TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, outubro 10, 2012

VÍDEO COMPROVA QUE CHÁVEZ FRAUDOU A ELEIÇÃO NA VENEZUELA.

Fotograma de cena do vídeo no momento em que o homem do PSUV acompanha a eleitora na  cabine de votação. Clique --> AQUI <-- para ver o vídeo.
Em mais de uma seção eleitoral de Petare, maior favela da capital venezuelana, a mesma cena se repetia. Após se identificarem, os eleitores eram acompanhados por um mesário, presidente de mesa ou mesmo fiscal do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, legenda do presidente Hugo Chávez) à cabine de votação. 

Explicam rápido: - É para ajudar. 

De fato, muitos dos eleitores têm dificuldade com a tecnologia da urna eletrônica. Em 2004, a lista dos 2,5 milhões de eleitores que participaram de um abaixo-assinado contra Chávez foi tornada pública. É a chamada "Lista Tascón". O governo criou inúmeras dificuldades na vida civil para estas pessoas. Desde então, o medo de ser abertamente contra Chávez é real, principalmente entre os mais pobres. 

Uma pesquisa do Centro Gumila, ligado aos jesuítas, revela que no quarto mais pobre da população, 43% dizem temer conversar sobre política com os vizinhos. A maior preocupação da oposição, durante o pleito, era garantir ao eleitorado que o voto seria secreto e a urna, inviolável. 

Do ponto de vista tecnológico, é verdade. Na prática, ao menos na principal favela caraquenha, não é. Esta cena foi gravada de forma ostensiva, sem disfarçar. Nem por isso o homem do PSUV se intimidou. Do site do jornal O Globo

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Aloizio Amorim:

Não é a primeira vez que comento aqui sobre esse assunto. Repito: Hugo Chavez não precisa de votos para permanecer no cargo, posto que controla a Justiça Eleitoral e, além do mais, tem total controle sobre as forças armadas. As elições a que se submete são simplesmente para passar ao exterior uma sensação de legalidade, e, como sóe acontecer em todos esses países sob controle do Foro de São Paulo, usam da Democracia para destruí-la. Assim, lamentavelmente, só há duas formas de tirá-lo do poder: 1) Uma crise econômica mundial sem precedentes, com queda drástica do preço do petróleo (para menos de $30,00 o barril), ou... 2) A morte do caudilho.
Saudações.

Paulo.

Carlos Ribeiro disse...

Cara, eu odeio o chavez. Mas vc força demais, vc já matou o cara umas 1.000 vezes. Diz q ele ia perder umas 100 e agora vai dizer 50 vezes q houve fraude. Os venezuelanos merecem o Chavez, ponto. Acabei de te "desassinar" no meu reader tá? Vc presta um desserviço à causa dos venezuelanos anti-chavez com essas teoriazinhas de conspiração. Vc sabia q pela lei brasileira uma pessoa idosa pode receber ajuda de um mais novo, da família, pra votar? Vc pesquisou se na Venezuela pode também? de qq modo estou me lixando pra sua resposta, já q não voltarei aqui mais.

Anônimo disse...

Petralha, disfarçado de bonzinho, fingindo que está por dentro das coisas. Desinfeta, meu. Cai fora como prometeu.

Sds

Anônimo disse...

Eu sou Venezuelana, e discordo com o sr Ribeiro...Venezuela acredito em um lider representado por CHAVEZ...Venezuela nao merece o Chavez ele sempre teve uma ideia fixa quando tomo o poder UMA DICTADURA... e a lei nao permite ajuda ao idoso...so sim nao pode mece seus membros superiores so isso...eso e proibido na lei venezuela o voto e secreto. Eu concordo CHavez nao sai com votos, so sai morto, porque nao e um democrata simplesmente.

Anônimo disse...

Não entendo como é que este vídeo não está circulando na Internet. Temos que divulgá-lo afinal é isto que o PT quer para o Brasil com a reforma eleitoral.