TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, agosto 28, 2012

CONVENÇÃO REPUBLICANA COLOCA UMA OPÇÃO AOS ELEITORES AMERICANOS: A ORDEM OU A ANARQUIA.



O vídeo acima mostra o ato de lançamento da campanha de Mitt Romney para a Presidência dos Estados Unidos, realizada no dia 6 de novembro de 2011. Romney escolheu como cenário do início de sua maratona eleitoral uma fazenda de New Hampshire. E ao justificar a escolha desse lugar, afirmouu: "O que é verdade aqui nesta fazenda em New Hampshire sempre foi verdade na América. Embora cada um de nós é diferente, embora cada um de nós irá escolher para trilhar um caminho diferente na vida, estamos unidos por uma paixão, grande e esmagadora: Nós amamos América. Acreditamos na América!"
Sem dúvida que esta fazenda simboliza o estilo norte-americano que fez dos Estados Unidos a maior e mais importante nação do mundo e a democracia mais sólida, estável e exemplar.
Nos arredores da convenção republicana formalmente aberta nesta segunda-feira, grupelhos de agitadores protestam. São os eleitores do Obama. O contraste entre os que protestam e o discreto, limpo e calmo ato de lançamento da candidatura de Romney há um ano como mostra o vídeo acima, colocam ante o eleitorado americano uma opção: a ordem ou a anarquia. 
Anarquistas tentam tumultuar convenção do Partido Republicano
Nesta terça-feira, terão início as atividades da 40ª Convenção Nacional Republicana em Tampa, na Flórida. Apesar de a abertura oficial ter acontecido ontem, o evento foi suspenso por cerca de 24 horas, em razão da tempestade tropical Isaac, que ameaça a região. O encontro, que acontece até quinta-feira, designará oficialmente Mitt Romney como candidato do partido à Presidência e Paul Ryan como seu vice-presidente nas eleições de 6 de novembro, ocasião em que enfrentarão o atual presidente, Barack Obama, e seu vice, Joe Biden.

A convenção do partido republicano está sendo realizada no Tampa Bay Times Forum, um imenso complexo esportivo situado no centro da cidade, e deve reunir cerca de 2.286 delegados e 2.125 suplentes, além de 15.000 jornalistas. Seus organizadores preveem uma ampla participação da população, com a utilização maciça de redes sociais por meio de aplicativos desenvolvidos especialmente para Facebook, Twitter, Google+ e um canal no YouTube, além da cobertura da mídia tradicional.


A cidade de Tampa foi escolhida para sediar o encontro por reunir uma amostra do eleitorado indeciso e contar com um grande número de delegados do Colégio Eleitoral, que são considerados cruciais para a eleição. Para Carol Weissert, professora de ciência política da Universidade Estatal da Flórida, este estado continua sendo "chave” para a eleição presidencial porque é o “maior" entre aqueles que não se decidiram.


Pesquisas -
A menos de dois meses da disputa nas urnas, as pesquisas dão ao político republicano, de 65 anos, entre 39 e 47% das intenções de voto em nível nacional, contra 46 a 52% para Obama, de 51 anos, sendo que Romney figura na retaguarda das sondagens em estados que podem decidir a eleição além da Flórida, como Ohio, Virgínia, Iowa, Wisconsin e Michigan, segundo informações do site Real Clear Politics.

Califórnia, Texas e Nova York são os estados que superam ou igualam a Flórida em delegados do colégio eleitoral nos Estados Unidos, onde é preciso conquistar a maioria do total nacional de 538 delegados para ocupar a Casa Branca. Mas entre todas estas localidades, a Flórida é o único estado que não apresenta uma tendência clara do partido que será mais votado por seus eleitores, e sua diversidade demográfica a converte em campo de uma batalha política.


Weissert destacou que o atual presidente venceu na Flórida em 2008 por uma margem muito estreita, especialmente porque a "participação dos jovens e democratas foi enorme", e agora ele "precisa fazer isso outra vez para vencer em 2012”.


A Flórida é o destino dourado de milhares de aposentados dos Estados Unidos, capital das gerações mais antigas do exílio cubano, que historicamente votaram nos republicanos, e também sede de novas comunidades hispânicas, especialmente a de Porto Rico, que vota de forma indiferente entre democratas e republicanos. A região conta com uma população de 19 milhões de pessoas. Desses, 17,6% têm mais de 65 anos - acima da média nacional de 13,3%, segundo o censo de 2010 -, 78,5% são brancos, 22,9% são de origem latina e 16,5% são afroamericanos. "Tampa é muito representativa desta diversidade", disse, por sua vez, Susan McManus, cientista política da Universidade do Sul da Flórida.


"Apesar de seus problemas econômicos e do alto desemprego, a Flórida é um estado rico e um cofre para os candidatos que buscam dinheiro durante a campanha", disse à agência AFP Larry Sabato, professor de Ciência Política da Universidade da Virgínia. Para ele, a escolha de Tampa era óbvia, pois a cidade conta com uma população de mais de 4 milhões de pessoas. "É muito difícil ver como Romney pode vencer
(o pleito) sem ganhar na Flórida. Seus 29 delegados do Colégio Eleitoral, que são os encarregados de selecionar oficialmente o presidente do país, são fundamentais para que vença", afirmou Sabato. Leia MAIS

Um comentário:

Atha disse...

Are you Crazy? No, Crazy is here in Brazy Grazy Crazy, mas se esconde que nem o Bodi Bondi Gondi Conde ex-Conde. Brazy Crazy, com "L" acoplado é Brazyl Brasil.

"Crazy é apenas uma Crazi". Penas, que pena Benia Vênia e Vânia. Bata Vânia Data Vênia, que venha mais Vânia e Vênia e o Béniz Péniz pra fazê Penizilina Peniscilina.