TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, maio 17, 2012

ESTÁ PROVADO: QUEM BEBE CAFÉ VIVE MAIS!


Após anos de investigações sem resultados definitivos sobre a relação entre café e a saúde e de que inclusive se temia que o café poderia elevar o risco de provocar doenças cardíacas, um novo estudo em grande escala descobriu justamente o contrário: os bebedores de café tendem a viver um pouco mais, não importando se consomem o café normal ou o descafeinado.
O estudo com 400.000 pessoas é o maior já efetuado sobre o tema, e os resultados devem tranquilizar os amantes da bebida aromática que até agora acreditavam que esse prazer poderia lhes acarretar algum mal.
"Nosso estudo indica que não é esse o caso", disse o líder dessa ampla pesquisa, Neal Freedman, do Instituto Nacional para o Câncer, dos Estados Unidos. "De fato poderia haver um modesto benefíco em beber café", salientou o especialista. Clique AQUI para ler a reportagem completa - en español 

MEU COMENTÁRIO: Sou um fanático por café. Bebo por dia até quatro ou cinco espressos curtos. Mais ou menos na medida da chícara à direita da foto, mas nunca me preocupei se faz bem ou mal. Se faz bem, como atesta esse estudo, melhor. É claro que me sinto bem tomando café, porém tem de ser café espresso muito bem extraído por barista competente. Tem de ser café de qualidade, embora seja difícil encontrar grãos de primeira no Brasil. Não costumo tomar água suja. 
O Brasil, embora sendo o maior produtor de café do mundo, não oferece no mercado interno os melhores cafés que produz. Tanto é que só há uns dez anos, por aí, é que começaram a aparecer cafeterias especializadas em cafés especiais. Mesmo assim, a iguaria top acaba sendo exportada. Isto acontece, principalmente, porque a maioria da população brasileira é de péssimo gosto e, normalmente, avarenta. As pessoas procuram sempre o café mais barato, seja no supermercado ou numa cafeteria. Tomam café de garrafa térmica, ignorando o fato de que o café, como todos os alimentos, mas especialmente essa bebida, têm vida curtíssima. Tem de ser consumido imediatamente, tanto o café espresso aquele feito tradicionalmente com o coador no bule.
Certas lendas idiotas acabam sendo propagadas facilmente. Uma delas diz respeito ao fato de que o café espresso seria muito forte, o que é um engano. Mais forte é o café de coador, já que a água permanece muito mais tempo em contato com o pó e a água acaba carregando muito mais moléculas de cafeína. 
Extraído numa máquina de espresso bem regulada o tempo de extração obrigatoriamente tem de ser de 25 segundos. O resultado é que a água fica em contato com o pó na peneira da máquina apenas 25 segundos, e a bebida sai com menos cafeína.
Um café espresso bem tirado é macio e suave e não possui amargor, mesmo tomando-se ao natural sem adoçar.
Após sorver uma xícara, alguns minutos depois o bebedor sentirá o retrogosto, o que faz com que fique com um irrefreável desejo de tomar mais um! 
Esses são alguns detalhes dos inúmeros que cercam a arte de extrair e beber um café espresso de alta qualidade. 
A poderosa La Marzocco
Aqui em Florianópolis há uma cafeteria no Shopping Beiramar que é top de linha. Trata-se do La Padá Café, que fica ao lado do hall de entrada do cinema, no último piso. Normalmente oferece grãos de qualidade e os baristas são competentes. Operam uma La Marzocco com três grupos extratores, igual a da foto ao lado. Essa fabulosa máquina italiana é considerada a melhor máquina de café espresso do mundo. Na Europa se encontram muitas em operação, mas no Brasil são tão raras como um bom café.
O café que degustei na tarde desta quarta-feira no La Padá tinha textura semelhante àquela da fotografia acima. Crema densa e aveludada e aquele aroma e sabor característicos do café de qualidade e o imprescindível retrogosto. Tomei dois curtos! Sim, porque é o meu predileto, mais ou menos na altura da metade da xícara. É que a partir daí o que sai da máquina já é um café aguado. 
Selo da BSCA
Um apreciador de café espresso abomina o café ralo. Quando alguém pede um "carioca", já se sabe que não é um conhecedor de café, pois essa é uma bebida rala. Na verdade foi acrescentado água além da conta. 
E, quando você for comprar café procure ver se o produto possui o selo da BSCA - Brazil Specialty Coffee Association. Se não tiver esse selo dificilmente será um café especial, embora possam haver exceções. 
E para saber tudo sobre café recomendo que visitem também o site Coffee Traveler, editado pessoalmente pelo maior expert em café do Brasil, o Ensei Neto. Constatarão que vale a pena visitar o site.

13 comentários:

Hermitão (HD) disse...

Para informações deste tipo sempre sobra uma pergunta:
Quem está pagando por ela? A Associação dos Cafeicultores? A Associação dos Supermercados?
Não sei. Só sei que esse tipo de informação flutua de acordo com os interesses.
Hoje comer banana faz bem, amanhã não faz mais bem porque a Associação dos Bananeiros se recusa a patrocinar algum evento. Hoje comer carne de porco não é bom, amanhã é bom porque os frigorificos estão patrocinando algo. E assim vai-se vivendo ao sabor dos notas de R$ 100,00!!!

Anônimo disse...

que eu saiba chícara se escreve com X = XÍCARA

elguajro disse...

Pouca gente sabe, mas o café corta o efeito de td medicamento talqualmente o alcool.O café é uma droga poderosa e causa insonia.Não tomo café ha anos, uso chá de erva doce.Carne de porco é a maior desgraça em forma de alimento.Ela e a carne vermelha dá cancer de intestino,ataque coração e derrame cerebral.Como td mundo vai morrer mesmo, saude pra que?

Aluizio Amorim disse...

Ooops! A correção já foi feita. Todavia, grato pela observação da grafia incorreta. REalmente imperdoável.

figbatera disse...

Eu tb aprecio um bom café expresso (espresso, em italiano); quando eu for a Floripa, espero degustar uns aí com você...
Abração!

Atha disse...

Cafeteria, mas esqueceu da Cafetina.

Question Questionada do Café é o mesmo do Cigarro e da Cigarra que canta, é Religion. Tem religion e Legionários que não obituzos aos uzus do Café e da Cigarra, mas tem as que proibem queimá e Fumá o Bubá Fubá.

Quanto ao Café e as Cafetinas, o que peza é o Babé Bafé Mafé Boafé, é questão do Babé Boafé que dizem ser Abé Afé a Fé que é Bafé Gafe Gafé e Cafe Café. Quem se recorda do Café Filho, ou seja filho do Café, porém, se for Café com Leite pode e é saudável.

Como se Bê Vê, é questão de Fé no Café que é o Babé Bafé Mafé e hoje dizem a Bafia Mafia, o Babiozo Bafiozo Mafiozo. Agora, que o Babé Bafé Café Mafé pode fazer a Precion Precioná pra imprecioná a Prensa prensada e Imprensa imprensada, pode.

Aluizio Amorim disse...

FIGBATERA,
será uma grande satisfação recebê-lo aqui. Avise para que possa providenciar uma jam session!

Anônimo disse...

Alõ Aluizio
Café bom,mas bom mesmo?.
Colher MADURO/VERMELHO,secar rápido e BEM,sem a casca!!!.
Torrar até ficar com a cõr CAFÉ,nem preto,nem esverdeado.
Tem que ter AQUELE cheiro que disfarça até DROGAS.
Moer numa granulometria que é SENTIDA NA mão quase como sal refinado.
Água bem limpa não necessitando fervimento.
Fazer a proporção para que saia FORTE,nem chá,nem tinta nanquim.
Açucar sempre e aproveite.
Origem no Brasil:noroeste paulista(lembra-se de Votuporanga?,já foi grande produtora),sul mineiro,norte Paraná,Espirito Santo e outros caraminguás.Bem,fui ajudante do meu pai QUE MONTAVA AS barulhentas máquinas de beneficiar o café e máq. de beneficiar arroz,com ensino primário que tinha!!! e olha que deve ter sido quase UMA CENTENA.
Lembrando também que MOKA é o grão que possui uma única semente interna ao invés da tradicional duas partes.

abraços
karlos

Aluizio Amorim disse...

Karlos,
vejo que vc é do ramo. Sim, o moka é excelente e considerado o "caviar" do café.

Aluizio Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Alô aluizio
Torrei e moi café na infância...
Haja saco ficar rodando aquele tubo enquanto apreciava a saída da pele da semente do café pelas laterais.Na época os torradores manuais NÃO ERAM redondos e sim cilindricos na maioria das casas.Tudo à lenha!!!.
Bem,nunca tentei recusar o serviço pois o risco era ENORME.eheheh
Hoje estaria PROIBIDO DE FAZER pois seria considerado TRABALHO ESCRAVO ou exploração "di MENOR".
Uma coisa curiosa:havia um negão com aquela meia capa de bola de capotão na cabeça que levava 3 SACAS de café na escada para cima do caminhão.Uma saca em cada mão e uma na cabeça.
CENTO E CINCOENTA QUILOS sem anabolizantes.
Acredite se quiser.
kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Alîo Aluizio
Fui no site do japa do café.
Quando ele menciona a acidez típica do café,espero não estar errado,ele comete uma heresia(sic),pois normalmente a ACIDEZ que se sente no café é fruto da FERMENTAÇÃO DOS acúcares da fruta,presentes principalmente na casca e entre a casca e o fruto.
Esta fermentação ocorre muito em secagens demoradas,clima úmido/chuvas,que aceleram a fermentação,aqui no sul é comum o fato,daí nosso café regional ser ardido e a turma jogar o leite que corta a acidez.Esta será evitada ao secar os grãos SEM A CASCA,mas sempre em clima sêco e quente.
Tão logo tenha a possibilidade vou trocar umas figurinhas com o amigo do café.
abraços

Gabriel Nunes disse...

O Aluízio é um apreciador de café. Eu gosto de café, e muito, mas não faço questão de todo esse procedimento, embora admita e aprecie a qualidade excelsa de um bom café nesses moldes.