O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que há em Campinas, interior de São Paulo, dois casos suspeitos de infecção pela cepa da bactéria E.coli que causou um surto na Europa nos meses de maio e junho. Os pacientes passam bem e não estão internados. Eles aguardam os resultados dos exames de fezes para confirmar ou descartar a contaminação.
O Ministério diz que foi informado dos casos pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas nesta sexta e alerta que "não há risco de surtos no Brasil a partir destes casos". De acordo com a Secretaria, os pacientes voltaram da Europa no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no dia 14.
A Alemanha registrou no mês passado um surto da
doença, que já matou 45 pessoas na Europa. Autoridades ligam o surto a brotos de vegetais contaminados e plantados em uma fazenda orgânica no norte alemão. Os brotos foram vendidos para restaurantes e cozinhas de todo o país.
Até esta sexta-feira, foram registrados 3.836 casos de infecção por E.coli na Europa, de acordo com o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Alemanha contabiliza 43 mortes e concentra 97% das infecções.
"A doença causa cólicas abdominais severas e forte diarréia, muitas vezes com sangue. A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos", informa a nota o Ministério da Saúde, que recomendou que pessoas em viagem internacional não comam alimentos crus.
"Não há nenhuma recomendação de restrição de viagem e é importante seguir as orientações das autoridades de saúde do país visitado", acrescentou o órgão. Do portal do jornal O GloboCLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário