TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, fevereiro 19, 2013

MÉDICO REVELA QUE CHÁVEZ, EM FASE TERMINAL, AGORA RECEBERÁ APENAS TRATAMENTO PALIATIVO

HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA ->
O médico venezuelano Jose Rafael Marquina que acompanha o desenvolvimento do câncer que acomete Hugo Chávez, diz em sua conta no Twitter, nesta segunda-feira, que não ficou surpreso com a transferência do caudilho para a Venezuela, considerando que isso viria a acontecer logo que os médicos conseguissem estabilizá-lo. 

Mesmo assim, o caudilho teve que ser transportado para a Venezuela a bordo de um avião-ambulância e foi internado imediatamente no Hospital Militar de Caracas na madrugada desta segunda-feira, conforme divulguei em primeira mão em termos nacionais aqui no blog.

O Dr. Marquina, que vive e trabalha em Naples, nos Estados Unidos, é a única fonte médica que analisa o quadro mórbido de Chávez, há um ano e meio, quando diagnosticaram que sofria de câncer. Depois disso o tiranete foi submetido a quatro cirurgias. Nesta última, em Cuba, onde ficou internado por mais de dois meses, quase morreu, quando lhe extirparam duas vértebras e cortaram boa parte de seus intestinos alcançados pelas virulentas metátases. 

Após a cirurgia o caudilho foi atacado por severa infecção pulmonar e respira por aparelhos, além de ter perdido completamente a voz em decorrência da traqueostomia a que foi submetido para poder respirar.

Segundo o Dr. Marquina, "neste ponto da enfermidade não existe nenhum tratamento curativo, somente paliativo dos sintomas do câncer", acrescentando que "lamentavelmente em etapas avançadas o câncer tende a progredir como resultado do crescimento rápido das células malignas."

Alerta o médico "que o problema principal agora é o câncer o qual historicamente não tem resposta nem à quimio e nem à rádioterapia".

O Dr. Marquina considerou bom que Chávez tenha voltado para a Venezuela. "O mais importante - salienta - é que se diga aos venezuelanos a verdade e se ative a saída democrática".

Entretanto, o governo chavista continua escondendo essa funesta realidade e usa a doença de Chávez como arma política para mobilizar seus seguidores. Até hoje não foi expedido nenhum boletim médico oficial sobre o verdadeiros estado de saúde do caudilho.
OS TWITTES DO DR. MARQUINA

Um comentário:

Walter disse...

Os twitters dão impressão que fala e desfala; nem tem muitas informações seguras; tentando se manter no mercado?