TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

A OPOSIÇÃO DIZIMADA: BRASIL NO CAMINHO DO AUTORITARISMO CONSENTIDO.

Artigo do jornalista Paulo Saab no jornal Diário do Comércio de São Paulo deste domingo, que transcrevo após este prólogo, faz uma constatação há muito percebida pelos mais de 46 milhões de brasileiros que não votaram no PT nas últimas eleições presidenciais: o Brasil não tem mais Oposição. Aliás o episódio da eleição de Renan Calheiros como presidente do Senado demonstrou isso de forma concreta. 

Além do mais, artigos como este de Saab também não aparecem mais na grande imprensa brasileira. O colunismo político costuma enfocar mais fofocas palacianas e, como a Oposição não dá as caras, não frequenta mais o noticiário político. Tem razão o articulista. O título do artigo resume tudo: A 'Oposição Dizimada'. A foto acima que foi publicada recentemente em O Globo, do fotógrafo Michel Filho, é emblemática. Leiam:

Ter oposição inteligente, civilizada, é sempre saudável. Só não é para quem, autoritariamente, como, por exemplo, o presidente do PT, Rui Falcão, quer ser o dono da verdade, estar sempre no poder e não precisar dar satisfações.

Mas, embora estejamos numa democracia que se consolida bem, embora o País vá aos trancos e barrancos em sua política e falta de políticas públicas, ele quase tem o que quer. Não há oposição no País.

O Brasil está dominado, comprado, anestesiado pelo esquema de poder e distribuição dos recursos públicos, por corrupção ou clientelismo.

Os partidos que não estão totalmente comprados, satisfeitos com migalhas que caem do prato, não exercem seu papel à altura dos milhões de votos recebidos e se escondem para ficar com cargos de segunda linha, num festival de fisiologismo que mostra o quanto o Brasil está carente de líderes de verdade.
Não temos oposição nem líderes.

Que líderes são Renan Calheiros, Henrique Alves, José Sarney?

Quem é líder oposicionista que represente os mais de 46 milhões de brasileiros que não votaram no PT na ultima eleição presidencial?

Quem fala em nome dos que enxergam às falácias do governo federal, as manipulações, as mentias, a enganação? Quem as denuncia?

Quem é o político com credibilidade que levanta a voz contra o mau uso da coisa pública?

A República brasileira na propaganda é uma beleza. Na ação prática é um clube de amigos onde todos querem estar. Sucumbiram.
Todos hoje querem ser amigos, aliados, do PT e seus partidos comprados de sustentação.

O ditado é exercitado plenamente: quando não puder vencer o adversário, una-se a ele. Incompetente na arte de ser oposição, sem vocação que não seja a fisiológica, até o PT assim se transformou, nossa "oposição" une-se ao poder para usufruir de benesses que passam ao largo dos interesses da nação. Servem aos interesses dos partidos e políticos.

Quem é caro leitor, em sua opinião, um oposicionista que merece respeito e fala em seu nome, se você não é um cooptado companheiro?

Renan Calheiros? Henrique Alves? Serra? (sem misturar no mesmo saco). Aécio?

Quem fala em nome dos que não se deixam levar pela enganação oficial?

Defensores de pobres, mesmo na demagogia, temos aos borbotões.

Quem defende quem não se enquadra na categoria? Quem fala em nome dos interesses efetivos do País? Das pessoas que conseguem discernir por si próprias?

A volta de Renan Calheiros à presidência do Senado, em substituição – louve-nos Deus – a Sarney, é um escárnio. Uma ofensa. Uma agressão à população brasileira. Que não está nem aí, porque é enganada o tempo todo e compra gato por lebre.

Saiu do cargo, renunciou e correu para não ser cassado por corrupção. Está sob denuncias de novo.

O Brasil é uma República que aprendeu a disfarçar. Não aparenta mais ser de bananas. Aliás, Chávez não deixaria. Ninguém o supera.

A República brasileira está se tornando, já  se tornou, numa "cosa nostra". Onde os políticos, sejam de situação ou de oposição, têm uma única escolha à la Rui Falcão (favorávela existir somente ele e os companheiros, a só eles pensarem): aderir para jogar o jogo do engana-povo.

A eleição de Renan Calheiros para presidir o Senado deveria ser seguida de bandeira a meio-pau por pelo menos uma semana. Mas quem vai  propor se está tudo dominado?

Vou esperar a explicação do senador Suplicy. Ser contra Calheiros, mas nele votar, é algo que nem Houdini faria.

São Paulo merece dois Suplicys no Senado. Aliás, um só. Dona Marta, que nem Suplicy mais é, trocou o voto dos paulistas por um carguinho de ministra por ter aderido à campanha na qual queria ser a candidata.

Deve passar o dia coçando o cotovelo na Esplanada.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ao admirável gado, o povo brasileiro, de todos os estados brasileiros, que mesmo vendo a ferrugem lhe comer as entranhas, a tudo assiste com preguiça.

Continuem a viver na ignorância vivendo na cela da ignorância ignomínia.
Corram atrás dos blocos e escolas de samba. No futuro seus filhos lhes mostrarão a que vieram.

Sofra, povo marcado e feliz. Vocês fizeram por merecer.

http://www.youtube.com/watch?v=ahIpSbJU1J8

Anônimo disse...

todo mundo recuou...

Gabeira, não eh politico dos meus sonhos, mas quando estava na Câmara era um dos únicos que fazia discursos que davam manchetes...

agora sumiu de cena, acho que desistiu de tudo...

Serra só pensa em cargos executivos, não atentando para a importância que eh ter um numero expressivo de congressistas oposicionistas...

parece que gente decente não aguenta o ar daquele lugar, e ai sabe como eh, a turma do fisiologismo faz a festa...

acreditem, essa gente não tem o menor remorso do que faz la...

como a psiquiatra Ana Beatriz sempre diz, a mente do psicopata eh diferente da nossa, por isso não espere que ele tenha dentro da cachola os mesmos valores que você e vá se arrepender ou parar com as suas ações destrutivas...

Anônimo disse...

e quase temos que agradece-los por terem eleito o Renan...

poderiam ter escolhido o Collor...

e não duvidem, fariam isso sem o menor constrangimento...

alias, Collor esta cheio de poder novamente, só que na surdina, decide assuntos importantes para a nação entre as paredes dos gabinetes...

eh amigão de Renan, que foi seu escudeiro fiel...

Anônimo disse...

UMA VERDADEIRA DITADURA CIVIL, ISSO SIM!

Anônimo disse...

O Aécio está parecendo um palhaço nesta foto. Só faz pose, oposição que é bom, nada. Como é que pode esse pusilânime pretender ser presidente. Não voto nele e nem no PSDB. Chega de dar moral pra quem não tem e não se incomoda de ter.

Alexandre, The Great disse...

Esse pateta sorridente não representa NENHUM dos 46 milhões de anti-petralhas. Quem resta? Kátia Abreu? Álvaro Dias? Quem?

HD disse...

...e não botem a culpa no PT por isso tudo. Façam apenas um exame de consciencia: como foi a política brasileira durante os mais de 20 anos de ditadura? Como os políticos se comportaram durante esse tempo?
Reflitam sobre isso e aí os senhores todos irão entender porque isso tudo acontece nos dias de hoje!!!

Anônimo disse...

Quem for nao interessa! O que interessa é extirpar esses neocomunistas-PT do poder!!
Nao interessa a nós e a naçao " showman politico" pq disso nos brasileiros entendemos e estamos vendo no que dá!
Se precisar que corra sangue para o bem da naçao, que corra! O que nao pode ocorrer é o que o PT quer: desintegrar a patria, guerra civil, venezuelizçao do Brasil!!!
Que venham as FFAA!! Estamos com eles!

Anônimo disse...

Quem lê os artigos do Olavo de Carvalho já sabe disso faz tempo...

Paulo Santos disse...

Me desculpe, mas o que eu entendo como oposição é um caminho contrário. Se voce vai para a esquerda eu somente posso ser oposição se eu for para a direita e vice-versa. Quando vai todo mundo na mesma direção é apenas um rodizio de poder de forças aglutinadoras em torno de um mesmo ideal. Portanto, não temos oposição, e faz tempo, no Brasil.

Anônimo disse...

Escravos felizes!

Anônimo disse...

O hd petralhão destilando suas bobagens aqui? E o blog do pha, do nassif e da helena, todos da esgotofera sem nenhum comentário e o hd aqui encima não vai lá prestigiá-los? Perde seu tempo destilando suas asneiras aqui e pensa que alguém o leva em consideração bobalhão petralha?