TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, março 27, 2013

POLÍCIA FECHA ABATEDOURO CLANDESTINO LIGADO AO MINISTRO DA AGRICULTURA

Andrade, o ministro da Agricultura.
A Polícia Ambiental de Minas Gerais interditou o matadouro clandestino que tem como cliente o ministro da Agricultura, Antônio Andrade. A medida atende a um pedido do Ministério Público de Minas Gerais e foi tomada nesta terça-feira. A última edição de VEJA mostrou as condições insalubres e ilegais em que os animais eram abatidos no local. O ministro, que é dono de 3.000 cabeças de gado na região de Vazante, utilizava o local para abater animais de seu rebanho.

O dono do local, Rogério Martins da Fonseca, admitiu que os animais eram abatidos com a utilização de uma marreta. Ele também não apresentou a documentação necessária para o funcionamento do abatedouro, que permanecerá fechado até que a situação seja regularizada.

Em 2006, Rogério chegou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se comprometeu a regularizar a situação do estabelecimento. Mas não cumpriu o acordo negociado com o promotor José Geraldo Rocha.

O dono do abatedouro é amigo do ministro há mais de duas décadas, e confirmou a VEJA que Andrade é seu parceiro. “O último gado que comprei do ministro foi em dezembro. Foram 22 reses", disse o empresário. Em nota, Antônio Andrade negou que seja parceiro comercial do abatedouro clandestino; disse que negocia seus animais apenas com grandes frigoríficos. Do site da revista Veja

MEU COMENTÁRIO: Até agora não vi nenhuma repercussão dessa macabra história do matadouro clandestino. É verdade que não se pode ter a pretensão e conseguir analisar todos os veículos de comunicação. Mas até onde pude constatar esta importante reportagem da revista Veja não teve a devida repercussão na grande imprensa brasileira.
Trata-se de um trabalho jornalístico dos mais importantes porquanto abatedouros desse tipo constituem um atentado à saúde pública. É um caso muito grave e que, obrigatoriamente, deveria ter desdobramento também no âmbito do Ministério da Saúde.
O dono do abatedouro confirma que é amigo do Ministro da Agricultura da Dilma, Antônio Andrade e com o qual tem negociado, segundo informa. 
Convenhamos, mas num país que tenha um governo minimamente sério essa história não pode terminar no esquecimento.
Está aí uma ótima pauta para o programa Fantástico da Rede Globo. Que tal? 

3 comentários:

Unknown disse...

Aluizio, parece que o Fantástico já apresentou tal reportagem há quinze dias mais ou menos!

Aluizio Amorim disse...

Clóvis Fernandes,
grato pela info. Mas foi igual a esta matéria da revista Veja? Pergunto porque não vejo televisão.

Anônimo disse...

"Em 2006, Rogério chegou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se comprometeu a regularizar a situação do estabelecimento. Mas não cumpriu o acordo negociado com o promotor José Geraldo Rocha"

e o promotor desde la não se interessou em saber como andava o cumprimento das normas do TAC?

acreditou que um cara que abate um animal a marretadas iria transformar sua carniçaria em algo modelo padrão do dia pra noite?