Um discurso a portas fechadas no Theatro Municipal tomado por seguranças, diante de uma Cinelândia sem a multidão sonhada inicialmente, em um centro parcialmente bloqueado ao trânsito - e após visitas à Cidade de Deus, sem circular por suas ruas, e a um Cristo Redentor transformado em atração privada.
As mudanças e decisões de última hora na agenda do presidente Barack Obama no Rio amanhã vão isolá-lo ainda mais do público, em uma escalada de exigências apresentadas às autoridades locais pelo Serviço Secreto dos EUA. A maior modificação, a transferência do pronunciamento da praça para dentro do teatro, foi tão repentina que, quando foi decidida, anteontem, o palco de onde Obama discursaria já começara a ser erguido.
O principal motivo para cancelar o comício na Cinelândia foi a insegurança do local. O Planalto aprovou a mudança de roteiro. A própria presidente Dilma Rousseff entendia que o local não era o mais adequado para o pronunciamento de Obama. Segundo assessores de Dilma, o governo havia alertado os americanos das "fragilidades" do local.
Para assessores do Palácio, a dificuldade para deslocamentos numa praça cercada de prédios foi decisiva para a mudança. O temor é que a decisão da ONU de aprovar medidas militares contra a Líbia, que devem ser capitaneadas pelos EUA, poderia deixar Obama ainda mais exposto a toda sorte de protestos. Oficialmente, os americanos atribuíram a mudança a "uma série de preocupações sobre a realização do evento ao ar livre".
Na Cidade de Deus, Obama desembarcará já dentro do pátio da Fundação da Infância e Adolescência. De lá, vai embora trancado no veículo, sem andar pela favela. Para que visite o Cristo Redentor, o monumento será bloqueado a visitantes da meia-noite de hoje às 11 horas de amanhã.
Estranhamento. O cenário de mudanças e restrições na agenda não é a única contrariedade entre autoridades brasileiras e americanas. A liberdade com a qual os agentes do serviço secreto atuam e a falta de comunicação com os brasileiros também irritaram responsáveis pela segurança.
Um dos motivos foi a exigência de ocupação de algumas favelas durante a visita - uma seria o Vidigal, perto do Sheraton São Conrado. A negativa do governo do Rio inviabilizou a hospedagem ali de Obama, que agora ficará no JW Marriott, em Copacabana.
Também houve tensão em relação à revista dos convidados. Os americanos queriam revistar as autoridades brasileiras que ficassem perto do presidente. A Polícia Federal não aceitou. "Somos informados das mudanças pela imprensa. As desculpas deles são a Líbia, o Japão e até a ameaça de chuva", lamentou um integrante da cúpula da Secretaria de Segurança.
Houve mais incidentes. A credencial do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, foi providenciada na última hora. A exigência dos americanos de que ficasse a dois check points do presidente e com restrições para circulação irritaram o secretário, que ameaçou não ir a nenhum dos eventos. Do lado americano, houve cobranças quanto ao vazamento de informações sobre a agenda de Obama. Do portal do Estadão
7 comentários:
Alô Aluizio.
Vale uma reflexão:
http://olhonajihad.blogspot.com/2011/03/al-qaeda-lanca-revista-feminina.html
quem sabe mande um CV para a coluna de relações públicas?.
kkkkkkkkkkkkk
abraços
karlos
Onde estão os vagabundos da USP, UFRJ e dos sindicalóides para manifestarem seu trevairado antiamericanismo?
Onde estão os estudantizinhos de merda teleguiados por professores marxistas sem causa?
Dá pra entender o por quê?
Obama joga no time deles. É um muçulmano travestido de cristãozinho e marxista travestido de Tio San.
Não é preciso entender mais nada.
Tá tudo combinado.
Parece um acontecimento patrocinado pela revista Caras. Todos querem aparecer na mídia ao lado do Obama (propaganda pessoal de grátis). Alguns penetras acabaram sendo barrados no baile.
Pedrinho.
Após discurso no Palácio do Planalto, presidente norte-americano manifestou seu 'apreço' pela intenção de o País se tornar membro do Conselho de Segurança de ONU.
O presidente americano, Barack Obama, disse neste sábado, 19, em Brasília, que o Brasil é cada vez mais um líder mundial, e não somente regional, no contexto de uma nova realidade geopolítica global.
Em pronunciamento conjunto com a presidente Dilma Rousseff, feito no Palácio do Planalto, Obama não expressou diretamente seu apoio ao ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Desde muito se sabe que USA não apoia os dezejos do Lula, de ser membro permanente da ONUs, é só prá ingreis vê, ou melhor, pra potugaz guez vê.
No entanto, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos vão continuar trabalhando "ao lado do Brasil e de outros países" para tornar o Conselho mais representativo, com a participação de novos atores importantes no cenário mundial.
SEJA BEM VINDO OBAMA !!!
LULA EM SEU GOVERNO PRATICOU POLÍTICA EXTERNA DESASTROSA QUE PREJUDICOU E MUITO A IMAGEM DO BRASIL.
Hoje Dilma tenta reverter e mostrar para o mundo que Brasil e USA podem ser muito + que amigos e parceiros .
Todos sabem que os USA é o maior exemplo de democracia mundial, e nada + justo que Brasil e USA duas grandes democracias e maiores potencias das Américas manterem essa amizade promissora.
Algo é certo, Se fosse a visita do Iraniano que apedreja mulheres até a morte, os comunistas do PT e Lula estariam lá para babar nos ovos deles .
Por isso que dizem que Lula e os comunista do PT são meninos de recados e subalternos de Fidel e Hugo Chávez.
Fui..
Nikacio lemos
23 anos
BRASIL E USA DOIS IRMÃOS QUE MERECEM SER MUITO + QUE AMIGOS !!!!
Parabéns presidente Dilma , por reverter a política externa desastrosa do ex presidente Lula que tentou aproximar o Brasil de países ditadores tipo Irã , Venezuela e Cuba.
Parabéns Dilma , por fortalecer a amizade entre Brasil e USA e concordo que nada mais justo que as duas maiores potencias das Américas sejam mais amigas , parceiras e Irmãs.
Fora Lula com sua política desastrosa de aproximar o Brasil de países ditadores tipo Irã , Venezuela e Cuba.
Os brasileiros em sua maioria, não compactuam com as intenções de Lula de fazer do Brasil uma futura Venezuela ou Cuba.
Brasil e USA, grandes exemplos de democracia e respeito aos direitos Humanos.
Fora Lula com sua política que pode comprometer a democracia, liberdade de expressão e imprensa .
Fui..
Nikacio lemos
23 anos
ONU autoriza ataques à Líbia. Muçulmano Obama em visita ao Brasil discursa pedindo ataques urgente à Líbia. Forças de coalização na Europa incluindo Canadá reforçam ataques.
As democracias ocidentais estão fazendo o joguinho da Irmandade Muçulmana e dos jihadistas. Daqui alguns anos teremos mais problemas com eles do que com Kadaf.
Bilhões de dólares anuais do Ocidente ajudaram o mundo islâmico a se armarem até os dentes, agora será a vez de armarem muçulmanos ainda piores. O mundo ocidental está praticando um verdaeiro arakiri.
Cuidado Israel!
Só o SENHOR para te ajudar!
Postar um comentário