TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, agosto 27, 2012

OS PRIMEIROS CONDENADOS DO MENSALÃO

Na 15ª sessão plenária convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para julgar exclusivamente o processo do mensalão, saíram os primeiros veredictos já com maioria de votos em favor da condenação de mensaleiros. Dos 11 ministros que atualmente compõem a Corte, seis deles – Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia – defenderam a condenação do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, e dos publicitários Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach.

Se nenhum dos magistrados que já votaram mudar seu entendimento até o final do julgamento, o tribunal terá penalizado os quatro réus por terem sangrado os cofres públicos para abastecer o esquema do valerioduto.


Pizzolato e os publicitários foram considerados culpados por terem participado do estratagema de desvio de mais de 70 milhões de reais do Banco do Brasil por meio do fundo Visanet, responsável pela promoção de cartões de crédito da bandeira Visa, e de um montante que as agências de publicidade eram obrigadas a devolver à instituição financeira. Os crimes atribuídos pela maioria dos ministros a Pizzolato foram de corrupção passiva e peculato. Aos publicitários, corrupção ativa e peculato.

Para o Ministério Público, o chamado núcleo publicitário da denúncia embolsou 2,9 milhões de reais em bônus de volume, uma gratificação paga pelos veículos de comunicação a anunciantes e que, por contrato, deveria retornar aos cofres do Banco do Brasil. Também no esquema do valerioduto, outros 73,8 milhões de reais foram pagos pelo banco público à agência de publicidade DNA, de Valério, sem que houvesse comprovação de qualquer serviço prestado. Parte dos pagamentos foi justificada com notas fiscais frias. Nada menos que 80.000 notas fiscais falsas.

Embora ainda não esteja condenado definitivamente, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), único réu a disputar as eleições, também amarga uma situação delicada. Dos seis ministros que votaram, quatro deles – Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia – defendem a condenação do parlamentar por corrupção passiva e em pelo menos uma das acusações a que responde por peculato. O revisor da ação penal do mensalão, Ricardo Lewandowski, e o ministro José Dias Toffoli, historicamente ligado ao PT, opinaram pela absolvição do congressista e ainda atacaram a peça acusatória do Ministério Público Federal.


Seguindo parecer do Ministério Público, os seis ministros que se manifestaram no julgamento concluíram não haver provas de que Luiz Gushiken, ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula tenha praticado o crime de peculato. Na CPI dos Correios, Henrique Pizzolato havia atribuído ao então auxiliar lulista a ordem para autorizar os pagamentos em benefício de Valério. Do site da revista Veja

2 comentários:

Atha disse...

Aluizio,

No Bim das Bontas Fin das Contas, as Bontanas Montañas serão as Bulbadas Curvadas Gulpadas Culpadas por ficar Curvada.

O Balério Válério que deu muitos Balores Valôres ao BT PT por se SubBeTê SubMeTê ao PT, é um condenado Bregóci Precóci, mais os Banqueiros que o PT odeia, gosta mesmo é de Bangada Bancada pra dá em Pancada e Pacadaria.

Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia – condenam, não mais o Conde, mas o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, e dos publicitários Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach.
O Bibolata Bizo Pizzo porque Pizzô Lata.

O Rabon Boller Holler por Bollar Bagh Magh Bach, Bache o Rabo Rabon Ramon. O Bebo Bego Nego Pego que pegô Lati é denunciado porque Pegô Lati e Pecô Pegu Pecu Lati, Peculato que diziam ser uma Spiculation Especulation Especulação, mas só agora estão sendo Jubado Jugado e Subjugado e com "L" colado é Julgado.

Anônimo disse...

CARTA ABERTA A MARCOS VALÉRIO

Prezado Marcos Valério:

Você, ao que tudo indica, vai ser condenado por unanimidade no julgamento do mensalão do governo Lula e do PT. E deverá ficar uns bons anos atrás das grades. Enquanto isso, os políticos que se locupletaram com os recursos - públicos, inclusive - que você movimentou, têm uma grande chance de ser absolvidos pela nossa mais alta corte. Apesar de toda a perplexidade,indignação e asco de uma expressiva parcela do nosso povo, que não se conforma com a impunidade de próceres e beneficiários da roubalheira levada a cabo pela "Sofisticada Organização Criminosa".

Assim sendo, nós decidimos rogar-lhe que tenha um gesto de desassombro e coragem, e salve o Brasil do vergonhoso destino a que estará condenado caso o nosso mais alto tribunal não cumpra o papel que se espera dele. Para tanto, basta que você conte tudo o que sabe. Temos a convicção de que, se o fizer, Lula, José Dirceu e o PT como um todo não escaparão da mais completa desmoralização. E isso será a salvação do Brasil.

Pensa bem, Marcos Valério, pois é a oportunidade que você tem de se redimir perante a sua consciência, os seus entes queridos e a própria História do Brasil. Coragem!

Movimento "Conte tudo, Marcos Valério!"