TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, setembro 25, 2012

NEVE CAI EM SANTA CATARINA. FORTE VENTANIA E FRIO INTENSO NO SUL DO BRASIL!

Neve caindo em São Joaquim na Serra catarinense nesta noite (foto de Vani Boza da Agêncica RBS)
Moradores de São Joaquim, na Serra catarinense, viram a neve cair por cerca de 20 minutos na noite desta terça-feira. O fenômeno começou fraco às 21h10min. Há relatos de que também nevou na Serra do Rio do Rastro, mas sem confirmação oficial. No início da noite, os têmometros marcavam 1,8ºC, mas a sensação térmica era de -6ºC.

Segundo informações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Ciram), o registro mais recente de neve nessa época aconteceu no início de setembro de 2008, também em São Joaquim.

De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o frio no início da primavera não ocorre com frequência, mas é considerado normal no Estado. Puchalski explica que a mudança de estação refere-se à astronomia e ocorre não necessariamente acompanhada de uma mudança meteorológica.

Possibilidade de neve continua nesta quarta-feira
Apesar da primavera ter recém-iniciado, ainda há possibilidade de neve ou chuva congelada na Serra catarinense durante a manhã desta quarta-feira. A massa de ar frio seco de origem polar se aproxima do Estado e favorece a ocorrência dos fenômenos na região. A temperatura pode alcançar os -2ºC.
A previsão para esta quarta-feira é de ventania com rajadas de vento de até 70 km/h como aconteceu nesta terça-feira na Capital, que chegou a destelhar casas. A presença de "geada negra", (sem a camada fina de gelo, mas que queima a vegetação) pode ocorrer principalmente no Oeste e Meio-Oeste.
Nesta terça-feira, a temperatura caiu 8ºC em apenas seis horas em Chapecó. Os termômetros, que marcavam 18,3ºC às 12h45min, chegaram a 9,9ºC às 18h30min. Na Grande Florianópolis, por volta das 17h desta terça-feira, o vento começou a soprar mais forte.

Rajadas de 60 km/h causaram destelhamentos e quedas de árvore na Ponta do Leal, no Estreito, no Maciço do Morro da Cruz e em ruas do Centro de Florianópolis. Parte de uma casa de madeira também caiu na Ponta do Leal, mas ninguém se feriu.

Nesta terça-feira, choveu granizo na região Norte de Santa Catarina. Pelo menos 130 casas ficaram destelhadas em Joinville durante a manhã.

Vento sul deixa mar agitado nos próximos dias

Quanto à navegabilidade, há também previsão de ressaca nesta quarta-feira, principalmente no Litoral Sul. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o mar continuará agitado quinta-feira, mas com menor intensidade. O vento sul será constante e forte, provocando ondas que podem atingir picos entre 2,5 a 3 metros.

A orientação da Defesa Civil é que qualquer problema seja comunicado no 199 ou ao Corpo de Bombeiros no 193. O plantão é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.
O frio deve permanecer nos próximos dias mas a meteorologista Silvia Garcêz, do Ciram, diz que as condições devem ficar mais estáveis. No final de semana, há chance de chuvas isoladas e céu com nuvens em SC. Do portal da RBS/Diário Catarinense

Nenhum comentário: