TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

A AÇÃO CORROSIVA DA CONTRACULTURA DOS ANOS 60 DO SÉCULO PASSADO: O COMEÇO DO FIM DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL.



Numa noite de agosto de 2011 navegando pelo YouTube encontrei este vídeo com uma apresentação especial de Anita O'Day, célebre cantora de jazz americana. Ela canta duas músicas que são consagrados standards do jazz: Sweet Georgia Brown e Tea for Two em dois arranjos onde ela mostra o completo domínio da voz e dá um passeio nos improvisos dialogando intensamente com o trio de piano, baixo e bateria que a acompanha. Um prato cheio para quem, como eu, é aficcionado por música, especialmente o jazz.

Depois de ver e ouvir o show meu cérebro me avisou que tinha em mãos um precioso material para uma análise sobre o efeito do movimento contracultural que explodiria alguns anos depois e moldaria o mundo no século XXI, portanto quase meio século adiante. O vídeo retrata o Festival de Jazz de Newport, nos Estados Unidos, em julho ou agosto de 1957. Mesmo para quem não aprecia o jazz, recomendo que dê uma olhada no vídeo para ver o comportamento da platéia que reflete o ambiente social dessa época.

Meu cérebro não me enganou. Vi que poderia fazer uma comparação entre o ambiente social de 1957 com o que vivemos agora no início da segunda década do século XXI. Afinal, 50 anos na história não é nada. É muito para os humanos que medem o fluir do tempo com base em sua existência que é efêmera. De posse do insight fica fácil, pelo menos para mim, discorrer sobre qualquer assunto. E foi assim que escrevi este texto de forma ligeira, de um só fôlego, como segue:

O Festival de Jazz de Newport é um evento ocorre no auge do verão do hemisfério norte, ao ar livre. O público é grande, porém ordeiro e concentrado no espetáculo. O ambiente, diria, é familiar. Há jovens pais mimando seus bebês no embalo sincopado da música. As pessoas se comportam com elegância e educação; estão bem vestidas, num clima de absoluta paz. Trata-se, portanto, de algo muito diferente o que ocorre neste século XXI em shows ao ar livre.

Esse tipo sociedade que prezava os valores da educação, os bons modos, a elegância e o glamour permitiu o extraordinário progresso dos Estados Unidos que contaminou positivamente todo o mundo ocidental. Entretanto, nessa época - o final dos anos 50 - o Ocidente já estava à beira do precipício com o aparecimento da contracultura que originou o movimento hippie, o culto às drogas a anarquia social e política. Reparem que em certo momento a câmera flagra um tipo que destoa da maioria, usando barba e chapéu, tragando a fumaça de um cigarro, com aquele olhar de estúpida maldade... Eles já começavam a aparecer...
Woodstock: marco da contracultura
Uns cinco ou seis anos depois dessa memorável apresentação de Anita O'Day o mundo já não seria mais o mesmo. O glamour, a educação e o respeito à lei e à ordem já começavam a ser estraçalhados. No lugar do uso do chapéu e luvas mesmo num show ao ar livre, começou-se a ver hippies imundos e drogados em festivais como o emblemático Woodstock, realizado em agosto de 1969 nos Estados Unidos. Comparem os dois ambientes com base no vídeo e nesta foto de Woodstock que ilustra este texto.

Foi no embalo do movimento também chamado de underground, que surgiram os primeiros fundamentos do pensamento politicamente correto. A partir daí o mundo mudou. E mudou para pior, pois nessa guerra de valores venceram os vagabundos, os vadios, os imundos, os drogados, os falsos pacificistas que se contrapunham à cultura ocidental e, de forma especial, à ética do trabalho. E tem mais: essa gente constituía um bando de anti-higiênicos e, quem sabe, provavelmente foram os vetores do virus da AIDS.

No âmbito político se perfilavam em torno de promessas socialistas, comunistas e assemelhadas. O pacifismo por eles entoado acabou edulcorando regimes ditatoriais odiosos, como o cubano, tanto é que foi naquela época que a foto de Che Guevara começou a estampar as camisetas dos hippies.

O estrago causado por essa guinada anárquica da sociedade ocidental foi tão grande que chegou a destruir inclusive a produção cultural de bom gosto e alto nível, seja na música, nas artes plásticas, na literatura, enfim, em todos os setores artísticos. Sem falar no fato de que o movimento contracultural contaminou seriamente as universidades imprimindo nelas o viés ideológico anarco-esquerdista.

Depois de cerca de meio século da eclosão desse movimento tem-se aí o resultado: a destruição da família e o aumento inaudito da violência que campeia em todas as regiões do planeta. O que poderia parecer moderno e avançado nos anos 60 do século passado, tipificado pelo slogan Make Love, Not War, resultou nesse ambiente que caracteriza o século XXI, onde os cidadãos vivem numa verdadeira roleta russa e só podem contar com a sorte para sobreviver ante o assédio permanente e impune dos bandidos.

A reflexão que faço tomando por base um documentário de um concerto de jazz de 1957 do século passado não se trata de nostalgia, sentimento que reputo como dos mais cretinos, haja vista para o fato de que não tem qualquer sentido.

Estou apanhando uma cena do passado como paradigma para examinar o presente. A constatação resulta inelutável. Verifica-se que houve uma degeneração dos hábitos e costumes, ou seja, um apodrecimento do tecido social, que se vai esgarçando ainda mais pela ação corrosiva do pensamento politicamente correto que considero o maior flagelo deste século.

Não se trata de pregar o retorno ao passado; trata-se de de corrigir o presente no sentido de se preservar os principais valores da civilização ocidental da qual são fundamentos a democracia e a liberdade.

20 comentários:

Anônimo disse...

o movimento hippie foi apenas mais uma prova do completo fracasso que eh esse modelo de vida "comunitária e libertáris", sem regras e sem valores...

a rápida implosão daquelas comunidades hippies onde todos achavam que viveriam do que plantavam e do escambo em troca de produtos que não produziam eh a prova de que esse modelo eh completamente inviável...

o objetivo era criar uma comunidade igualitária, onde ninguém mandasse em ninguém e todos tivessem os mesmos direitos e deveres, a tal sociedade alternativa...

obviamente naufragou, pois entre eles mesmos havia os que trabalhavam mais e os "ixpertus", que passavam o dia a olhar pro céu esperando pela comida ou vestimenta produzidas pelos outros...

comunidade hippie eh coisa de gente sonhática, não passando de um sonho de verão de juventude...

e os ambientalistas de hoje são a reencarnação dessa turma, que acha que conseguira alimentar o mundo com hortinhas orgânicas...

um mundo sem regras eh simplesmente inviável...

Anônimo disse...

Caro Amorim! Seu texto é impecável. É como se eu estivesse assistindo um filme. Vivi essas épocas e suas transformações. Tenho assistido as mudanças de comportamentos, de atitudes, de pensamentos, da falsa arte, da falsa leitura, etc. Vejo que vão vencendo as mediocridades, exaltadas pela grande massa da ignorância. Vejo com pesar grande parte da nossa juventude em processo de degradação. Mantenho, contudo, a esperança de que os seres honestos, de bons sentimentos, um dia prevalecerão. Saudações. Cagliostro

Anônimo disse...

Concordo integralmente.

Aliás eu não suporto essa chamada turma de 1968. Bando de comunistazinhos escrotos. 1968 o ano que não acabou? Eu digo que 1968 nunca deveria ter existido.

Aliás esses dias eu estava justamente pensando em Chico Buarque, filho dessa era. Antes eu tinha respeito por ele. Hoje eu não o suporto, com aquelas musiquinhas cheio de charadinhas contra a ditadura, mas que agora se cala diante dos mensaleiros e do PT que rouba. Engraçado é que Chico Buarque, todo esquerdistazinho que é, tem apartamento em Paris. Por que não em Havana, cumpanheiro?

