TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, abril 04, 2013

AMEAÇA DE FRAUDE ELEITORAL NA VENEZUELA: AUDITORIA REVELA QUE FUNCIONÁRIO DO PARTIDO CHAVISTA DETÉM A SENHA QUE ACIONA AS MÁQUINAS DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA

Sistema de votação eletrônica estaria sob controle de um funcionário chavista do Conselho Eleitoral que possui a senha de ativação das máquinas de votar, segundo denúncia após realização de auditoria.
A atenta e bem informada leitora venezuelana do blog que usa o pseudônimo de Lucecita Venezuela, quase diariamente posta comentários aqui no blog revelando informações exclusivas sobre o ambiente da campanha presidencial naquele país, cuja eleição ocorrerá no dia 14 deste mês de abril.
Em tradução livre o espanhol, este é o relato da leitora:

Hoje (quarta-feira) o ambiente está muito tenso. Capriles anunciou cedo que seu comando faria uma denúncia muito grave. Trata-se da auditoria das máquinas de votação eletrônica. A auditoria detectou que um funcionário do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que é membro do PSUV, o partido chavista, possui a senha que ativa essas máquinas.

Imediatamente fizeram a denúncia e agora estão esperando a resposta da presidente do CNE, Tibisay Lucena. O reitor do CNE, Vicente Díaz, disse que é verdade que fato denunciado sobre o funcionário chavista.

O representante do comando de campanha de Nicolás Maduro, revidou acusando os denunciantes de caluniadores e desestabilizadores. Disse-lhes que não ousarão meter-se com o árbitro eleitoral.

O vídeo de Lula não caiu bem. O CNE tampouco pronunciou-se sobre essa intervenção de Lula nas eleições venezuelanas.

O comando da campanha de Capriles denunciou também que não estão sendo respeitados os horários de rádio e TV dedicados à campanha. O sistema de meios de comunicação bolivariano - quase a totalidade das emissoras de rádio e televisão do país - transmite o dia inteiro as atividades de Nicolás Maduro.

ESCASSEZ DE ALIMENTOS E REMÉDIOS
As pessoas não conseguem nada. Não há medicamentos: faltam antibióticos, remédios para o coração, diabetes e até mesmo drogas para ministrar tratamento quimioterápico.

As gôndolas dos supermercados estão vazias. Faltam alimentos como farinha de milho, de trigo, manteiga, margarina, azeite, açúcar, pasta dental e papel higiênico, entre outros produtos de primeira necessidade. Na capital Caracas, é possível conseguir com certa dificuldade esses produtos, mas no interior do país a situação é grave.

Há pouco o regime chavista emitiu um decreto determinando que os médicos não podem mais receitar medicamentos pelo nome de sua marca, mas apenas do componente ativo. Tal determinação decorre da importação de medicamentos genéricos de Cuba e da Índia, fato que desagradou a população e os próprios médicos.

Enquanto isso a campanha eleitoral prosseguiu, com Nicolás visitando Táchira e Mérida. Falou de Chávez o tempo todo e rodou grava;ção do Hino Nacional da Venezuela na vos do finado caudilho.

Já o oposicionista Capriles se reuniu pela manhã com um grupo de ex-chavistas do movimento “Bolivarianos e Revolucionários pela Pátria”, que ofereceram seu apoio ao candidato oposicionista. À tarde, Capriles visitou o Estado de Barinas, terra natal de Hugo Chávez.

EN ESPAÑOL - Hoy el ambiente está muy tenso. Capriles anunció temprano que su comando haría una denuncia muy grave. Se trata de que en las auditorias de las máquinas electorales se detectó que un funcionario del CNE, que es miembro del PSUV, tiene la clave que activa estas máquinas.

Inmediatamente hicieron la denuncia. Están esperando respuesta de Tibisay Lucena, presidenta del CNE. Vicente Díaz, rector del CNE, dijo que es verdad. Saltó Jorge Rodríguez, del comando de campaña de Nicolás y los llamó calumniadores, desestabilizadores y les dijo que no osaran meterse con el árbitro electoral.

El video de Lula no cayó bien. El CNE tampoco se ha pronunciado sobre esta intervención en las elecciones venezolanas. El comando de Capriles denunció también que no se están respetando los horarios de radio y TV dedicados a la campaña. El sistema de medios bolivarianos –que son casi todas las emisoras de radio y televisión- pasa todo el día las actividades de Nicolás.

No se consigue nada. No hay medicinas: ni antibióticos, ni medicamentos para la tensión o corazón; tampoco para la diabetes, ni para las quimio. No hay repuestos para vehículos. Tampoco hay harina de maíz, ni de trigo, mantequilla, margarina, aceite, azúcar, papel toilet, servilletas, pasta de dientes. En Caracas, se consiguen con dificultad, pero se consiguen. En el interior del país, la situación es grave.

Hace poco el régimen emitió un decreto mediante el cual los médicos no pueden recetar medicinas por su nombre, sino por el componente activo. Se debe a que importaremos medicinas genéricas de Cuba y la India. Esto ha molestado mucho a la población y a los médicos.

