TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, outubro 10, 2012

LOJA DE BRASÍLIA VENDE CAMISETAS COM OS SÍMBOLOS NAZISTA E COMUNISTA

Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas (Fotos do site do Correio Braziliense)
Após a denúncia de um leitor, a reportagem do Correio flagrou uma loja em Taguatinga vendendo camisetas com estampas nazistas. As imagens foram registradas nesta segunda-feira (8/10). No sábado (6/10), o servidor do Banco do Brasil Reginaldo José da Silva, de 41 anos, foi até a Polo Collection no Taguatinga Shopping comprar uma camiseta para usar em um evento de família. No local, a vendedora ofereceu uma camiseta com o desenho da suástica, símbolo usado pelos nazistas. A Polícia Civil informou que na tarde desta terça-feira (9/10), agentes foram até o local e apreenderam uma peça de roupa que será encaminhada para análise. O gerente foi ouvido.

A Lei nº 7.716, de 5/10/1989, penaliza quem pratica, induz, incita e faz apologia ao símbolo nazista. Quem "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo", pode ser preso e a pena varia de dois a cinco anos, além de multa.

Emerson Masullo, professor de Direito do Consumidor da Universidade Católica de Brasília (UCB), interpretou a questão baseado no Código de Defesa do Consumidor. De acordo com Masullo, existe a obrigatoriedade de que as marcas façam propagandas claras, sem possibilidades de gerar equívocos. "A suástica é uma imagem milenar, usada em várias culturas, mas se ela é retratada em preto, dentro de um círculo branco, em um fundo vermelho, em sentido horário, é claramente a representação do símbolo da Alemanha nazista", comentou.

O artigo 37 da Lei nº 8.078, de 11/9/1990, no parágrafo segundo, considera: "É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza [...]". Emerson explica que o fato de as camisetas estarem expostas na loja já é caso de propaganda. "A exibição da suástica, se não estiver ligada à discriminação , não pode ser considerada crime. Mas a partir do momento que a pessoa associar ao nazismo é uma situação de publicidade discriminatória. A suástica nazista discrima o ser humano em muitos pontos, como nacionalidade e convicção política", acrescentou.
Leia MAIS - Read MORE - Haga CLIC AQUI para leer toda la história

MEU COMENTÁRIO: Está na hora de proibir também o símbolo comunista e proscrever todos os partidos comunistas. Curioso é que a suástica está ao lado da foice e do martelo, o emblema comunist. Como se sabe, o regime comunista é tão assassino quanto o nazista. com a agravante que todos os partidos comunistas do Brasil e do resto do mundo apóiam o nazismo, já que se perfilam ao lado, por exemplo, do Irã que promete matar todos os judeus. 

Tanto é que o Luiz Inácio, o ex-Lula e seus sequazes têm fotos abraçados com o Ahmadinejad, o porco nazista do Irã.

Espero que algum senador ou deputado apresente um projeto de lei proscrevendo partidos nazistas e comunistas. 

Como se pode notar nesta matéria do site do jornal Correio Braziliense, não há menção sobre o odioso símbolo comunista.

9 comentários:

Anônimo disse...

Nos países da Europa Oriental se você trajar alguma vestimenta com o símbolo comunista é passível de chacota popular ou até mesmo prisão por desonrar a história de uma nação.

Tito disse...

E abaixo do símbolo, podemos notar a inscrição "Poland 1939". A Polônia foi o primeiro país agredido na II guerra, em 1939, e local dos campos de concentração mais violentos do nazismo.

Anônimo disse...

E aquelas camisetas com a cara do sociopata do guevara?

gutenberg j disse...

Aluizio, tente um contato com o Sponholz. Acho que a petralhada bombardeou o site dele. Aparece aquele aviso do Google sobre que o site é perigoso, etc, como aconteceu com o site Midia sem Máscara do prof. Olavo.

Abraçoi

Gutenberg
Laudaamassada

Anônimo disse...

Olá Aluizio,

O Nazismo é o nacional-socialismo, ou seja, é da turma vermelha mesmo, com nacionalismo alemão embutido.

Abraço.

Riva da Ilha disse...

Nós somos socialistas, nós somos inimigos do actual sistema económico capitalista para a exploração dos economicamente fracos, com seus salários injustos, com sua indecorosa avaliação do ser humano de acordo com a riqueza e a propriedade em vez de sua responsabilidade e desempenho, e nós estamos todos determinados a destruir esse sistema sob todas as condições.

Adolf Hitler, discurso de 01MAI1927, citado por Toland, 1976 (via Inconvenientemente Liberal)

Jaime Balbino disse...

A ignorância em história do cara que denunciou a loja só não é maior que a do dono do blog em seu errático comentário final.
Na primeira foto vê-se claramente que se trata de uma coleção de camisetas sobre a 2o guerra mundial (está lá, escrito em inglês e bem grandão). Provavelmente há outras bandeiras de países e seus regimes ou influência política no período.
Em 1939 a Polônia foi invadida por Hittler e pelos russos no lado oriental, sedo então anexada à URSS. DAÍ A EXISTÊNCIA DOS DOIS SÍMBOLOS SOBRE A BANDEIRA NA CAMISETA.
Como se vê, não se trata de apologia ao nazismo coisa nenhuma. É a mesma coisa que recolher livros didáticos ou os livros sobre o tema nas livrarias dos shoppings.
A INGNORÂNCIA faz isso com as pessoas. As torna videntes de fantasmas e as levam a escrever bobagens e a chamar a polícia quando alguém minimamente mais culto faz uma camiseta com base na história recente.

Unknown disse...

Exato, e a ignorância brasileira em ação.

Unknown disse...

Exato, e a ignorância brasileira em ação.