Aluizio, acho que vale uma análise sobre o (mal) comportamento de Chico Buarque no teu blog.

De mais a mais, voltando ao tema, eu fico com a turma de 1989, que lutou pela liberdade nas ruas de Berlim Oriental, de Praga, de Budapeste e na Praça da Paz Celestial em Pequim. Esses sim, tem o meu respeito, pois lutavam pela liberdade.

Anônimo disse...

Senhor Aluizio,

Aguardo o desenvolvimento de sua reflexão até agora verdadeira, pois, talvez, verá nos fatos do século XX a impossibilidade de ligar as palavras democracia E liberdade - para mim a maior mentira em toda a história humana.

Senão, vejamos por exemplo no Brasil, a grande maioria da população votou - apesar de toda manipulação - contra o desarmamento, e, no entanto, o governo gasta dinheiro público com propaganda e estrutura para desarmá-la.

Anônimo disse...

Já havia visto esse vídeo a algum tempo. Contrasta o hambiente, insólito, com a anarquia e o desvairio dos anos 60 e que continua nos dias hodiernos.

Porém vamos lá: E se compararmos o saudoso Festival de Jazz de Newport com as grandiosas apresentações de Óperas, Cameratas e Orquestras dos séculos XVIII, XIX e início do século XX?
E se irmos mais além, quando a Igreja Católica reinava, quase incólume com seus cantos Sacros?

A verdade é que quanto mais o tempo avança, mais e mais as artes, a música, o vestir, a religiosidade e a vida social como um todo, aprofunda-se cada vez mais num abismo escuro e profundo. Até mesmo o Jazz (com todo respeito ao ilustre blogueiro), no caso aqui específico, é uma espécie de sublevação da ordem musical, que tem por alvo primeiro e natural o louvor a Deus, que nos deu dom tão maravilhoso.
Reflita: Quando o mundo Ocidental mergulhou na era das revoluções, a revolta massiva contra a Igreja Católica através da Reforma Protestante e principalmente com a Revolução Francesa, tudo começou a virar de ponta-cabeça. É estranho expor isso em poucas palavras, mas sugiro a leitura da Obra de Plínico Correa de Oliveira (Revolução e Contra-Revolução [disponível em PDF na internet]) e entenderá.

Eduardo - MG

Anônimo disse...

Errata: quando eu disse "hambiente" na segunda linha, quis dizer ambiente.

Wendell disse...

