TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, setembro 04, 2012

ESTADO DE SAÚDE DE CHÁVEZ PIOROU. CAUDILHO JÁ ESTEVE MAIS DUAS VEZES EM CUBA.

O site do jornal O Globo postou uma matéria reportando os rumores sobre a piora do estado de saúde do caudilho Hugo Chávez. Cita parte do conteúdo da coluna do jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, mas exclui um parte em que fala dos recados da Dilma e da Cristina Kirchner enviados ao tiranete sobre a inviabilidade de uma reação chavista na hipótese da vitória de Henrique Capriles, algo colidiria com as regras democráticas do Mercosul, algo que demonstra que além da debilidade física de Chávez o crescimento do candidato Henrique Capriles é uma realidade. Ao final, a matéria do site de O Globo ameniza esse fato afirmando que há uma guerra de pesquisas.

Todavia esse argumento parece não se sustentar pelo fato de que o próprio Chávez, como está neste texto, já admititiu que o pleito do dia 7 de outubro próximo será acirrado. Segundo Bocaranda Chávez teria dito que caso perca a eleição incumbiria o vice-presidente Elias Jaua de passar a faixa presidencial a Capriles.

Faço mais abaixo a transcrição no original da parte inicial do texto da coluna de Nelson Bocaranda, com link para leitura completa, já que contém informações que não estão na matéria de O Globo. Leiam:

O GLOBO - A campanha pela reeleição de Hugo Chávez, na Venezuela, voltou a ser interrompida por uma gripe que o obrigou a repousar por alguns dias. A reclusão do presidente gerou uma nova onda de rumores, que levantam o temor de que o governante venezuelano esteja escondendo um problema grave de saúde.

Menos de uma semana depois que Chávez admitiu que sua vantagem caiu em relação ao opositor Henrique Capriles, o jornalista Nelson Bocaranda - considerado uma espécie de porta-voz das informações extraoficiais na Venezuela - publicou em seu blog “RunRun” que o presidente esconde um “mal-estar maior”, que o obrigou a viajar pela segunda vez em menos de duas semanas para Havana, em Cuba.

“A campanha eleitoral do presidente, que quer se reeleger, sofrerá algumas mudanças nos próximos dias”, reforçou Bocaranda, em sua página.
Na segunda-feira, mesmo com a garganta inflamada, Chávez insistiu em fazer um pronunciamento por telefone para criticar o rival Capriles, a quem se referiu como “oligarca, burguês e magricela que não sabe falar”. O presidente venezuelano passa por uma fase delicada em seu estado de saúde, após passar meses em tratamento com quimioterapia contra um persistente câncer no abdômen.

A preocupação com a saúde de Chávez se intensifica com a proximidade das eleições presidenciais no país. No sábado, pela primeira vez desde o início da campanha deste ano, o líder venezuelano reconheceu que a briga pela Presidência será acirrada.

- Nós, a esta altura, estamos ganhando as eleições. Não confortavelmente, mas estamos ganhando - afirmou o presidente, em um evento em Caracas.
O comentário coincidiu com a divulgação de duas pesquisas: uma dos Consultores 21 e outra privada para o movimento Alianza Bravo Pueblo. Nos dois levantamentos, o opositor Henrique Capriles tem uma vantagem de três pontos percentuais em relação a Chávez.


No entanto, tais resultados perdem a credibilidade devido à guerra de pesquisas que está sendo travada entre governo e oposição no país. Em outros levantamentos, divulgados anteriormente, Chávez contava com uma vantagem de 20 pontos percentuais em relação ao rival. Do site de O Globo

EN ESPAÑOL (BOCARANDA) - La campaña electoral del comandante que quiere reelegirse de por vida sufrirá unos cambios en los días por venir. La “gripe repetitiva” del candidato que lo obliga a recluirse con más frecuencia por estos días esconde un malestar mayor que lo obligó a viajar por segunda vez en menos de dos semanas a La Habana. El origen de sus dolencias vuelve a surgir. Las angustias recientes no lo ayudan. Lo de Amuay colmó el vaso de agua. Se le fueron los tiempos. Peor aún el viernes pasado cuando regresando de Cuba montó un mitin  de autobús y aerotransportado en el Polideportivo de Maiquetía. 

La promoción a Henrique Capriles fue total. No dejó ni un minuto en ofenderlo y por lo menos 200 veces lo tildó de jalabolas. Usando el montaje de un falso programa de la MUD, cuya autoría es de Didalco 2, David de Lima, despotricó del candidato tratando de asustar a sus electores. Siente que las cosas no  le están saliendo bien y que el cansancio colectivo del que todos hablamos es una realidad hasta en lo más interno del chavismo.

Sus amenazas de darle un palo a la lámpara anunciado hasta una guerra civil si llega a perder han tenido repercusión en el exterior. Sin haberlo sabido medir a tiempo, solo por su contumaz  empeño en ingresar al Mercosur, se puso la soga al cuello en cuanto a cumplir ciertas condiciones del grupo sub regional. No se le aceptaría negar un reconocimiento a una victoria opositora y menos desatar una persecución a sus contrincantes. La primera en advertírselo –-en otras situaciones aquí lo escribimos- fue la presidenta argentina, su amiga del alma, Cristina Kichner. Ella conversó del tema con su par brasilera, Dilma Rousseff. 

Ambas han enviado mensajes a Chávez, por diferentes vías, que una reacción como la anunciada no sería aceptada por la comunidad de Mercosur ni la de Unasur. “Nos la pondrías muy difícil para apoyarte ninguno de nosotros” me dice un colega argentino le habría dicho la “Señora K”  al caudillo según sus más cercanos colaboradores de gabinete. Ni en Cuba, donde discutió las últimas encuestas, consiguió el visto bueno buscado. Allí dejo colar que “si llego a perder, unos días antes de la toma de posesión encargo a Jaua de la presidencia para que él sea quien traspase la banda presidencial”. No duerme. Hacer CLIC AQUI para ler la hitoria completo

Um comentário:

Atha disse...

Epa! esse é o Santo Inácio da Silva Selva Salva chavizado de Chavez.