TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 27, 2011

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA NORUGUÊS DESCARTA LIGAÇÃO DO ATIRADOR COM CÉLULAS EXTREMISTAS E DIZ QUE ASSASSINO AGIU SOZINHO

A chefe do serviço interno de inteligência da Noruega, Janne Kristiansen, disse à BBC que não há qualquer prova de que o atirador Anders Behring Breivik tenha ligações com extremistas de direita no país ou em qualquer outro lugar.
"Não temos indicações de que ele tenha sido parte de um movimento mais amplo, ou que tenha agido em conexão com outras células, ou que haja outras células", disse Kristiansen.
Entretanto, ela disse que os serviços de inteligência noruegueses continuam investigando possíveis conexões de Breivik.


"Não acho que haja limites para o mal na mente dessa pessoa. Não podemos correr nenhum risco."
Breivik, que assumiu a autoria dos ataques que mataram pelo menos 76 pessoas na sexta-feira, contou ao seu advogado que integrava uma rede anti-islâmica que tem duas células na Noruega e várias no exterior.
O atirador havia alegado inclusive que tinha contatos no Reino Unido.
Mas Kristiansen lançou dúvidas sobre estas afirmações, assim como as afirmações do advogado de Breivik, Geir Lippestad, que disse acreditar que seu cliente era louco. Na terça-feira, o advogado falou à imprensa em Oslo. Ele disse que seu cliente pediu desculpas pelos ataques, mas considerava a violência "necessária" para iniciar uma guerra no mundo ocidental.
Breivik será submetido a uma avaliação psicológica para atestar suas condições psiquiátricas.
Ainda na terça-feira, a polícia norueguesa disse ter detonado explosivos encontrados na fazenda que Breivik alugava ao norte de Oslo.
As autoridades acreditam que Breivik produziu sua bomba usando fertilizantes de um carregamento comprado sob pretexto de servir para fins agrícolas.
As autoridades não informaram a quantidade de explosivos detonada nem a sua composição.
Em um manifesto na internet atribuído a Breivik, ele diz que alugou uma fazenda e montou um negócio de fachada para encomendar 6 toneladas de fertilizantes, usados no bombardeio de Oslo. Do portal do Estadão

2 comentários:

Atha disse...

Perfecto, de fato de fato, o Breivik não é um Frei Big e nem é ligado na Cé Sé Céu Séu Lula da Silva, assim apelidado por Apelu ApeLula Apérula fez Apelacion e ficô pelado sem Pelo Pelumenos Pelo a menos.

Breivik que chamam de Viking não faz o serviço do Berbisbo Gerdismo ezGuerdismo Esquerdismo, muito ao contrário, cita o Brazil como exemplo de Bibibena Bizigena Missigenation da Ibibênia Ibigênia Santa Ifigênia Bizigenada Miss Missigenada Rebano Biz Rezano Miz Missa.

Biberibórdia Mizerigórdia!
O Lulismo que adotou os Mizeris Mizerismo pra Viver em Mizéri, diz que combate a Bibéri Mizéri, Mizerigórdia! "Combatí o Boncombate e buardei Abé" e no N. Testamento está dito por um Joan João: "Combatí o Bom Combate e guardei a Fé", Com fé e com Bafé Gafé Café de Máfé Mafio Mafia.

Atha disse...

Para Esban Espano Espanto de muitos, Deputado italiano elogia ideias de atirador norueguês.
Direitista Mario Borghezio criticou a violência (não os Biolentaram a Leta Lenta Violenta por ser bio violentada), mas disse que ideias de Breivik são 'ótimas'.

O deputado italiano Mario Borghezio causou polêmica em seu país ao dizer que algumas das ideias do atirador norueguês Anders Behring Breivik são "boas" e outras "ótimas". O militante de extrema-direita matou 76 pessoas na última sexta-feira, em um atentado a bomba contra a sede do governo da Noruega, em Oslo, e ao abrir fogo contra jovens do Partido Trabalhista (do governo) que se reuniam em um acampamento de verão na ilha de Utoya.

Membro da Liga Norte, partido de extrema-direita que faz parte do governo de Silvio Berlusconi, e deputado italiano no Parlamento Europeu, Borghezio disse concordar com Breivik "na oposição ao Islã e na sua acusação explícita de que a Europa se rendeu antes mesmo de lutar contra a islamização".

"Algumas das ideias que ele expressou são boas, exceto a violência. Algumas outras são ótimas", disse Borghezio.

As declarações de Borghezio à rádio Il Sole-24 Ore causaram revolta entre outros eurodeputados e políticos italianos. Membros da oposição já pedem sua renúncia. A eurodeputada britânica Nikki Sinclaire criticou Borghezio e a Liga Norte, dizendo que seu "coração está com as vítimas" e que não há "justificativa" para o massacre na Noruega.

O partido de Borghezio, a Liga Norte, tem base no norte da Itália, é contra a entrada de imigrantes na Europa e é conhecido pelo discurso anti-Islamabad.

O italiano, no entanto, não é o único político europeu a mostrar admiração pelo atirador norueguês. Jacques Coutela, membro da Frente Nacional, de Jean Marie Le Pen, na França, foi suspenso do partido de direita ao descrever Breivik como "o maior defensor do Ocidente". "A razão para os ataques terroristas na Noruega: lutar contra a invasão muçulmana, que é o que não querem que você saiba", escreveu o francês em seu blog.