FORAM MUITO MAIS ESPERTOS QUE SE IMAGINARIA: SÃO SATÂNICOS!
VERIFIQUE SE UM PARTIDO É BOM PELAS SUAS IDEIAS E EM QUEM SE ESPELHA!
Ao cair o Muro de Berlim pensava-se que o comunismo acabara; ledo engano: ele ressurgiria doutra forma - ele é uma seita satânica - e atacou a cultura judaico-cristã nos alicerces, de dentro para fora, embora desde a década de 30 Stálin já houvesse mandado infiltrar a Igreja católica para a implodir.
Iniciou a agir por meio do MARXISMO CULTURAL: subvertia tudo pela frente, infiltrando-se por meio da midia, com o máximo empenho, tendo por sinal, também seus 10 mandamentos, o DECÁLOGO DE LÊNIN, E diz o 2º mandamento: "Infiltre, e depois controle todos os meios de comunicação em massa"; daí infiltrou-se nas escolas, universidades, em tudo, colocando em prática por dinheiro à vontade nas principais meios de comunicação suas ideologias diretamente ou camufladas, e hoje temos no Brasil varios empresas jornalísticas prestando esse tipo de ajuda a eles mercenariamente; no futuro serão as vítimas, mas não desconfiam ou não o querem.
E assim, subvertendo por meio do MARXISMO CULTURAL e muita propaganda sem refutação, exceções poucas são como o Aluízio, Reinaldo, etc., espalham seus tentáculos por toda parte e dentro da Igreja católica conseguiram ou fundaram com pessoas infiltradas ou apostasiadas a Teologia da Libertação, talvez a maior força de ascensão do comunista PT ao poder junto a centenas de comunistas sacerdotes e leigos e alguns bispos vermelhos, desde D Hélder, e mais cooo D Casaldáliga, D Balduíno, etc., ocorrendo fenômenos semelhantes em todos os países em que conseguem alcançar o poder, já por meio da mesma mídia comprada subverter o povo e por eles por detrás chamados de IDIOTAS-UTEIS, já dopados e no mercado à disposição deles, e não são poucos milhões no Brasil.
Quem vota no PT ou é membro, um caso, ou se não pertence ao partido é mais um dos que caiu na rede, futuro cidadão a andar de COLEIRA NO PESCOÇO E FECHO ÉCLAIR NA BOCA.
Os exemplos de países sob dominio total deles é Cuba, China, Coreia do Norte, onde aliás o PT tanto se inspira.
Não é à toa que o PT quer censurar a net!
O cristão que vota no PT além de automaticamente ser excluído da Igreja será candidato a se enquadrar no acima.Procure na net: CARTA QUE FIDEL CASTRO ENVIOU A CHAVEZ DE COMO IMPLANTAR O COMUNISMO NA VENEZUELA, e depois teria sido repassada ao amigão Lula; nessa carta, confira, os pobres são: "gente sem memoria, faceis de se manipularem, massa de manobra, idiotas-úteis" e mais trapaças usadas para chegarem ao poder e depois instalarem o totalitarismo opressor.
Quem acredita no PT confia no diabo!

Decio disse...

Se me permite resposta ao anônimo de 07/02:
Desarmamento no Brasil seria o seguinte:
10º mandamento dos comunistas: 'PROCURE CATALOGAR TODOS OS POSSUIDORES DE ARMAS DE FOGO PARA QUE SEJAM CONFISCADAS NO MOMENTO OPORTUNO, TORNANDO IMPOSSÍVEL QUALQUER REAÇÃO À CAUSA COMUNISTA".
Na Súíça cada familia tem 1 fuzil e muita munição e os crimes lá são zero.
Eles teriam é medo da população reagir pois quase 50% não votou no PT...

FF disse...

Maldita palavra "insight" Há tantas no nosso idioma que dizem de forma bem clara, como palpite, intuição, estalo, lampejo, ideia, etc, e utilizam uma que o gado ão entende e por isso acha que é chique.

Anônimo disse...

Kct, suas postagens estão cada vez mais um verdadeiro samba do conservador doido. Contracultura responsável pela ditadura cubana? Cara, você é contra a liberação das drogas porque não precisa de nenhuma para viajar, né mesmo? A sua droga é o conservadorismo, o socialismo da direita, tão obtuso e delirante como um texto da carta capital...kkkkkk Esse seu artigo é apenas mais uma mixórdia de preconceitos de toda a ordem, bem ao gosto dos "cons" misturando alhos com bugalhos porque para trás é que se anda!

MikePernambuco disse...

Foi desse antro de imundi'cie que brotou vermes como Bill Clinton, Obama,,,etc

Milton Valdameri disse...

Caro Aluizio, sou leitor assíduo de seu blog, mas é a primeira vez que faço um comentário. Tentar culpar o movimento hippie, ou a geração anos 60 pelos males da sociedade atual, nada mais é que a falácia Non Sequitur. Basta comparar o países onde a “contra-cultura” foi mais intensa com os países onde ela pouco existiu. É possível comparar até mesmo dois presidentes dos EUA, um com evidente influência dos anos 60, Bill Clinton, com o outro de evidente influência oposta, George W. Bush.

