TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

AMOTINADOS PREPARAM-SE PARA EMBATE. MAIS REFORÇOS MILITARES. PT NÃO CONSEGUE ACABAR COM GREVE. HOUVE PRINCÍPIO DE TUMULTO.

Sem acordo entre o governo e os policiais militares grevistas, o clima é de animosidade nesta quarta-feira (8), nono dia do movimento. Depois de uma terça-feira de esperança de acordo e madrugada de quarta tranquila, o cenário muda na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e suas imediações.
Por volta das 20 horas houve um princípio de tumulto na AL, por conta dos policiais militares que tentaram quebrar o cerco do Exército e entrar no prédio da Casa para se unirem aos PMs amotinados. Nessa tentativa, quatro conseguiram burlar a segurança das tropas federais. Mas, em seguida, houve reforço e ninguém mais conseguiu passar.

O presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, disse que os grevistas se preparam para um embate. "A movimentação está diferente e também estamos nos preparando".
A liberação da entrada de mantimentos e medicamentos para os amotinados, que tinha sido concedida nesta terça, voltou a ser suspensa hoje. Idaci Vasconcelos, mulher de um PM acampado, tentou levar os remédios para o marido, que é hipertenso e já sofreu dois infartos, mas foi barrada.
No início da manhã desta quarta-feira, 8, o exército voltou a cortar a luz e a água da Assembleia, porém, de acordo com o Tenente Márcio Cunha, chefe da comunicação do exército, qualquer pessoa que está dentro do prédio pode realizar refeições e beber água, basta que saia da assembleia. "O exército não impede ninguém de comer e beber, mas para isso, eles precisam sair da assembleia, e se sairem, não poderão retornar".
A todo momento, chegam mais reforços para as tropas federais. O efetivo do Exército aumentou hoje para 1.308 homens, ontem era de 1.038 e 600 no primeiro dia da ação, sem contar o efetivo da Força Nacional, Polícia Federal e PMs da Caatinga e Semi-Árido.

Nesta manhã, toda a Assembleia está cercada, ao contrário dos primeiros dias, quando o foco das tropas federais estava em frente ao Parlamento. Os acessos ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) voltaram a ser fechados nesta manhã.
A chegada de viaturas com PMs em serviço ao CAB para ajudar na força tarefa de desocupação do Parlamento desagradou os manifestantes. Dois helicópteros do Exército, do modelo Pantera, também sobrevoam a região. Do site do jornal A Tarde - Leia MAIS

Nenhum comentário: