TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, julho 31, 2012

IMPRENSA BRASILEIRA NÃO REVELA OS BASTIDORES DA VISITA DE CHÁVEZ AO BRASIL E REPRODUZ APENAS NOTÍCIAS OFICIAIS

Chávez continua com o rosto muito inchado e avermelhado. Aventou-se, por isso, a possibilidade de que o caudilho também esteja sofrendo da síndrome de Cushing, dada à insuficiência renal decorrente de altas doses de quimioterapia. [Hacer CLIC s/ la foto para ver mas grande]
Da Venezuela chegam ao blog, via Twitter, mensagens de leitores indagando sobre o que diz a imprensa brasileira a respeito não só do ingresso da  Venezuela no Mercosul, ação que foi coordenada pelo Brasil depois que o Paraguai foi alijado do bloco regional, ou seja afastado temporariamente, o suficiente para enfiar Hugo Chávez pela janela; mas em especial sobre a saúde do caudilho. É que conforme noticiei em post mais abaixo, reproduzindo texto da coluna Runrunes, do jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, o caudilho teria passado por exame de PET Scan em hospital de Brasília, assistido por médicos cubanos e brasileiros enquanto a imprensa brasileira era distraída pelo esquema de segurança chavista. Isto teria ocorrido ontem à tarde, segunda-feira, segundo Bocaranda.
Todavia a imprensa brasileira não fez nenhuma alusão a esse fato, limitando-se a tratar a entrada da Venezuela no Mercosul como uma coisa normal. Sim, seria normal se a Venezuela sob Chávez não tivesse em suas prisões presos políticos dissidentes do regime. Há inclusive até mesmo uma juíza presa, sem falar no escandaloso caso da prisão de Alejandro Peña Esclusa e de outros líderes oposicionistas perseguidos pelo regime chavista. São fatos concretos que ferem descaradamente a cláula democrática do Tratado do Mercosul.
Tanto é que a Venezuela possui milhares de exilados sendo que existe nos Estados Unidos, a ORVEX (Organização dos Venezuelanos no Exílio) cuja sede é em Miami (EUA).
Curiosamente, a grande mídia brasileira simplesmente ignorou - pelo menos até agora - se Hugo Chávez passou por um check-up médico em Brasília, conforme Nelson Bocaranda detalhou em sua coluna. Sabe-se que Bocaranda é um dos jornalistas mais bem informados da Venezuela e de toda a América Latina e o prestigioso diário venezuelano, o tradicional El Universal, veicula diariamente a coluna Runrunes.
Também não teve destaque na imprensa brasileira a convocação por organizações esquerdistas brasileiras de manifestação de recepção e apoio ao caudilho. O site NotíciasClic da Venezuela registrou o evento que foi um fiasco e reuniu apenas meia dúzia de gatos pingados.
Desta forma, os bastidores da visita de Chávez ao Brasil, no que tange ao aspecto político não foram  enfocados. Tal fato não é estranho aos brasileiros que acompanham o noticiário dos veículos de comunicação locais. Normalmente, a grande mídia, com exceção de pouquíssemas publicações, vai além dos press-releases do Palácio do Planalto. As redações dos meios de comunicação são patrulhados ferozmente pelo PT, o partido do Lula, e seus sequazes.
Os venezuelanos, portanto, perderão seu tempo ao tentar obter informações em sites dos grandes veículos de mídia brasileiros. 
As notícias que mais interessam ao público venezuelano estão mesmo nos jornais e sites da Venezuela que se opõem ao chavismo, apesar de sofrerem a contínua perseguição do tiranete de Miraflores.
A foto acima mostra que Hugo Chávez continua com o rosto inchado e avermelhado, sintoma, segundo noticiei em post mais abaixo, da síndrome de Cushing. Essa moléstia seria decorrente de altas doses de quimioterapia e de esteróides que Chávez vem recebendo para manter-se de pé.

Um comentário:

Atha disse...

Prezo Bolítigo no Reino do Chavez e de Cuba pode, não bode só ABI AGUI AQUI por Abizicion Aguizicion Aquizicion Inquizicion Benzição. Benza deus! Havana Caravana Vânia Dilma que o diga. No reino do Chavez e de Cuba não surgi nenhum Bobíssio Comíscio em Comission da Beldade Veldade Verdade. É uma Veleidade!