São vários os fatores que contribuíram para a deterioração da sociedade, a geração anos 60, com certeza não é um deles, muito pelo contrário, as gerações seguintes foram de jovens sem identidade, sem interesse pelos rumos da sociedade. Culpar a geração anos 60 pelos males da sociedade atual é tão ridículo quanto idolatrá-la. A geração anos 60 foi fruto de uma conjuntura histórica, da insatisfação com a mentalidade belicista, não tem nenhuma ligação com a juventude atual, iludida com a primavera árabe.

Anônimo disse...

Como assim a geração dos anos 60 não tem nada haver com a deterioração do que assistimos e vivemos hoje? Bem, se formos falar da geração que trabalhou e deu duro para construir sociedades mais desenvolvidas e mais justas, que conservaram valores da família aí sim não devemos acusa-las . Mas quando se trata de manifestantes da contra-cultura, "hippies", guerrilheiros, comunistas e todo outro tipo de movimento insidiosos, temos aí um ponto de partida para abordamos o por quê da sociedade estar hoje na berlinda das ideias e dos valores fundamentais da civilização Ocidental. É que na grande maioria das vezes, os frutos são colhidos após várias gerações. Sejam eles bons ou ruins.

Rui

Anônimo disse...

discordo Aluizio.
sou dessa geração, curti san francisco, o poder das flores,woodstock,mas nunca fui influenciado pela contracultura, tanto é que com 18 anos queria me alistar no CCC, porque sempre odiei comuno/socialista.
até hoje apoio o contra golpe de 64, e fui a favor do AI5.
só acho uma pena das FFAA não terem feito o serviço completo, seé que me entendem...

Cris disse...

Aluizio


Acabo de assistir a um programa na TV sobre penitenciárias americanas. O problema de lá é o de cá: drogas. Pensei mais ou menos o que você. Depois dos anos do Paz e Amor, com a cultura às drogas e a liberação - na prática - do seu uso, fomos ladeira abaixo.
Lá nas prisões da California, 85% dos presos têm problemas relacionados com drogas: maconha, cocaina, metanfetamina. Quando saem, voltam logo, sempre "turbinados"pelas drogas.
NINGUÉM falou em... acabar com esta cultura! Reprimir o tráfico, a produção, o consumo. Falou-se de "ressocializar", : educar", dar formação'ao preso, mas, nem por um segundo, se colocou o dedo na ferida!
Sabemos que isso dá muto dinheiro. A pergunta que não me sai da cabeça: a quem interessa? Quem são so "grandões"por trás da produção e do tráfico das drogas, que estão na raiz de todos os problemas?

Marconi disse...

KNIGHTS IN SERVICE SATAN = KISS, ou Cavaleiros a serviço de Satanás é o nome da boite queimada em RS-KISS e que se inspirou no nome daquelo conjunto satanista KISS e o relato de uma sobrevivente de que viu uma mulher sorrindo vestida de vermelho em cima do palco poderá ter algo de veraz.
As boites e tanta podridão que rola de proposito ´por aí são os frutos de execução do 1º mandamento dos "10 mandamentos de Stálin" que é CORROMPA A JUVENTUDE E DÊ-LHE TODA A LIBERDADE SEXUAL", poia subvertendo todos e acabando com as familias conseguirão impor o regime comunista.
Temos que precaver dos comunistas nunca, jamais votando nesse corrupto PT.

Anônimo disse...

Captei seu ponto... realmente, trata-se de um ponto de inflexão do mundo civilizado para o retorno ao mundo da barbárie, onde seguimos no olho do furacão.

Anônimo disse...

... "Cara, você é contra a liberação das drogas porque não precisa de nenhuma para viajar, né mesmo?"...

Caro delirante: Você PRECISA de drogas para viajar?

Você precisa de tratamento!!!

Alexandre, The Great disse...

Meu comentário não foi publicado... :-(

Aluizio Amorim disse...

Caro Alexandre:

Pode ter sido barbeiragem minha na hora de liberar os coments. Gostaria que refizesse a postagem se for possível e aí eu publico.
Forte abraço.