Nicolás estuvo hoy en Táchira y Mérida. En su discurso contó que se encontró con unos jóvenes que le dijeron que iba a perder; una señora lo llamó comunista. Dijo que tenía información privilegiada que Capriles iba a renunciar, que se retiraba y se iba a NY. Puso el himno nacional con la voz de Chávez. Habló y habló de Chávez. De la oposición dijo que era irrespetuosa de la memoria de Chávez. Que no creen el cuento del pajarito y que lo despreciaban porque era “pobre”. También hoy se suspendieron las clases en los colegios y los empleados públicos asistieron a los actos. Nicolás estuvo acompañado de muchos miembros de su gabinete. Y de muchos autobuses que trasladan a los asistentes.

Capriles se reunió en la mañana con un grupo de “exchavistas” del movimiento “Bolivarianos y Revolucionarios por la Patria”, que le brindaron su apoyo. En la tarde estuvo en Barinas. Dijo que sí se iba, pero para Miraflores. Que los liderazgos no se heredan, que se construyen con esfuerzo y trabajo. Habló de la inflación: 12 % en estos tres meses y de las promesas incumplidas. Llamó a la unidad y a la paz. Recordó que los que asistieron fue por voluntad y esfuerzo propio. 

7 comentários:

Anônimo disse...

QUE NOVIDADE,,,MEU DEUS,,,,NINGUEM SABIA DISSO,,,QUE ABSURDO. Capriles ja' sabia disso quando perdeu. Fingir que nao sabe e' o pior da histo'ria. " Maduro, revidou acusando os denunciantes de caluniadores e desestabilizadores. Disse-lhes que não ousarão meter-se com o ábitro eleitoral. " Eu acho que ja' vi essa ameaca aqui no Brasil. Tentem tirar essas urnas eletronicas aqui e voces ouvirao o berreiro. JAMAIS eu disse JAMAIS, quem estiver no poder, permitira' a troca dessas urnas, ou a modificacao delas. Seria como jogar fora um bilhete premiado. E e' sabido de todos que o STE so' tem Petistas,,,so' que a eleicao presidencial ta chegando aqui no Brasil,,,e ninguem ta se mexendo. Agora o Al Capone fujao, ta sendo cabo eleitoral na Venezuela tambem. Ele acha pouco o que fez no Brasil. Todas as noti'cias que vejo do Lula me irritam, ate' sua foto tambem. Alem de homofo'bico me tornei um Lulofo'bico.

Ivan disse...

COMUNISMO É REGIME FRACASSADO E SATANISTA!
É O ESTABELECIMENTO DO REINO DA MISERIA!
É também um fato que todos os postulados teóricos e econômicos de Karl Marx resultaram em, no mínimo, um espetacular e catastrófico fracasso quando postos em prática e há literatura mostrando que vagabundos e preguiçosos abraçam os ideais comunistas apenas como forma de expressarem seu ódio e inveja contra os que são prósperos economicamente - ricos às custas de seus próprios esforços e trabalho árduos. Alguns desses inescrupulosos se elegem como políticos, lideranças sindicais e alguns até presidente da república para montarem seus negócios com dinheiro publico.
De igual forma, muitos que se elegem se apresentam como socialistas em defesa dos oprimidos para conquistarem o poder político e econômico não passaram de um bando de facínoras, mentirosos e criminosos.
Os exemplos de Fidel Castro, de Lênin, Stalin, Mao e outros mais são autênticas evidências disto.
Nada mais que ladrões, ávidos por dinheiro e poder que se travestirem de “líderes socialistas” e lançando-se no lamaçal ideológico marxista-comunista, apenas se identificando como tal apenas depois de bem estabelecidos; ou seja, o comunismo além de ser uma mentira em si mesmo, é um excelente veículo para cometer qualquer fraude imaginavel, provando as quase 200 000 000 de mortos em repressões mundo afora até hoje de regimes fracassados para poderem prosperar.
Cuba, Coreia do Norte, Albania, etc são os exemplos, assim como a Venezuela em que falta de tudo!

Anônimo disse...

E por qual razão não aconteceria aqui, no Brasil? Capazes de tantos atos que vêm afrontando a frágil política nacional, esses comunistas não hesitariam em fraudar as eleições e suas pesquisas.

Anônimo disse...

mas isso parece mais do que "obééévio"!

por que vocês acham que toda essa bolivarianada medonha, analfabeta e ignorante não perde mais eleições?

cês acham que o Bananão esta livre disso?

Anônimo disse...

É incrível, espantoso mesmo, como pessoas (sem enquadrar as ignorantes) podem viver num ambiente totalmente corroído desses, acatar uma situação assim.

Alexandre, The Great disse...

Ah, descobriram "agora" que na Venezuela as urnas eletrônicas TAMBÉM SÃO FRAUDADAS? É mesmo? Nããããooo digaaaaa...

Anônimo disse...

Na Venezuela também utilizam urnas eletrônicas. A senha estaria com um aliado de Chaves/Maduro. Só queria entender: essas urnas eletrônicas foram emprestadas pelo Brasil? E aquí na terrinha tupiniquim, a senha está com quem?