TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, abril 19, 2011

LULA TORROU R$ 1,629 BILHÃO EM PUBLICIDADE EM 2010; 70,3% A MAIS DO QUE FHC GASTOU EM 2002.

Da Folha de São Paulo desta terça-feira:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gastou com publicidade no ano passado, o último de seu mandato, 70,3% a mais do que seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), gastou em 2002, quando encerrou os oito anos de seu governo.

Segundo dados que devem ser divulgados hoje pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, o governo Lula consumiu R$ 1,629 bilhão em publicidade em 2010.


O valor se refere aos gastos da administração direta (os ministérios) e indireta (autarquias, fundações e empresas estatais). Não há ainda informação disponível sobre o mandato de Dilma Rousseff.


No seu oitavo ano no Planalto, 2002, FHC registrou gastos com publicidade de R$ 956,4 milhões, em valores atualizados pelo índice de preços IGP-M. O cálculo foi feito pelo Planalto, que não divulga valores nominais, exceto para 2010.


Lula é o primeiro presidente para o qual há dados completos dos dois mandatos. A estatística oficial sobre gastos de publicidade começou a ser produzida em 1998 de forma precária. A Secom divulga as informações de maneira regular desde 2000.


Em oito anos no Planalto, Lula registrou um gasto total de R$ 10,304 bilhões. É o equivalente a um terço do total orçado para construir o trem-bala, projetado para o trajeto Campinas-São Paulo-Rio e com custo estimado em R$ 33,1 bilhões.


Não há como saber qual foi o gasto mensal do governo Lula no ano passado com publicidade. Essa informação não é divulgada.


Ontem, quando o site do Planalto mostrava os dados considerados só até 9 de dezembro, o gasto total no ano era de R$ 1,101 bilhão.


Agora, com a contabilidade final de 2010, sabe-se que a cifra atingiu R$ 1,629 bilhão -uma diferença de R$ 528 milhões. Mas Lula não consumiu toda essa diferença nos seus últimos 22 dias.


Há um lapso entre os comerciais serem feitos, veiculados, pagos e lançados na contabilidade oficial. Não se sabe quanto é esse tempo, pois o governo não diz.
 

No segundo semestre do ano passado, todos os governos estavam impedidos de fazer comerciais -exceto os de real utilidade pública- porque se tratava de um período eleitoral. O veto não atinge as empresas estatais que concorrem no mercado.

Por causa dessa liberação, as empresas do governo costumam fazer comerciais em períodos eleitorais. Em 2010, o gasto das estatais foi de R$ 1,001 bilhão -61% de tudo o que a administração federal investe em propaganda.

DADOS SECRETOS
A Folha indagou em março ao Planalto se poderia ter acesso à lista dos valores pagos a cada um dos meios de comunicação que veicularam propaganda federal. A resposta foi negativa.


"Os valores destinados a cada veículo de comunicação não são disponibilizados para preservar a estratégia de negociação de mídia promovida anualmente pela Secom com esses veículos. Desnudar esses valores contraria o interesse público, uma vez que implicará a perda de capacidade de negociação."


Nos dados divulgados, como tem sido a praxe, são revelados os valores totais investidos em cada tipo de meio. Assim, é possível saber que as TVs se mantêm como receptoras da maior parte do bolo: tiveram 61% quando Lula assumiu, em 2003; foram a 64% em 2010.


Jornais, emissoras de rádio, revistas e outdoors perderam receita. Internet, cinema e mídia exterior (carro de som, mobiliário urbano e TVs em aeroportos, entre outros) ganharam espaço. Da Folha de São Paulo desta terça-feira

4 comentários:

Anônimo disse...

Tá pensando o quê Aluizio?
Essa gente imita fielmente o mestre Goebbels..."a propaganda é a alma do negócio"!
E por falar em nazismo, Hitler et caterva, veja a escandalosa entrevista do candidato Ollanta Humala, no link

http://lanarizaza.blogspot.com/2011/04/alguien-podria-ser-tan-bruto-para-decir.html

Aqui vai um trecho, só para dar uma idéia da mentalidade desse troglodita:
OH: El error de Adolfo Hitler fue confiarse demasiado en los burócratas de su partido. Si se hubiera compenetrado más con sus Fuerzas Armadas, hoy Alemania sería la mayor potencia del mundo. Hitler acabó con la mafia de los empresarios judíos que clavaron a Alemania una puñalada por la espalda en la Primera Guerra Mundial, acabó con la corrupción, con la locura parlamentaria y con el librepensamiento francmasón y cucufato. Hitler inauguró una nueva época en la historia de Alemania, y habría fundado un imperio de más de mil años si sus burócratas y diplomáticos amariconados y derrotistas no se lo llevan abajo, porque fue culpa de ellos todo eso. De esos políticos cobardes y comechados y también de los Estados Unidos, que le dieron con todo a Alemania.

Unknown disse...

Por essa e outras que aqui na europa os europeus tem lula como Um Deus.No meu trabalho aqui na embaixada da espanha em Roma, tive um arranca rabo e continuo tendo com um espanhol de esquerda apaixonado por Lula.O danado me disse que por eu ser negro e Pobre deveria ser de esquerda.Respondi dizendo; que negro serei por toda minha vida nao pretendo mudar de cor mas de ser pobre to de saco cheio.para acreditar em Lula e petistas realmente é preciso ter mente de Jirico

Anônimo disse...

E aí, você bovino pagador de escorchantes impostos, vai passar o "feriadão" se ajustando com o "leão", para que ELLES continuem a nos espoliar!
FOGO NESSA CANALHA! DESOBEDIÊNCIA FISCAL JÁ!!!!!!!
Eduardo.45

Anônimo disse...

Petrobras já fala que pode faltar gasolina em alguns postos

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/904935-petrobras-ja-fala-que-pode-faltar-gasolina-em-alguns-postos.shtml