Na internet, a população está atenta ao caso do mensalão no Supremo, e o assunto ganhou as redes sociais.
Esta é a segunda vez que uma instituição do Poder Judiciário entra na
lista de assuntos mais comentados entre os seguidores do Twitter.
A primeira foi no julgamento da limitação dos poderes do CNJ (Conselho
Nacional de Justiça) pelo mesmo STF, quando a palavra-chave #CNJ foi um
dos termos mais repetidos no Twitter.
Alguns dados dão ideia dessa repercussão. Segundo a ferramenta Google
Trends, o número de buscas no Google relacionadas ao mensalão
ultrapassou às ligadas à novela "Avenida Brasil" no dia 29 de julho e,
na última sexta, era quatro vezes maior.
Mas nenhum desses dois assuntos superou a Olimpíada de Londres, que
motivou cinco vezes mais buscas no Google do que o mensalão no primeiro
dia do julgamento.
O caso de corrupção, aliás, teve um pico de buscas no início de agosto
de 2005 que é 40 vezes maior que o alcançado na semana passada.
Os números no Twitter são impressionantes. Foram 61.325 mensagens sobre o
mensalão, escritas por mais de 23 mil pessoas -só no primeiro dia do
julgamento.
Essas mensagens alcançaram 14,3 milhões de pessoas diferentes. As mais
de 60 mil mensagens somadas alcançaram quase 300 milhões de exibições.
Para efeito de comparação, a audiência média dos quatro principais
telejornais noturnos na Grande São Paulo é de 9 milhões de espectadores,
segundo o Ibope.
A repercussão do julgamento também foi maior do que a da novela "Avenida
Brasil" no Twitter nesta sexta, segundo a ferramenta de medição da
Topsy, que conta "tuítes" que são repassados ou que contêm um link).
A média diária de menções ao mensalão em posts é maior que a da novela
desde a última terça. Nem no dia de sua abertura a Olímpiada de Londres
havia vencido Nina e Carminha no Twitter.
No seu momento mais comentado na sexta (no início da tarde), o mensalão
tinha em média 1.200 posts. Já a novela alcançou cerca de 900 durante a
noite.
Mas as 10 mil menções que o mensalão atingiu sexta sequer chegam perto
das mais de 26 mil que ecoaram pela rede social, em apenas um dia, após a
reviravolta de Nina na novela, em 23 de julho.
O Twitter é um espaço relevante, mas isso não significa que o cidadão comum está sendo mais ouvido que antes.
Mais de 50% das quase 300 milhões de exibições de mensagens sobre o
mensalão foram produzidas por apenas 17 usuários -dos quais apenas 4 não
se identificam como sites de notícias tradicionais. Desses, dois são
celebridades com muitos seguidores.
Todavia, examinando os números percebe-se que a segunda palavra-chave
mais usada no dia (com 22 milhões de aparições) sequer aparece nas
postagens dos grandes meios. Trata-se da expressão #ConfioNoSTF. Já
#mensalão ficou com 33 milhões.
A mídia ainda exerce influência, mas é obrigada a fazê-lo fora de seus
meios tradicionais. Ao que parece, a sociedade da informação está atenta
e confia no Supremo. Da Folha de S. Paulo desta segunda-feira
3 comentários:
Me desculpem todos, mas o maior escândalo da república foi a própria proclamação da república, que foi o primeiro da longa sequencia de golpes de estado que se seguiram um após o outro!!!
ESTÁ FALTANDO O CHEFE NA CADEIRA DOS RÉUS DO MENSALÃO. LULA VAI PARA A HISTÓRIA COMO O PRESIDENTE MAIS SUJO,MAIS MENTIROSO E MAIS LADRÃO QUE OCUPOU A CADEIRA DO PALÁCIO DO PLANALTO. MORTE AO LULA!!!!!!!!
Dilma proibe seus ministros de assistir o julbabento do BenSalão. Seria por medo de Borrubcion Gorrubí Corrumbi?
A presidente Dilma Rousseff orientou ministros para que "não percam um minuto" de sua jornada de trabalho vendo o julgamento do mensalão.
A determinação foi confirmada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, nesta terça-feira (07).
"A ordem da presidenta Dilma é para que ninguém perca um minuto do seu trabalho vendo ou acompanhando o processo. Que se informe naturalmente nas horas vagas, mas que siga trabalhando com maior rigor, como é praxe da presidenta Dilma e do nosso governo", afirmou o ministro, após participar de evento da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
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