TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, dezembro 18, 2012

MÉDICO ALERTA QUE CHÁVEZ NÃO ESTÁ BEM. PAIS E IRMÃO DO CAUDILHO VIAJARÃO PARA HAVANA NAS PRÓXIMAS HORAS.

Marquina: análises corretas
HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA
Embora o governo venezuelano tente minimizar, o estado de saúde do caudilho Hugo Chávez, que continua internado na UTI do hospital Cimeq, em Havava, a capital cubana, é grave, segundo relata o médico José Rafael Marquina, que reside e trabalho em Naples, Estados Unidos, que por enquanto demonstra que tem fontes muito bem informadas. Haja vista para o fato de que seus relatos e previsões a respeito da evolução do câncer que acomete Chávez se confirmam dia a após dia. Tanto é que nesta terça-feira um comunicado do governo venezuelano revelou que o caudilho sofreu também uma infecção respiratória, algo que o Dr. Marquina já havia adiantado.

- Estão tentando minimizar a situação - diz o médico -  advertindo que o quadro clínico de Chávez é bastante grave e que a infecção respiratória talvez seja consequência dos quatro dias que passou entubado respirando por aparelhos. Também observa que as próteses implantadas na coluna vertebral de Chávez, de onde foram extirpadas duas vértebras cancerosas, e que incluem parafusos e um enxerto ósseo, também podem concorrer para a infecção. Neste caso, os médicos seriam obrigados a proceder uma nova cirurgia para retirá-los - explica o médico.

PAIS E IRMÃO DE CHÁVEZ VIAJARÃO PARA CUBA
O silêncio nas últimas 24 horas em torno de Chávez e a segurança redobrada em torno do hospital Cimeq e também em Miraflores, procedimento utilizado para evitar vazamento de informações sobre o real estado do caudilho, soma-se ao fato de que o irmão mais velho de Chávez, Adán, anunciou que planeja viajar para Havana, bem como os país do tiranete, o que indica que Chávez não está bem.

Um dos principais diários brasileiros, o jornal O Estado de São Paulo, noticia em seu site a confirmação da viagem do irmão e doS pais do caudilho, citando o diário venezuelano Correo de Orinoco:

"O irmão mais velho do presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que vai visitá-lo em Cuba. Adán Chávez planeja viajar ainda nesta terça-feira, 18, de acordo com o jornal Correo del Orinoco, da Venezuela. Adán foi reeleito, domingo, governador em Barinas. 

O jornal também informou que o pai do líder bolivariano anunciou que pretende ir à Cuba e é "possível" que a mãe do presidente vá junto. Fontes do governo da Venezuela afirmaram que o Chávez está acompanhado dos quatro filhos desde que foi operado, em 11 de dezembro.
OS TWITTES DO DR. MARQUINA
Clique sobre a imagem para ler melhor
 

Um comentário:

Atha disse...

Saúde de Chávez causa apreensão sobre futuro para cubanos.

Residente em Cuba, a repórter da BBC Sarah Rainsford escreveu um relato sobre a preocupação dos cubanos com a saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que viajou ao país para tratar um câncer. Leia abaixo.

Hugo Chávez está hospitalizado a poucos quilômetros da minha casa. Quero dizer, acho que está. Quando se trata da saúde do presidente venezuelano, as autoridades cubanas não dizem muita coisa.

Eu estava fora da ilha quando Chávez surpreendeu a todos ao anunciar que seu câncer havia retornado e que ele voltaria a Havana para outra cirurgia. Uma semana depois, fui ao hospital Cimeq.

Na maioria dos países, se um chefe de Estado é internado com alguma doença grave, jornalistas ficam plantados na entrada do hospital à espera de notícias.

Na porta do Cimeq, no entanto, só vejo dois soldados jovens vestindo uniforme verde.

As únicas notícias sobre sua situação vêm de pronunciamento de autoridades venezuelanas, divulgados a partir de Caracas.

Apesar do controle da informação para fora dos corredores do hospital, o governo cubano não tem como restringir o que o povo fala nas ruas de Havana.

"Chávez é incrivelmente importante para Cuba", disse uma mulher que encontrei perto da Plaza Vieja, em Havana. "Sem ele, não sabemos o que aconteceria aqui."

"Faz 14 anos que ele chegou ao poder, e as coisas mudaram muito por aqui desde então", disse um jovem. "Eu acho que ele vai se recuperar. Eu espero. Ele fez muita coisa por nós."

Desde a derrocada, há duas décadas, da União Soviética, levando consigo os imensos subsídios econômicos que o país destinava a Cuba, a Venezuela socialista e rica em petróleo emergiu como um aliado vital para os irmãos Castro, ajudando a financiar sua "revolução".

Leia mais na BBC Brazil.