TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, novembro 03, 2012

CHAVISMO JAMAIS SAIRÁ DO PODER PELO VOTO. ELEIÇÃO NA VENEZUELA É APENAS PARA DAR APARÊNCIA DE DEMOCRACIA, SEGUNDO CONCLUEM ESPECIALISTAS.

Uma reportagem do jornalista Antonio Maria Delgado, do jornal El Nuevo Herald, resume o contéudo de uma evento organizado pelo Centro de Política Hemistérica da Universidade de Miami (EUA), quando diversos especialistas em política analisaram a última eleição realizada na Venezuela e concluiram que o pleito não ocorreu dentro de um contexto democrático.

Qualificaram o regime chavista de "neo-autoritário", porque usa os mecanismos das instituições democráticas de forma enviesada, isto é, apenas como uma pantomima destinada a sustentar uma aparência de democracia.

Transcrevo a parte inicial da reportagem com link para leitura completa no original em espanhol. Recomendo que leiam e façam uma comparação com que está acontecendo em todo o continente latino-americano. A inelutável conclusão é que o chavismo jamais será destituído do poder por eleições. Leiam:

EN ESPAÑOL - El presidente venezolano Hugo Chávez encabeza un régimen “neo-autoritario” que hace uso de las elecciones para inyectarse aires de legitimidad, pero que es antidemocrático en esencia, y por ende, no puede ser removido solamente a través de los votos, advirtieron expertos.

Los analistas, quienes hablaron en un foro organizado por el Centro de Política Hemisférica de la Universidad de Miami, dijeron que la elección del 7 de octubre no fue realizada dentro de un contexto democrático, resaltando que una seguidilla de irregularidades y tácticas de juego sucio aunado por el abuso del poder emprendido por el gobierno de Chávez dejaron a la oposición sin una oportunidad real de ganar la presidencia.

“El mejor calificativo [para describir el modelo político implementado en Venezuela] es el de neo-autoritarismo, bajo el cual tenemos algunas formas democráticas que son muy necesitadas por este tipo de régimen, en un mundo globalizado, […] pero donde el eje central del modelo [la presidencia de Chávez] no está dispuesto a ser reemplazado, independientemente de lo que eso implique”, comentó Carlos Blanco, profesor de la Universidad de Boston.

Blanco, durante su exposición en el foro Panorama Post Electoral Venezolano, dijo que la necesidad de preservar una apariencia democrática en la arena internacional lleva al chavismo a sostener frecuentes elecciones, y en algunas de ellas permitir que la oposición esté en condiciones de competir libremente.

Pero no cuando la presidencia de Chávez está en juego.

“Este tipo de régimen bloquea cualquier cosa que realmente les amenace con reemplazarlos por medios electorales, ya tengan que usar métodos legales o ilegales o métodos violentos o pacíficos”, insistió Blanco, un experto en temas de gobernabilidad. Haga CLICH AQUI para leer toda la história

3 comentários:

MikePernambuco disse...

CARO ALUIZIO EU TENHO DITO, DESDE MUITO TEMPO QUE ESSES MAFIOSOS COMUNISTAS NAO DORMEM, ENQUANTO AS PESSOAS BOAS SONHAM. O PT TAMBEM NAO SAIRA' DO PODER. ELES PODEM ATE' MUDAR O NOME DO PARTIDO SE APODRECER DEMAIS,,, MAS OS CAPONES SERAO OS MESMOS. A PRESIDENCIA DE UM PAI'S E' UM COFRE INESGOTA'VEL. AGORA JUNTE ISSO A PERVERSIDADE,,,O QUE RESULTA ???? SE POR UM ACASO TIRA'SSEMOS UM COMUNISTA DO PODER, ELE SERIA PREZO E O MAIS PROVA'VEL MORTO PELA GANG, DEVIDO A QUANTIDADE ENORME DE CRIMES QUE COMETEM. TA AI O EXTREMO CUIDADO PARA NAO SAIREM. SE A DILMA SAISSE E ENTRASSE UM DIREITISTA ELA E LULA SERIAM AUTOMATICAMENTE PRESOS. OS CRIMES DESSES VERMES VAO MUITO ALEM DO QUE A MI'DIA E O POVO SABEM. COM URNAS ELETRO'NICAS SO' IDIOTAS VOTAM PENSANDO QUE ESTAO ELEGENDO ALGUEM. DESDE MUITO VENHO DIZENDO QUE SO' A NOSSA OCIOSA FORCAS ARMADAS TIRARIAM ELES DO PODER E QUANTO MAIS TEMPO PASSA, MAIS DIFI'CIL FICA. OUTRO GRUPO QUE TEM CONDICAO DE TIRA-LOS SERIAM AS RELIGIOES UNIDAS,,,,MAS ISSO PARECE PIADA. TOLO ACHAREM QUE ESTAMOS DIFERENTE DA VENEZUELA

Atha disse...

Chavez incorporado na Cristina Kirchner. Cristina pode dezajuizá o Juiz, se insistir em aborrecê a Badaba Madaba Madama.

Um juiz que integra o Conselho Judicial da Argentina (órgão que define os novos juízes argentinos, atuando de forma conjunta com a Suprema Corte local) acusa o governo de perseguir os membros que não estão 'de forma clara' de acordo com kirchnerismo.

De acordo com reportagem do jornal Clarín, que também sofre uma perseguição da gestão de Cristina Kirchner em razão de seu posicionamento contrário ao seu governo, o juiz Daniel Ostropolsky afirmou que as autoridades agem de forma "absolutamente inaceitável" ao tentar decidir como ele, e outros juízes de oposição, devem votar sobre um determinado assunto.

Leia mais: Clarín teme expropriação após ameaça de Cristina

A declaração faz menção ao caso do próprio Clárin, que no próximo dia 7 de dezembro pode ser expropriado por não estar de acordo com a regulamentação prevista pela Lei da Mídia, outorgada em 2009, que prevê que empresas privadas de comunicação não tenham mais que um canal na TV aberta em uma mesma localidade.

O decreto, estabelecido sob o argumento de evitar os monopólios de comunicação dentro do país, é considerado uma ferramenta de Cristina para desmanteler empresas de comunicação de orientação opositora. O juíz, que é integrante da Câmara Civil e Comercial Federal (que trabalha junto ao Conselho Judicial), tem o poder de intervir na causa do grupo de comunicação.

Anônimo disse...

O mesmo está ocorrendo no Brasil, Bolívia e outros países cucarachos. Os planos dos esquerdistas e usar a democracia para se perpetuarem no poder e implantar suas ditaduras disfarçadas. Não se iludam! Se a sociedade como um todo não se mobilizar para tirar esses verdugos do poder (que é so o que eles querem), nada se modificará.