TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, junho 05, 2012

FLASH-BACK: O DIA EM QUE ENFRENTEI OS ECOLOGISTAS CARA A CARA NA MTV!

Em 2007, e lá se vão cinco anos, participei na MTV em São Paulo, de um debate sobre o meio-ambiente em um programa do Cazé. Se não me engano era o dia consagrado ao meio ambiente. Há pouco descobri que os vídeos do programa estão no site Planeta Sustentável, do Grupo Abril, do qual a MTV faz parte. É claro que fiz outras intervenções - foram ao todo quatro blocos que podem ser vistos lá no site da Abril - criticando a cultura ecochata. Entretanto, sem qualquer dúvida, estava rodeado por debatedores todos eles militantes do ambientalismo.
Do grupo havia apenas mais um que não fechava integralmente com as propostas da maioria. Nem me lembro mais o nome dele, mas é aquele calvo, como eu, que está ao meu lado. Nós dois fizemos o contraponto.
Nessa época meu blog ainda estava hospedado no sistema de blogs do UOL. O blog denominava-se  "O que pensa Aluízio", e foi a minha porta de entrada para o jornalismo digital.
Em 2008 mudei com armas e bagagens para Blogger, empresa do grupo Google que oferece uma ferramenta muito mais avançada. Embora nessa época minha presença na blogosfera fosse bem menor do que é atualmente, o fato é que as minhas críticas ao ecochatismo chamaram a atenção da produção do programa. Sim, porque no meio jornalístico a maioria acredita que gases esquentam o planeta e o sol não tem nada a ver com aquecimento... o que é uma absurda contradição. Seja como for, a verdade é que a produção do programa do Casé acabou me encontrando na internet. E lá fui eu para servir de 'advogado do diabo' e ter a coragem de fustigar o pensamento pensamento politicamente correto que embala o século XXI.
O texto do site da Abril que comenta este vídeo diz o seguinte:
"O furacão Catrina é usado como um exemplo de impacto: o resultado da ação do homem na natureza. As mudanças climáticas transformam-se no principal tema e o jornalista Aluizio Amorim coloca o catastrofismo na roda: para ele, as notícias dadas por cientistas são usadas de maneira errônea por ONGs e grupos ambientais que pretendem apenas ganhar dinheiro. Pano pra manga em qualquer discussão que envolva ambientalistas e os cuidados para com a natureza. Ainda nesse bloco, a questão dos carros: é possível abrir mão de um veículo próprio morando nas grandes cidades?"
Devo assinalar que o pessoal da MTV e o grupo de debatedores foram todos muito gentis e cordiais.

Nenhum comentário: