TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, dezembro 19, 2012

PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA PEDE AO STF PRISÃO IMEDIATA DE CONDENADOS DO MENSALÃO

Procurador Roberto Gurgel
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão imediata dos condenados no processo do mensalão. A petição foi registrada no início da noite desta quarta-feira. Como as atividades do tribunal foram encerradas hoje para o recesso, a decisão deverá ser tomada pelo presidente da Corte e relator do processo, Joaquim Barbosa, sem consultar os demais ministros. Segundo a assessoria do STF, a decisão só será tomada na sexta-feira.

Nem a assessoria do STF nem a do procurador divulgaram a íntegra do pedido, mas a informação é de que o documento tem 20 páginas. A expectativa dos advogados dos réus é de que Joaquim mandará prender os condenados. A jurisprudência do STF, porém, tem sido em outro sentido: prender apenas quando ocorrer o trânsito em julgado, ou seja, após o julgamento de todos os recursos, o que deverá ocorrer somente em 2013.

Dos 37 réus, 25 foram condenados. Desses, 11 cumprirão pena em regime inicialmente fechado: José Dirceu, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane.

Outros 11 réus deverão cumprir prisão em regime semiaberto, que permite ao detento sair durante o dia e voltar para a cadeia apenas para dormir. E três cumprirão pena alternativa. Do site do jornal O Globo

Um comentário:

Atha disse...

Blog do Zé Dirceu.

"Lula, mexeu comigo, mexeu com o Brasil".

O Zé escreve escravo:

"Aqueles que acusam Lula, que maculam a imagem de Lula não sabem o que é passar fome, não sabem o que é trabalhar 24 horas por dia, não sabem o que é não ter luz elétrica, não ter como responder a um pedido do filho, não conhecem a vida dura do trabalhador. "A declaração é do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), feita no discurso em que ele se somou ao coro de dezenas de parlamentares do PT e partidos aliados que, no mesmo tom, pronunciaram-se nesta 3ª feira durante ato na Casa em defesa do ex-presidente da República.

Uma excelente iniciativa de Jilmar Tatto, que marca no Parlamento brasileiro a indignação dos deputados petistas e dos partidos aliados – uma indignação, aliás, presente em cada um de nós. Enquanto isso, em São Paulo, o ex-presidente recebia a solidariedade de oito governadores.