Na coluna do Lauro Jardim, no site da revista Veja, uma nota importante. Leiam. Comento em seguida:
Assim como ocorreu na medição de audiência em São Paulo (leia mais em Aparelhos desligados), o Ibope constatou que em nível nacional o número de aparelhos ligados no país caiu 4% em 2012 em comparação com o ano anterior. O número de televisores ligados entre 7h e meia noite era de 41.7 pontos e passou para 40,1 pontos no ano passado.
A queda impactou a audiência das emissoras no mercado nacional. Entre 2011 e 2012, a Globo caiu de 17,8 pontos para dezessete pontos; a Record tinha 6,9 pontos e teve uma média de seis pontos em 2012; o SBT perdeu menos: tinha 5,7 pontos e passou para 5,5 pontos; e a Rede TV! que marcou um ponto em 2011 ficou com 0,7 ponto.
A exceção foi a Band. Registrou 2,1 pontos em 2011 e subiu para 2,3 pontos no ano passado.
MEU COMENTÁRIO: Os números dessa pesquisa do Ibope refletem aquilo que a parcela da população brasileira razoavelmente instruída e informada tem feito cada vez mais: abandonar a televisão como veiculo jornalístico de informação e, sobretudo, de opinião e análise das notícias.
Isso decorre de um fato: a fraqueza do jornalismo televisivo no Brasil e o seu alinhamento ao pensamento politicamente correto turbinado em decorrência do controle da patrulha ideológica que domina a maioria dos veículos de comunicação.
A suposta imparcialidade e isenção postuladas principalmente pela Rede Globo nada mais são do que um artifício para escamotear a informação verdadeira e a análise opinativa consistente em favor do governo da Dilma e do Lula e, no plano internacional, em defesa de Hussein Obama, Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Cristina Kirchner, Mujica tupamaro e assemelhados.
Notem por exemplo que este meu pequeno blog e que não está alojado em nenhum portal da grande mídia vem seguidamente furando os principais veículos de comunicação no rumoroso caso da doença de Chávez. Quem lê este modesto blog está muito melhor informado no que se refere a esses assunto e outros correlatos.
A suposta imparcialidade e isenção postuladas principalmente pela Rede Globo nada mais são do que um artifício para escamotear a informação verdadeira e a análise opinativa consistente em favor do governo da Dilma e do Lula e, no plano internacional, em defesa de Hussein Obama, Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Cristina Kirchner, Mujica tupamaro e assemelhados.
Notem por exemplo que este meu pequeno blog e que não está alojado em nenhum portal da grande mídia vem seguidamente furando os principais veículos de comunicação no rumoroso caso da doença de Chávez. Quem lê este modesto blog está muito melhor informado no que se refere a esses assunto e outros correlatos.
Não sei se a pesquisa do Ibope consultou sobre o comportamento dos leitores da mídia imprensa. Se fizerem pesquisa similar deverão constatar que também está havendo um fuga dos consumidores de veículos impressos. A única exceção é a revista Veja que ainda não sucumbiu ante o pensamento único moldado pelos ditames do deletério políticamente correto.
Suponho que, se os veículo da grande imprensa em geral não mudarem essa orientação editorial perderão cada vez mais leitores que estão descobrindo que os blogs jornalísticos independentes e as próprias redes sociais começam a superar os grandes e tradicionais veículos de comunicação.
Suponho que, se os veículo da grande imprensa em geral não mudarem essa orientação editorial perderão cada vez mais leitores que estão descobrindo que os blogs jornalísticos independentes e as próprias redes sociais começam a superar os grandes e tradicionais veículos de comunicação.
Já disse aqui em outras oportunidades que a internet é uma nova mídia que inova e se reinventa com extraordinária velocidade.
Alguns veiculos da grande imprensa estão tentando cobrar pelo conteúdo online. Concordo que cobrem. Mas só pagarei por esse serviço o dia em que realmente ffizerem jornalismo verdadeiro e pararem de adular a bandalha comunista. Ah, dirão alguns, já não existe mais comunismo. Ora, isso é uma falácia alimentada justamente pelos comunistas vagabundos e mentirosos. O comunismo permanece intocável. Mudou de roupa. Mas continua o mesmo. Pode até vestir azul.
