TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, dezembro 18, 2012

SEGURANÇA NO HOSPITAL CUBANO ONDE CHÁVEZ ESTÁ INTERNADO FOI REDOBRADA. HÁ TOTAL SILÊNCIO A RESPEITO DO ESTADO DE SAÚDE DO CAUDILHO, SEGUNDO REVELA MÉDICO.

A entrada do Hospital Cimeq em Havana: segurança teria sido reforça para conter qualquer vazamento a respeito do real estado de saúde do caudilho Hugo Chávez.
HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA
Apesar dos porta-vozes do governo venezuelano terem afirmado que houve uma ligeira melhora no estado de saúde de Hugo Chávez, internado há mais de uma semana na UTI do hospital Cimeq, em Havana, a capital cubana, onde sofreu intervenção cirúrgica para conter o avanço do câncer, nesta segunda-feira não houve novos comunicados oficiais.

O médico José Rafael Marquina, que vive e trabalha em Naples, nos Estados Unidos, e que se transformou na única fonte médica a revelar detalhes do câncer do caudilho, comentou no início da madrugada desta terça-feira em sua conta no Twitter @marquina04 , que os governos cubano e venezuelano aumentaram a segurança em torno do Cimeq - Centro de Investigaciones Médico Quirúrgicas en La Habana. 

Segundo o Dr. Marquina, não houve informação oficial e nem extra-oficial, revelando que medidas de segurança mais rígidas foram adotadas para evitar qualquer vazamento de detalhes a respeito do real estado de saúde de Chávez.

- O que tratam de ocultar não poderão esconder por muito tempo - afirma Marquina - estranhando que a vitória do chavismo na eleição de governadores ocorrida neste domingo não teve muita comemoração e menos ainda uma mensagem de Chávez. 

De fato, passada a eleição, quando o chavismo teve uma vassaladora vitória vencendo em 20 dos 23 Estados venezuelanos, a melhora de Chávez pode não ter sido suficiente para que o caudilho pudesse aparecer ainda que rapidamente na emissora de televisão estatal.

Os últimos detalhes sobre o estado de saúde de Chávez foram dados por Marquina no início da madrugada desta segunda-feira, quando afirmou que o câncer é terminal e que a expectativa de vida do caudilho não vai muito além do mês de abril de 2013. 

A posse do novo mandato de Chávez de seis anos está prevista para o dia 10 de janeiro próximo. Se a doença o impedir de governar novas eleições presidenciais deverão ser marcadas para serem realizadas dentro de 30 dias, conforme prevê a Constituição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa valassadora vitória do caudilho dos infernos é só uma prova que o povo venezuelano, assim como o brasileiro, já estão prontos para viver uma Ditadura repressora e sanguinária. Por lá foi a maldição carismática. Aqui, foi por massificação da idiotiopatia muito bem orquestrada e trabalhada pela Globo e seus satélites Record, SBT, BAND e outras latrinas eletromagnéticas.