TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, outubro 09, 2012

STF CONDENA DIRCEU, SENHOR DO PT E DO MENSALÃO!

Após sete anos do estouro do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou José Dirceu de Oliveira e Silva, o político que arquitetou o maior esquema de corrupção já organizado na república, para tentar perpetuar um partido no poder.

Às 19h08 horas desta terça-feira, com o voto do ministro Marco Aurélio de Mello, seguindo o relator Joaquim Barbosa, a mais alta corte do país formou maioria para condenar o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula pelo crime de corrupção ativa - também votaram como ele Cármen Lúcua, Rosa Weber, Luiz Fux e Gilmar Mendes. A tendência é que os demais ministros profiram votos similares. Somente Ricardo Lewandowski e José Dias Toffoli, que já advogou para o PT, votaram pela absolvição.

O tempo da pena e o regime em que ela será cumprida ainda são incertos. Dirceu ainda será julgado por formação de quadrilha no curso da ação penal. A depender do veredito nessa acusação, ele tanto poderá passar alguns anos trancafiado quanto cumprir sua pena em regime aberto. Já inelegível até 2015, Dirceu talvez se veja banido, definitivamente, da vida pública.
Dirceu assumiu o comando do Partido dos Trabalhadores em 1995, depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva amargar sua segunda derrota na disputa pela Presidência da República. Aos poucos, conquistou a hegemonia no interior do partido. Empurrou os radicais do PT para as margens e abriu espaço para alianças com outras legendas, independentemente de alinhamento ideológico. O resultado do arranjo foi a vitoriosa eleição de Lula para presidente em 2002.

Na época, Dirceu saiu das urnas como o segundo deputado federal mais votado, com 556.768 votos. Não começou a exercer o mandato imediatamente porque seu papel na máquina era maior: ele seria o “capitão do time”, nas palavras do próprio Lula, o timoneiro de um governo em edificação. Como mostrou a Justiça brasileira, na argamassa desse edifício entravam a corrupção e o assalto aos cofres públicos. 

A derrocada política, após ter sido cassado e apontado pela Procuradoria-Geral da República como o chefe do mensalão, não freou os ímpetos de Dirceu. Nas eleições de 2010, quando seu nome era quase proibido na campanha presidencial, ele discursou para petroleiros em Salvador: “A eleição da Dilma é mais importante do que a eleição do Lula, porque é a eleição do projeto político, porque a Dilma nos representa. A Dilma não era uma liderança que tinha uma grande expressão popular, eleitoral, uma raiz histórica no país, como o Lula. O Lula é maior do que o PT”. A frase revela como poucas a essência de Dirceu – um homem que vivia para o PT e, em certo sentido, era o partido.  
É por isso que a condenação desta terça-feira equivale à condenação de um projeto de poder – da tentativa petista de se imiscuir nas engrenagens do estado por todos os meios – da nomeação de milhares de funcionários de confiança para cargos na administração à compra de “consenso” no Congresso, com a corrupção de parlamentares. 

Biografia – José Dirceu deixou a Casa Civil, o mais importante posto da hierarquia ministerial, depois de trinta meses de poder, alvejado por um tiro certeiro do desafeto Roberto Jefferson (PTB), que na época era deputado federal como ele. A frase "Sai daí rápido, Zé", virou jargão popular. 
De volta à Câmara dos Deputados, teve o mandato cassado na madrugada de 1º de dezembro de 2005. Tornou-se inelegível até 2015. Foi uma noite dura para o PT. 

Desde o início do julgamento do mensalão, Dirceu fez raras aparições públicas. Passou boa parte dos dias entrincheirado em sua casa no município de Vinhedo, interior de São Paulo, ou na casa da mãe, em Passa Quatro (MG), município com 15 mil habitantes. Está mais magro e cabeludo, como nos tempos rebeldes que fez treinamento de guerrilha na ilha do camarada Fidel Castro.
Às vésperas de sua condenação, o petista ainda fez questão de se manifestar sobre o resultado das eleições municipais: "A vitória do nosso candidato a prefeito, Fernando Haddad (PT e partidos aliados) ao passar para o segundo turno é extraordinária, dentre outras razões políticas, porque confirma a força do PT na capital e no Estado e a liderança do ex-presidente Lula".
Dirceu continua vivendo para o PT. Do site da revita Veja

4 comentários:

Anônimo disse...

Terrorista de araque, fujão, sempre escondido mas jactando-se de sua participação (fajuta)na revolução.
Sua empáfia parece chegar ao fim e esperemos que elle entregue o chefão, o cachaceiro mór!
FOGO NELLES!!!
Eduardo.45

JACUTINGA disse...