Os jornalistas da grande imprensa pensam que enganam todo mundo. Estão completamente iludidos. Quem, como eu, atua no jornalismo digital há quase uma década, sabe que cada vez mais a internet será o locus por excelência do verdadeiro jornalismo, ainda que as grandes empresas de comunicação detenham os meios mais eficazes e com a necessária credibilidade na apuração dos fatos. Mas mesmo com tudo isso, como toda essa - diga-se de passagem - dispendiosa infra-estrutura, começam a perder leitores, ouvintes e telespectadores. A pesquisa do Ibope aponta claramente esse aspecto.
11 comentários:
Dezzzz, Aluízio. Parabéns e um 2013 excepcional.
Bem falado. Digo bem escrito. Na verdade acho que esse nu'mero ainda e' menor, pois nunca creditei em institutos de pesquizas. Nao tem Engove suficiente pra me fazer assistir programa jornali'stico na TV a muito tempo. Esse seu blog e' o primeiro canal que abro na internet pra me informar sobre brasil e ame'rica Latina, depois o Ucho.Info e mais dois americanos. Se ver a expressao de constrangimento em alguns apresentadores jornalisticos na TV diante da mate'ria montada que vai falar. O que seria da Globo sem anuncios estatais ???? Nada.
a gota d'agua para que eu deixasse de assistir telejornais foi aquela escandalosa "entrevista" com o então candidato Celso Russomano conduzida pelo tal de Tralli...
aquilo foi um escândalo, tanto que, o pedido do candidato para que o que ocorria ali fosse uma entrevista de fato, virou um bordão, o "vamos falar de SP?"...
o jornalista so queria saber sobre os vínculos do candidato com as igrejas evangélicas, como se fosse algum crime!
a insistência do entrevistador no mesmo tema foi flagrante, levando-nos a concluir que estava em curso um método proposital de desgaste da imagem do candidato...
o declínio da campanha de Russomano começou ali, naquela entrevista desnecessária...
ser "entrevistado" por esse jornalista - assim como aquelas sabatinas feitas pela Folha de SP - eh uma armadilha para candidatos não esquerdistas...
eh muito mais vantajoso declinar educadamente do convite e não comparecer e assim evitar cair na arapuca dos jornalistas progressistas "isentos"...
não ha a menor chance de candidatos do tipo como Serra ou Russomano saírem com vantagem dessas entrevistas e sabatinas...
são, geralmente, 8 ou 10 minutos que não agregam nada a campanha do candidato - pois o tempo eh insuficiente para explicar suas propostas - mas que são suficientes para causar um belo de um estrago na campanha com uma frase negativa pinçada do contexto e transformada em manchete no dia seguinte...
futuros candidatos não-esquerdistas, escutem meu conselho, evitem essas entrevistas e sabatinas...
vocês só tem a ganhar...
vocês jamais conseguirão sair em vantagem dessas arapucas, que parecem mesmo ser feitas para destruir a imagem do candidato, desde que ele nao seja petista, eh claro...
Aluizio, você vem falando isto há tempo.
Não sou jornalista, não sei redigir direito, não estudei pra isto, mas fico com vergonha de ver os repórteres de todas as emissoras de TV, de microfone em punho e ar empostado, se sujeitando a ler “notícias” insignificantes, enchendo lingüiça como se o país e o mundo não estivessem produzindo vagalhões de fatos de interesse do conhecimento dos povos. Que humilhação! Com certeza não foi isso que aprenderam na faculdade, ou foi? Eu só uso o aparelho de TV (antigo) como despertador. Acordo com aquelas bobagens do noticiário matutino da Globo e imediatamente desligo para não me irritar e não ter que sentir vergonha alheia.
