TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 03, 2012

CAMPANHA CHAVISTA FRACASSA E JOÃO SANTANA TENTA SALVÁ-LA SUGERINDO "CHÁVEZ PAZ E AMOR"

Chávez paz e amor! Clique sobre a imagem para vê-la ampliada.
O site S.O.S Chávez, criado para informar a população sobre o estado de saúde do caudilho Hugo Chávez, que sofre de câncer e, também, ao mesmo tempo para analisar o quadro político e eleitoral da Venezuela revela que a campanha chavista está sendo repaginada. As últimas pesquisas apontam que o opositor Henrique Capriles, da Unidade Popular, segue na frente distanciando-se do caudilho.

Como a campanha de Chávez está visivelmente prejudicada, S.O.S Chávez informa que foi acionado o marketeiro oficial de Lula, João Santana, que presta seus serviços ao tiranete. 

Santana teria dado diversas orientações, procurando dourar a pílula, enferrujada pelo câncer e pelas agressões gratuitas de Chávez contra a oposição.

João Santana
O marketeiro lulista tenta, desta forma, segundo o S.O.S Chávez, aplicar a fórmula "Lulinha paz e amor" na Venezuela, obrigando o caudilho a parar de dizer desaforos pelas cadeias de rádio e televisão. Por isso, a cor vermelha das propagandas chavistas "Corazón de mi Pátria", tem sido suavizada. O "rojo", cede lugar para uma cor num tom que mais sugere um rosa.

Difícil mesmo é mudar o discurso do tiranete de Miraflores, vazado sempre em palavrões contra a oposição e pontuado por ameaças de estatização de todos os meios de produção. Essas verborragia chavista, aliada à doença do caudilho, coloca frente aos venezuelanos uma alternativa consistente: o candidato Henrique Capriles, jovem, saudável, otimista e educado e que não baixa o nível de seu discurso de jeito nenhum.

Segundo o S.O.S Chávez, João Santana receberá 40 milhões de dólares pelo serviço, enquanto Chávez e seus sequazes estão ficando nervosos e apavorados. É nesse momento que Chávez, já castigado pelo câncer, submetido a uma bateria de remédios para manter-se de pé, não pode ver um microfone que passa a baixar o sarrafo no candidato da Oposição com palavrões e ameaças, colocando João Santana em apuros.

Transcrevo do site S.O.S Chávez, a primeira parte da reportagem no original em español com link para leitura completa. A verdade é que o circo chavista está pegando fogo. Leiam:

EN ESPAÑOL - Menos de dos meses antes de las elecciones en Venezuela, el ambiente es completamente distinto al que Chávez se hubiese esperado. Tal vez  creía al principio que sería como la mayoría de las elecciones en las que ha participado, en las cuales el control de los medios de comunicación, la justicia y autoridad electoral le aseguraron una fácil victoria. Esto, no obstante, es lo que pensaba cuando aún era un presidente sano, capaz de caminar entre la gente, de responder a las crisis puntalmente y cuando no necesitaba que otros miembros del PSUV tomaran su lugar en campañas, viajes internacionales y actividades cotidianas de la presidencia.

Pero puesto que el Comandante ya no es este tipo de líder, pensó que sería sabio utilizar otro  tipo de campaña y propaganda que la que ha usado en el pasado. Contrató a Joao Santana, un asesor de campañas brasileño que trabajó con Lula y Dilma Rousseff. A pesar de la creciente deuda, Chávez le está pagando a este asesor $40 millones, probablemente financiado por los recursos del gobierno o dinero robado de los salarios de empleados públicos.

Ahora que el favorito Capriles ha comenzado a conectar con todos los votantes de todas clases mientras hace una gira incasablemente de toda Venezuela, el asesor brasileño ha recomendado que el paciente cambie el mensaje de su campaña. Parte de esto es suavizar la campaña del paciente, cambiando lemas como “Patria, socialismo o muerte” a “Corazón de mi patria.” 

También pidió que el presidente cambiara su retórica, diciendo que muchos de los votantes serían disuadidos por el lenguaje fuerte (aunque sus voceros en el PSUV continúan mintiendo e insultando a la oposición). Música feliz y extravagante ahora es el foco de sus anuncios; incluso el color rojo, que ha sido usado tanto en el pasado, es ahora también más claro. El sitio web de VTV, el canal del gobierno, ahora tiene un tono más claro que en el pasado. Es un signo de que la campaña sabe que ha perdido el apoyo de los  votantes quienes una vez admiraron a Chávez pero ahora tienen miedo y dudas sobre el futuro del país. Hacer CLIC AQUI para ler la hitoria completa

4 comentários:

Atha disse...

Bon Satan Jon Satanaz Santanas sabe muito disso.

Anônimo disse...

Essa fotomontagem do Chaveco de lingerie é hilária!!!! Coisa mais meiga!

Anônimo disse...

Outra vez? O João Santana tambem está rosificando as cores na Bahia. Sei não...côr de rosa? vai acabar aonde? num arco iris? Esse João Santana...

Lucecita Venezuela disse...

Amigo Aluizio,
No lo vas a creer!!!
Te envío link del periódico "Últimas Noticias" afecto al régimen, con fotos de casas sin estrenar de la "Gran Misión Vivienda Venezuela"
Sin comentarios.
Saludos,
http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/ciudad/parroquias/fotos--casas-sin-estrenar-se-desploman-en-el-tuy.aspx