Huumm !! Estão condenados e mal pagos, os ärtistas”…
Os acusados condenados no processo do mensalão não puderam assistir ao julgamento de hoje. Estavam ensaiando.
Formaram o conjunto coral “OS MENSALEIROS DO PT”, que sob a regência do “maestro e general de banda”, ZÉ DIRCEU” ensaiavam para homenagear o Diretor do Presídio da Papuda, um sucesso do Chico (o “muso” do mensalão) !
Segue a letra (adaptada para as circunstâncias):
ESTAMOS CHEGANDO
Pode ir armando o coreto, botando água no feijão preto,
Que estamos chegando
Põe mais pescoço de frango no jantar,
Muita farinha para engrossar
Que estamos chegando.
-
Manda os chinelos de dedo para a cela
Que é lá mesmo que nós vamos ficar
Queremos te agradar,
O teu saco nós vamos puxar
Pois estamos chegando.
-
Arranja pra nós ventilador
Tá fazendo muito calor
Depois da “geral”, para bom entendedor
Recomenda pra "rapaziada” da casa, diretor
Muito cuidado com o “andor”
Podem se preparar,
Pois estamos chegando..
-
Queremos te agradar,
Teu saco vamos puxar,
Pois estamos chegando…
Voeeiii…

Anônimo disse...

FAZEM ISSO PORQUE O LULA E' A CABECA DA SERPENTE,,,,SE CAIR DESABARA' ATE A DILMA?
MUITA GENTE SABE DISSO,,E MUITA GENTE FINJE NAO SABER,,,O JOGO DA DEFESA NO MENSALAO E' PROTEGER A CABECA DA SERPENTE ANTES QUE VIRE UMA CACHOEIRA DE LAMA E ATE' esse(a) PRESIDENTE SAMBARA',,,SE O CARA VOMITAR TUDO,,,,A DILMA SERA' ENVOLVIDA E MUITO,,,COMO DIZ O NIVALDO,,,BOM QUE SEJA ASSIM,,,COMO DIGO EU, O'TIMO QUE SEJA ASSIM,,,VAMOS COMECAR A POR FIM A ESSA CANALHADA DE VAGABUNDOS IMORAIS, LADROES E TRAIDORES DA PA'TRIA,,,VAMOS COMECAR POR FIM A TUDO QUE ESSE CANALHA LULA LANCOU NO BRASIL,,VIADISMO, MST sem terra e SEM-VERGONHA ,,,E TUDO VOLTAR A NORMALIDAE,,,O STF ESTA FAZENDO O QUE O EXE'RCITO DEVERIA TER FEITO ANTES DELE TERMINAR O MANDATO,,,MAS NOSSO EXE'RCITO E' OCIOSO, ( e talves ate' conivente )SO' GOSTA DE AUMENTO E COMEMORACOES, ENQUANTO O POVO SE PHODE NAS MAOS DE CANALHAS COMUNISTAS. NOSSO EXERCITO QUE TAO BRAVAMENTO BOTOU ESSA CAMBADA COMUNISTA PRA CORRER HOJE SE ACOVARDAM. NAO SE FAZ MAIS GENERAIS COMO ANTIGAMENTE,,,OS CRIMES QUE ESSA CANALHADA PTista COMETEU VAI MUITO ALEM DO PREJUI'ZO FINANCEIRO QUE SOFREMOS. A UNIAO DESSES MAFIOSOS COM O QUE HA DE MAIS PERIGOSO NO MUNDO (CUBA,HUGO CHAVECO, FARC,IRAN,,,) E' DE LONGE MAIS DANOSO QUE A PERDA DE ALGUNS BILHOES.

Anônimo disse...

É claro que estamos contentes com a condenação do núcleo político do mensalão, mas não podemos deixar essa euforia servir de cortina de fumaça para afastar as atenções do que está por trás destes personagens e destes fatos. É evidente que o mensalão não se resumia aos três lideres petistas e os demais denunciados assim como os crimes da lulaDelta não se resumia a Góias e ao Cachoeira. Tem algo muito maior e que continua atuando através dos ministérios loteados desde os cargos de média importância até o próprio Ministro, muitos deles, quando não descaradamente corrupto, pelo menos incompetente (em alguns casos incompetenta, como quer quem acha que deve-se chamar a Dilma de presidenta). Empresas estatais, orgãos públicos em geral, todos loteados com corruptos ou incompetentes de confiança. Tentaram até lotear o STF. A condenação de Dirceu e Genoíno é muito importante, mas devemos concentrar as atenções nos que nem sequer foram denunciados, como é o caso do maior beneficiario do mensalão que por coincidência era o chefe de Dirceu, e ainda continua mandando e desmandando no PT e até mesmo na presidente que constantemente se reune com ele. Dirceu está condenado e o povo parece dar sinais de que ainda pode enxergar ao não se deixar influenciar tanto pelo chefe de dele (de Dirceu), mas o projeto de poder continua. Mudaram algumas formas de desviar dinheiro para o partido, mas continuam desviando. Depois dos esquemas de empréstimos fraudulentos e publicidade fajuta da época do mensalão já foram descobertas outras modalidades que estavam sendo utilizadas para desviar dinheiro. Será que acabou a farra das ongs companheiras? Acabou os cursos e eventos que só existiam nos relatórios para desviar dinheiro dos ministérios? E dos orgãos como DENIT? E as empreiteiras continuam deitando e rolando? A luta está apenas começando. Uma batalha está sendo vencida mas a guerra parece ser longa.

Titônio - Mga