A quarta ponte será erguida à direita das atuais (sentido Ilha Continente). Clique sobre a foto p/ vê-la ampliada. |
O governador Raimundo Colombo guarda o projeto em seu gabinete. Em um "book", de capa dura e na cor branca, estão expostos detalhes do projeto. O material traz desenhos dos vários projetos pensados para a quarta ligação, como a ponte convencional, a ponte estaiada e o túnel subaquático. Traz também os motivos porque o governo acabou optando pela ponte convencional.
O túnel, embora tenha custo similar ao da ponte convencional, tem uma manutenção bem mais cara, até pela quantidade de energia elétrica que consumirá. Já a ponte estaiada foi descartada porque, mesmo com preço menor, encobriria a visão da Ponte Hercílio Luz, que é um patrimônio do Estado.
O custo estimado para a obra, que prevê a construção de uma ponte convencional com oito pistas e acesso de 9km até a BR-101, é de cerca de R$ 900 milhões. Para financiar o empreendimento, o governador pretende comercializar 500 mil metros quadrados do aterro hidráulico, via Parceria Público-Privada (PPP).
A área total do novo aterro é estimada em 1,78 milhão de metros quadrados. Destes, 509 mil metros quadrados serão destinados para o uso público municipal, estadual e federal.
Já os cerca de 776 mil metros quadrados restantes serão utilizados no sistema viário e equipamentos urbanos. O projeto traz propostas para o uso da área, com áreas verdes, estacionamentos, espaços para lazer, marinas, píer e áreas para o esporte.
Os desenhos que integram o material mostram ideias para a urbanização e aproveitamento dos espaços, como a construção de prédios modernos, embora Colombo já tenha adiantado que não serão construídos "espigões" naquela área.
Tratativas com Marinha e órgãos ambientaisNo momento, o governador trabalha em negociações para tirar o plano do papel. As tratativas envolvem órgãos ambientais e a Marinha, já que para chegar até a BR-101, uma nova via terá como obstáculo a Escola de Aprendiz de Marinheiros, no bairro Estreito. Colombo aguarda estes contatos para anunciar o projeto para a sociedade.
A interlocutores, o governador afirmou que não queria anunciar uma obra com estas dimensões sem antes ter, por exemplo, um pré-estudo de viabilidade ambiental. Na sexta-feira passada, Colombo recebeu um laudo da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) atestando que a obra enfrentará alguns obstáculos ambientais, mas nenhum "intransponível". Do portal da RBS/Diário Catarinense
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Um comentário:
Mais uma ponte no centro de floripa saindo na beira mar, ao meu ver a quarta e quinta ponte deveriam ser uma no norte e uma no sul da ilha, a do norte sairia pela praia da daniela em direção a br 101, daria 4 km de ponte, o que desviaria todo o transito para as praias do norte do centro de floripa seria ótimo , e no sul teria 1,5 km saindo na br 101 sul, na china fazem pontes oceanicas de 42 km... mas por aqui... para se estudar o trajeto das pontes basta ir no google earth e ver o melhor trecho para as ligações ilha continente da ponte do norte e da ponte do sul da ilha!!!
Adriano
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