TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, dezembro 11, 2012

LULA FICA MUDO EM PARIS. PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA PODE ABRIR NOVO INQUÉRITO PARA INVESTIGAR EX-PRESIDENTE.

A oposição cobrou, nesta terça-feira, investigação do envolvimento de Lula com o mensalão. O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e o líder do partido na Câmara, Rubens Bueno (PR), pediram a abertura imediata, pelo Ministério Público Federal, de inquérito sobre as novas denúncias do publicitário. O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), que também defende a investigação, deve apresentar um requerimento para ouvir Valério no Senado.
Em Paris, onde participa de evento com a presidente Dilma, Lula informou que não vai se pronunciar sobre o caso.

Valério foi condenado a 40 anos, um mês e seis dias de prisão pelo envolvimento no mensalão, além de multa de R$ 2.783.800. Ele procurou espontaneamente o Ministério Público na tentativa de conseguir, com as novas revelações, uma redução na pena, por meio da delação premiada.

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério Público Federal vão decidir como serão investigadas as novas denúncias feitas pelo operador do mensalão. 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já disse, em outubro, que as revelações não terão efeito prático no processo em julgamento no STF, mas podem ser inseridas em novo inquérito judicial ou ser apuradas inicialmente pelo MP. Leia MAIS

3 comentários:

Anônimo disse...

E o que será que acontecerá com os quadrilheiros e mais esse Sebento da Silva? Nada! E sabem porquê? Porque esse sempre foi o ritmo dado aos tribunais quando se trata de figurões nababescos. Tanto da direita quanto da esquerda.
Tem riqueza e poder, não acontece nada. Absolutamente nada!
Essa é a verdade em terras tupiniquins.

Anônimo disse...

Até o último fio de cabelo...

Atha disse...

Lula diz que acusações de Valério são mentira; Dilma defende o ex-presidente. Assim, Dilma é como Co-partícipe ou conivente como o Canivete.

Em viagem à capital francesa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou o conteúdo das declarações do publicitário Marcos Valério, que em depoimento ao Ministério Público Federal, disse ter pago despesas pessoais do petista em 2003, por meio do esquema do mensalão. Lula fez um único comentário sobre o depoimento de Valério, que o acusa de envolvimento no esquema do mensalão:

— É uma mentira — disse a jornalistas, que faziam a cobertura do evento.


Em companhia do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, que também é citado por Marcos Valério, o ex-presidente disse a interlocutores que estava “tranquilo” com o depoimento, o qual considerou inverídico. Mais cedo, por meio de sua assessoria de imprensa, o ex-presidente petista afirmou que “não há comentários” a fazer sobre o episódio. A acusação do publicitário foi publicada nesta terça-feira pelo jornal “Estado de S. Paulo“, que teve acesso a depoimento de Marcos Valério à Procuradoria Geral da República.