TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, abril 16, 2013

ALÉM DA RECONTAGEM VOTO A VOTO, OPOSIÇÃO VENEZUELANA PEDIRÁ UMA REVISÃO DE TODO O PROCESSO ELEITORAL.

Em meio a reuniões intermináveis no comitê de campanha do candidato Henrique Capriles, o principal assessor para economia e políticas públicas do candidato oposicionista, Ricardo Villasmil, concedeu uma breve entrevista ao meio-dia de ontem ao jornalista Leo Gerschmann, enviado do jornal brasileiro Zero Hora, de Porto Alegre para a cobertura da eleição venezuelana. Nessa entrevista, ele contou o que estava sendo decidido: os oposicionistas não apenas vão pedir recontagem de votos "voto a voto", mas a revisão de todo o processo eleitoral.
Ricardo Villasmil: revisão total.
Zero Hora — Vocês estão discutindo nesta reunião, da qual o senhor participa neste instante, a estratégia da oposição? Será realmente pedida a recontagem dos votos, como chegou a dizer Capriles?
Ricardo Villasmil — Sim, a reunião é sobre o que faremos. Mas te digo que não, não queremos somente a recontagem. Queremos muito mais que isso. A recontagem voto a voto, em todas as urnas, vai ocorrer, tem de ocorrer. Mas é pouco. Vamos pedir a revisão de todo o processo eleitoral.
ZH — O que significa isso?
Villasmil — Temos informações sobre ônibus do governo que carregavam eleitores, gente que votou mais de uma vez, urnas encontradas onde não deveriam estar, votações depois de as urnas terem sido fechadas. Tudo isso é de um desmando tremendo. É evidente que não podemos deixar assim, até porque, mesmo que o candidato do governo tenha esses poucos votos a mais, houve um vício no próprio processo eleitoral.
ZH — Há apoio nas redes sociais, dentro do próprio Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e de organismos internacionais para essa revisão. Isso chegou até vocês?
Villasmil — Sim. Nas redes sociais, há um movimento intenso pedindo que façamos alguma coisa. A Organização dos Estados Americanos (OEA) já manifestou seu apoio. O secretário-geral, José Miguel Insulza, não só disse que respalda nosso pedido de recontagem completa dos votos, como ofereceu ajuda. Isso nos respalda. Também houve manifestações de integrantes do CNE que concordam com a recontagem (o CNE é dominado pelo chavismo). Do site do grupo RBS/Diários Catarinense

2 comentários:

Cris disse...

@marquina04: A firmar y llevar 10 más q firmas una denuncia del fraude n Venezuela al mundo https://petitions.whitehouse.gov/petition/call-upon-international-community-urge-full-recount-votes-be-done-venezuelas-presidential-elections/0MNp0Bys …” es rapidito! Firma ya

Anônimo disse...

O CNE é dominado pelo chavismo e o STE e' dominado pelos PTistas. Com essas nossas urnas eletronicas tem um problema, nao podem recontar os votos. As da Venezuela tambem,,,la' so' tem recibo e recibo que que voce votou, mas nao em quem. Com a nossa nem recibo tem. No Brasil nao importa marqueteiros, campanhas, oposicao, votar nulo ou nao,,,,nada disso faz diferenca. O que vai contar sao os dedos PTistas direcionando o total. Se o Brasil tivesse uma mi'nima democracia, essas urnas eletronicas ja' estariam no lixo que e' o lugar delas. Ninguem nota que esses caras fazem a campanha para a reeleicao rindo e muito tranquilos ??? alguns ate' debocham como a Dilma. Por que ? --- A CERTEZA DA VITO'RIA.