O maior problema do povo brasileiro é que, além de mal informado, não aceita admitir o fato e ainda se julga grande sabichão. Veja o exemplo de uma ex amiga, que retrata bem o ignorância quase que generalizada: certo dia, perguntou-me ela, se acaso Olavo de Carvalho entenderia mais de assuntos políticos do que Maríla Gabriela e Miriam Leitão(!?). Sinto muito, mas não tenho mais tolerância para aturar besteiras. Que vergonha sinto de ser brasileira, Aluízio!
Ps: o caudilho não está a fim de desencarnar, nem que a vaca tussa!
Entendo que esses números se referem à TV aberta. Concordo que a informação jornalística está melhor na internet do que na TV, mas não podemos deixar de considerar também o impacto da TV a cabo, cuja programação de melhor qualidade afasta a audiência da TV aberta.
ISSO É PROVA QUE O POVO ESTÁ FICANDO MAIS ESPERTO...
Foi uma verdadeira revelação seu post nesse sentido; o povo já está cansado de notícias e comentarios da Globo em especial, mesmo a Record, apoiando claramente o comunista PT, com noticiario para beneficiá-los e o partido.
Aqui, seu caso e poucos outros, como os da "Veja", é debate franco, recebe resposta à altura do questionamento e não tratamento de "preconceituoso, intolerante etc." usados por eles nesses casos, já que não assumem erros de forma alguma, estão sempre nos outros, e não apreciam se justificarem senão na base do grito.
A internet do jornalismo independente, não é praticante do "politicamente correto" o qual pode ser traduzido como: "POLITICAMENTE ATEU, PRATICANTE E IMPOSTOR DA RELIGIÃO "IRRELIGIÃO", INTOLERANTE, ARROGANTE, ÁSPERO, GROSSEIRO, TRUCULENTO E PRECONCEITUOSO e muitos mais similares.
A partir de agora, serão os locais de consulta e de tomada de posição das pessoas cansadas de serem enganadas por redes de tv, como a Globo e mesmo a Record do Edir Macedo, base de apoio do PT e outras que ao acaso tentarem os defender, todos já sabem que seriam igual a falsarios: anunciam uma mercadoria à venda mas entregam outra.
Só ligo a TV para assistir documentários do History,Discovery e National Geografic,quando eles apresentam alguma porcaria da cota de documentários nacionais eu volto pro PC e pro IPhone!
Amadeu
@amadeumetal
Por falar em TêVê, Chavez quer TiVê, eu já TiVí e Tivi um susto num Soño.
Governo da Venezuela abre processo contra TV e rádios que não veicularam discurso sobre saúde de Chávez.
O diretor da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) da Venezuela, Pedro Maldonado, disse nesta sexta-feira (4) que abriu um procedimento administrativo contra três emissoras de Caracas que não transmitiram, na última quinta-feira (3), o pronunciamento do ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, em cadeia nacional de rádio e televisão, sobre a saúde do presidente Hugo Chávez.
Maldonado destacou que o ministro Villegas anunciou com antecedência que haveria a cadeia nacional e alegou que o procedimento administrativo é baseado na violação do Artigo 10 da Lei de Responsabilidade de Rádio e Televisão venezuelana, que obriga os meios de comunicação a transmitir discursos oficiais do presidente, do vice-presidente e do ministro de Comunicação e Informação.
Segundo Maldonado, as emissoras de televisão La Tele, e de rádio, Candela Pura 91.9 e Es 96.9, foram notificadas hoje e terão que apresentar seus argumentos de defesa à Conatel.
Leia mais e veja os Videos sobre a Beste Peste de Chavez no UOL.
É evidente que isso está acontecendo. Isso é muito bom porque acaba com aquele monopólio onde emissoras de rádio e tv são "doadas" pelos políticos a eles mesmo para depois usa-las nas campanhas políticas.
Pelo menos a internet é mais democrática porque permite a qualquer um expor suas ideias. Vejam por exemplo este blog do Aluizio: Quando é que vocês acham que ele teria espaço em algum meio de comunicação "oficial"?
Comunismo não existe mais mesmo, a não ser em Cuba e na Coreia do Norte. O que temos na América Latina é uma espécie de neofascismo com roupagem populista de esquerda. Precisa atualizar seu discurso. A Guerra Fria acabou em 1989.
Postar um comentário