TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 11, 2012

LULA, ZÉ DIRCEU E EMPRESÁRIOS BRASILEIROS INTEGRAM GRUPELHO "BOLIBURGUÊS" DO CHAVISMO, SEGUNDO JORNALISTA VENEZUELANO.

O jornalista Nelson Bocaranda, dos mais importantes da Venezuela e da América do Sul, faz destaque do julgamento do mensalão e a condenação dos homens fortes de Lula. Afirma que o esquema de corrupção em julgamento não constitui novidade. Relata as negociatas entre empresários brasileiros com o Hugo Chávez, envolvendo gigantesca importação de alimentos. Revela que José Dirceu foi o primeiro a estabelecer "negócios" com o tiranete.

Transcrevo no original em espanhol A foto acima é a que ilustra a coluna Runrunes, de Bocaranda. Leiam que dá bem para entender, mesmo para quem não domina o espanhol:

No hay novedad para nosotros en el tema del esquema de corrupción desde la presidencia de Lula da Silva para comprar votos de parlamentarios y políticos durante su gobierno llamado el Mensalao. El principal indiciado- y ya acusado- José Dirceu fue el primer negociante con la presidencia de Hugo Chávez para hacer negocios con las empresas brasileñas, principalmente en las de alimentos. Millonarias importaciones se aceleraron entre Lula y Chávez y el negociador principal fue Dirceu que ocupaba la secretaría de la presidencia brasilera y era el hombre de mayor confianza de Lula (y de Fidel Castro) desde que ambos montaron el Partido de los Trabajadores (PT). Otro intermediario con Venezuela fue y sigue siendo el “camarada radical” Marco Aurelio García encargado del área de relaciones exteriores en un esquema paralelo a la cancillería brasileña. Nuestras columnas del 1° de junio y 17 de junio de 2004 así como la del 16 de marzo de 2005 dieron cuenta de sus negocios corruptos y con enormes comisiones entre los empresarios de Brasil y los funcionarios públicos de Venezuela.

Em tempo: O termos "boliburguês" que uso no título deste post é uma criação venezuelana que designa os novos ricos do chavismo. Reúne duas palavras: bolivariano + burguês.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se Lula e Dirceu fazem parte do esquema, então será que Chaves aprendeu a fraudar eleições com eles.
Será que em 2010 Dilma ganhou fraundando as eleições ?
Será que Haddad ultrapassou Russomano fraudando as eleições ?
Todas as pesquisas indicavam Russomano na frente de Haddad, mas derrepente de virada, Haddad vai para o segundo turno, será que os institutos estavam certos e foram enganados ?
Vejam a anomalia dos votos, Haddad virou o placar graças apenas a uma região da cidade.
Vejam a quantidade recorde de nulos e branco.
Vejam o que diz os especialistas sobre as urnas eletronicas do Brasil.
Fraudar em todo o Brasil é impossível, mas fraudar 10% do Brasil não é.
10% faz sim diferença !!!

Anônimo disse...

Novidade nem pra mim e nem para quem conhece comunistas e suas diretrizes de poder.

Cristina Benevides disse...

Não acredito na eleição presidencial para Venezuela. Parece tudo carta marcada. O outro candidato (só presença) estava ali só para que o país não seja considerado uma ditadura civil porque se assim fosse teria a Venezuela bloqueio econômico com Cuba pela ONU.

Atha disse...

Índios que ganharam gasolina para votar não têm como regressar con sus Niños.

Centenas de índios que receberam combustível de candidatos para viajar de barco e votar em Atalaia do Norte (1.036 km de Manaus) estão abandonados na cidade, sem recursos para voltar.

Sem ter como abastecer 94 canoas, ao menos mil índios, incluindo crianças e adolescentes, estão vivendo em barcos, barracos improvisados no porto, galpões cedidos pela prefeitura e em casas de parentes, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio).

Dar ou oferecer dinheiro ou vantagem para obter voto é crime previsto no Código Eleitoral, punido com pena de até quatro anos de prisão.

"Candidatos indígenas e não índios estimularam a vinda mandando gasolina para as aldeias, depois os largaram. Uma coisa abominável", disse Bruno Pereira, coordenador regional da Funai.

Veja foto na Folha - Poder