TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, outubro 17, 2011

EXCLUSIVO! MÉDICO REVELA QUE CHÁVEZ SOFRE DE TRANSTORNO MENTAL CRÔNICO E ALTERNA ESTADOS DE DEPRESSÃO E EUFORIA.

Em post abaixo transcrevo em tradução livre do espanhol, matéria do site do jornal El Nuevo Herald sobre entrevista do conceituado médico venezuelano Salvador Navarrete, onde afirma que Hugo Chávez padece de um sarcoma, tipo de câncer violento e que sua sobrevida não deve ultrapassar dois anos. O El Nuevo Herald resume uma ampla matéria e entrevista com Navarrete, publicada neste final de semana pelo influente semanário mexicano Milenio.
Mas além de reportar-se ao câncer que acomete o caudilho, o médico Salvador Navarrete, que já foi médico da família Chávez, faz uma revelação que pode explicar muito sobre a personalidade do ditador, conhecido pelas suas declarações exageradas e sua fixação, por exemplo, na figura do legendário Simon bolivar cujos restos mandou exumar recentemente. Explica também o fato de Chávez ter fechado mais de 30 emissoras de rádio e sua obstinada perseguição contra o proprietário da Globovisión ou, ainda, a escandalosa farsa montada pela sua polícia política que levou à prisão o líder oposicionista Alejandro Penã Esclusa que só foi libertado, com restrições, em razão dos clamores internacionais e pelo fato de que padece de câncer de próstata.
Pelo que relata o médico Navarrete, que é um dos cirurgiões mais famosos da Venezuela e de destaque internacional em sua área, com numerosos trabalhos publicados e cursos na Europa e Estados Unidos, Hugo Chávez é um maníaco, um homem que sofre, além do câncer, de transtorno mental sério o que o inviabiliza para o exercício de qualquer cargo e profissão. A história está, no entanto, repleta de líderes carismáticos completamente malucos que foram déspotas cruéis, sendo que muitos desses dementes levaram seus países à bancarrota. 
Vejam o que afirma o médico Salvador Navarrete. Ao final dou o link para a leitura completa da entrevista onde ele também detalha o câncer que acomete o ditador. Leiam:
"O presidente Hugo Chávez é um homem que tem sido tratado no passado por uma enfermidade de tipo maníaco-depressiva conhecida por seus biógrafos e pelos médicos que o temos atendido. Este padecimento foi controlado antes por um grupo de psiquiatras, encabeçados pelo médico Edmundo Chirinos, que foi condenado em 2010 a 20 anos de prisão pelo assassinato de uma paciente em 2008. Esse tratamento médico mantém o Presidente compensado de suas manifestações de estados mentais instáveis que passam da euforia à tristeza, estados nos quais a personalidade se dissocia e chega a ter episódios de perda de contato com a realidade. É uma enfermidade muito frequente no mundo de hoje, qualificada de transtorno bipolar. O presidente Chávez oscila entre estes polos, com mais tendência à euforia, à hiperatividade e à mania". Leia a entrevista COMPLETA aqui - En español

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUZIO AMORIM NO TWITTER

4 comentários:

Finish them... disse...

Isso eu já sabia, sem ser médico...

Anônimo disse...

E por aqui é muito pior, acabou de passar um psicopata pela presidencia da republica...

Anônimo disse...

Nããããooo! O Chaveco é doido? só perceberam agora? E é esse lunático que ficou amigo do Zóio Junto do Irã?

Saramar disse...

Aluízio, está aí algo que sempre me intriga: como, ainda hoje, podem tantas pessoas, um país inteiro, se deixar dominar e conduzir por indivíduos, como este Chavez, tão claramente insanos?