TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, março 17, 2011

DANOS EM OLEODUTO DA PETROBRAS PREJUDICA ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL EM SC. DONOS DE POSTOS JÁ AMEAÇAM AUMENTO DO PREÇO!

Os danos ao oleoduto da Petrobras na divisa entre Santa Catarina e Paraná, provocados pelas fortes chuvas do fim de semana, prejudicou o abastecimento de combustíveis nos postos da Grande Florianópolis e do Norte do Estado. A refinaria que abastece SC e PR está trabalhando abaixo da capacidade por causa da interrupção do fornecimento de petróleo, segundo sindicato dos postos.

O deslizamento de terra na BR-376 em Guaratuba (PR), na divisa entre os dois estados, afetou um oleoduto da Petrobras, o que bloqueou a transmissão de petróleo para a Refi­naria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). Esta é responsável pela produção da gasolina e do óleo diesel distribuídos aos postos da Grande Florianópolis e do Norte de Santa Catarina.

Com a tubulação desativada, o transporte do petróleo partindo dos terminais de Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Biguaçu (SC) ocorre por meio de caminhões. Porém, com o bloqueio parcial da BR-376, trechos normalmente percorridos em duas horas, os veículos demoram entre seis e oito.

Por isso, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de São José e região, está havendo um racionamento no fornecimento de gasolina e óleo diesel. As distribuidoras já repassaram aumento entre R$ 0,05 e 0,10 aos postos, que ainda não transmitiram às bombas.

— Ainda não repassamos este aumento ao consumidor por uma questão de concorrência. Mas daqui a pouco, essa escassez, pode refletir na bomba — ressaltou Tadeu Vieira, proprietário de posto na Grande Florianópolis. Do portal da RBS/Diário Catarinenense

Um comentário:

Escatopholes disse...

Os donos do cartel de postos de combustível, assim como a maioria absoluta dos empresários brasileiros, estão sempre de plantão ameaçando aumentar de preços. Que venha logo o carro elétrico, aí sim eles poderão se reunir entre eles e aumentar os preços quanto quiserem.

Ainda sobre os preços, muitos dizem que foi FHC quem crior as base do Plano Real. Eu digo, que quem deu a única base de sustentação do Plano Real foi Collor. Se não fosse pela concorrência de preços proporcionada pela abertura do mercado brasileiro, o plano real jamais teria dado certo, porque os empresários brasileiros teriam se encarregado de detoná-lo com pesados aumentos de preços, exatamento como aconteceu nos primeiros anos do Plano Real, quando ainda os importados não estavam tão presentes no cotidiano do povo e os empresários brasileiros fizeram a farra dos aumentos. Depois tiveram que voltar atrás!!!