TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, janeiro 30, 2013

MENSALÃO RETORNA AO NOTICIÁRIO POLÍTICO: ACUSAÇÃO DE VALÉRIO CONTRA LULA VAI AO MINISTÉRIO PÚBLICA ESTA SEMANA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça que poderá remeter ainda nesta semana para o Ministério Público que atua na Justiça de Primeira Instância as acusações do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Acredito que isso será feito nos próximos dias", afirmou. "Estou apenas concluindo a análise para que possa efetivamente verificar se não há qualquer pessoa com prerrogativa de foro envolvida e, em não havendo, como o ex-presidente já não detém essa prerrogativa, a hipótese será de envio à Procuradoria da República em primeiro grau", disse. No Brasil, autoridades têm direito à prerrogativa de foro e somente podem ser denunciadas pelo procurador-geral e julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em depoimento prestado em setembro do ano passado, Marcos Valério afirmou que Lula sabia do esquema do mensalão. Na ocasião, o STF estava julgando os acusados de envolvimento com o esquema. Lula não estava entre os réus. Em dezembro, o tribunal concluiu o julgamento e condenou 25 pessoas, entre as quais Marcos Valério e o ex-ministro José Dirceu.

A remessa para a primeira instância do Ministério Público confirma informação publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo que Gurgel decidira, ainda em dezembro, enviar o caso para investigação. Como o próprio Gurgel identificou novidades no depoimento, uma investigação preliminar será aberta. Do site da revista Veja

3 comentários:

Marconi disse...

PODERIA SER UM POLÍTICO QUEIMADO PARA SEMPRE. AMÉM, ASSIM SEJA!
A impressão é que Lula se julgaria culpado, receoso de ser condenado e semelhantes, pelos fatos de nada reportar ao "caso Rose", o Rosegate tupiniquim e a mais acusações, assim como sua sua ida a Cuba de repente poderia coincidir com as novas denuncias, como que dar tempo ao tempo, não provocar os ânimos, fingiria nada saber - é seu método - como dando tempo para a poeira abaixar, se possível.
Mas não acredito mais nisso pois nem a imprensa "politicamente correta" emudece-se ao todo, começa a ficar indignada por sentir que são muitos os protestos contra suas alianças com Lula-PT & Cia.
Temos mais é descer o pau e não prestigiar rede Globo e a "Folha" de recadinhos do PT; eles sabem que o prestigio de Lula-PT na net em especial seria zero, e a cada dia por essas e outras só caindo.
Quem o quererá nas eleições de 2014?
Creio que Dilma se descola dele e seus amigos dia a dia; seria o racha no PT. Que ótimo!
Aproveite oposição!

Marconi disse...

A IDA DE LUA PARA CUBA DE REPENTE E SE FICAR MAIS TEMPO SÓ DEPORIA CONTRA ELE.
Cada vez mais sua imagem será desgastada, daria impressão de fugitivo que temeria ser condenado e Dilma que pensa se reeleger sairia fora dele o quanto possível, nem que seja no momento, mas daria proteção a ele SE ACASO SE REELEGESSE.
Isso porque os petistas são absolutamente nada confiaveis.

Alexandre, The Great disse...

E o "el càgon" já se mandou para debaixo do sarcófago da Múmia Falante cubana. É um bosta n'água...