta por sites e blogs na internet.

 
Lula e sua equipe de comunicação não escondem a simpatia pelo novo meio digital. O presidente foi o primeiro a conceder uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração petista chama de "blogs progressistas".
Lula da Silva avançou na transparência em relação ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

 
Nunca existiu esse tipo de estatística até 2003. Ainda assim, há buracos negros no processo. Não se sabe quais são os veículos que recebem verba de publicidade estatal nem quanto cada um ganha.

 
O valor total gasto nos dois mandatos de Lula, até outubro deste ano, foi R$ 9,325 bilhões. Dá uma média anual de R$ 1,2 bilhão.

 
Essa cifra não inclui três itens importantes: custo de produção dos comerciais, publicidade legal (os balanços de empresas estatais) e patrocínio -dinheiro para financiar projetos esportivos e culturais, entre outros.

 
Produção e publicidade legal consomem cerca de R$ 200 milhões por ano. No caso de patrocínio, o governo gastou uma média anual de R$ 910 milhões de 2007 a 2009.

 
Tudo somado, Lula gasta R$ 2,310 bilhões por ano com propaganda. Os valores são semelhantes aos do governo FHC, embora inexistam estatísticas precisas à disposição.

 
A diferença do petista para o tucano foi a dispersão do dinheiro entre os atuais 8.094 jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e sites na web. Um espetáculo de 1.522% de crescimento de veículos atendidos. Da Folha de São Paulo desta terça-feira (Reportagem de Fernando Rodrigues)

 
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3 comentários:

lis disse...

"Blogs Progressistas". Chega a ser ridículo, como todos os nomes que o PT batizou a tudo!
Hoje, no Twitter, fui considerada leviana por um deles, após comentar que o fulano e o cicrano seriam Dilma, após a Tag #acaboulula chegar ao topo!
E é fato: não são jornalistas.São representantes midiáticos do Partido, seja lá qual for o estropício eleito!

Anônimo disse...

Não teria o Mollusco toda essa glória sem a propaganda e a imprensa comprada.Muita mentira. Eu não ssisto mais Tv ecompro jornais.Estou boicotando há quatro meses. Prefiro alugar filmes e ler livros.
Estou boicotando e vou boicotar produtos chineses.

Anônimo disse...

Goebells deve estar "morrendo de inveja"....seria cômico se não fosse trágico!