O e-mail parece ter vindo do além. O próprio Osama bin Laden manda uma mensagem com fotos de sua morte. Apesar do absurdo, os curiosos não resistem e caem na armadilha que enche o computador de vírus.
Em outro golpe, foi criada uma página falsa da rede de TV americana CNN que daria acesso ao vídeo da operação que matou Bin Laden. Mas ao clicar, o internauta instala um programa que permite ao criminoso virtual controlar a máquina à distância.
“O objetivo final deles sempre vai ser o ganho financeiro. Sempre vai ser lucro. Então eles tentam roubar informações como senhas para tentar acessar senhas bancárias, contas de e-mail pra tentar ver lá se existe o registro do numero de cartão de crédito, ou pra disseminar uma ameaça que possa roubar esses dados, utilizando a credibilidade de outras pessoas. Então por isso que o e-mail é muito utilizado. Porque você recebe o e-mail de um amigo e você não suspeita que é um código malicioso”, fala especialista em segurança de internet/Symantec, Bruno Rossini.
O casamento real também foi usado como isca para os curiosos. Ao clicar, por exemplo, num link sobre o vestido que Kate Middleton usaria, o internauta se deparava com programas disfarçados de antivírus -- que fazem uma varredura falsa no computador. A pessoa é levada a acreditar que precisa instalar o antivírus, mas quando faz isso, o computador é contaminado.
Muitas dessas ameaças foram criadas nos Estados Unidos, Europa e no Brasil. “A melhor dica é: navegue seguro. Não clique em qualquer link que você recebe via e-mail ou software de mensagem instantânea e use uma solução de segurança com, pelo menos, um antivírus atualizado e um firewall. O comportamento do usuário ainda é um elo fraco nessa cadeia”, alerta o gerente de suporte técnico da McAfee, José Matias. Do portal da Rede Globo
Um comentário:
Aluizio,
Esse não é Virozo e nem a Viraza Virada. Aqui é diferente, o Bixo vai pegá.
Al Qaeda e Talibã prometem vingança por bin Laden.
Terrorista que considerava bin Laden como um pai diz que seus colegas atacarão posições americanas até nos EUA.
Respostas ao assassinato de Osama bin Laden, o homem por trás do maior atentado terrorista em território americano, começam a chegar nesta terça-feira. Em entrevista à rede britânica BBC, os grupos extremistas Al Qaeda e Talibã juraram que atacarão forças dos Estados Unidos e Paquistão em retaliação.
Membros dos grupos disseram que o “martírio de bin Laden” abalou os insurgentes, mas não afetou a “guerra santa" no Afeganistão. Enaltecido como herói por grupos terroristas, bin Laden deve ser vingado, segundo um porta-voz do Talibã, em ataques contra forças de segurança paquistanesas, envolvidas na morte do terrorista, que já estão sendo planejados. Um dos parceiros da organização, o Haqqani – grupo que atua no Afeganistão e Paquistão – por sua vez, disse que seus membros redobrarão esforços na luta contra os EUA no Afeganistão.
Postar um comentário