TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, junho 27, 2013

AYRES BRITTO ADVERTE: REFORMA POLÍTICA COM PLEBISCITO É UM "CHEQUE EM BRANCO". EM OUTRAS PALAVRAS: PT PREPARA GOLPE COMUNISTA COMO OCORREU NA VENEZUELA.

Ayres Britto e outros juristas advertem sobre o risco institucional
que ameaça a democracia. Em outras palavra: PT estaria preparando
 um golpe do tipo bolivariano, ou seja, comunista.
Um plebiscito para tratar da reforma política — como foi defendido esta semana pelo governo federal — pode fazer com que a população aprove propostas que podem acabar sendo desvirtuadas depois, ao chegarem ao Congresso, alertam juristas e pesquisadores do Direito. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto afirma que seria como a população dar um “cheque em branco” aos parlamentares. Para um tema amplo e árido como a reforma política, poderia ser pensado um outro instrumento de consulta popular, o referendo, no qual, em vez de aprovar ou não uma proposta que depois iria ao Congresso, a população votaria sobre pontos que já teriam sido discutidos e definidos pela Câmara e pelo Senado, defende também o professor Gustavo Binenbojm.
No entanto, também o modelo do referendo pode trazer um risco: o fato de que, como a população votaria se quer ou não um projeto já aprovado no Congresso, e como as perguntas do referendo não poderiam trazer todos os detalhes desse projeto, a população poderia acabar ratificando algo sem conhecer todos os detalhes do que foi votado no Congresso. Seja referendo ou plebiscito, as perguntas que serão feitas à população também precisam ser alvo de debate, ressalta o professor Ivar A. Hartmann.
Gustavo Binenbojm, professor da faculdade de direito da Uerj:
O plebiscito é um instrumento de consulta popular que pressupõe perguntas sobre assuntos muito específicos, sobre os quais a população teria de ter um entendimento claro, quando a reforma política é um tema muito amplo. Por isso, pela natureza complexa desse tema, o instrumento mais adequado de consulta à população seria o referendo. Primeiro, o Congresso conduz uma discussão sobre os diversos pontos da reforma política, e vota um projeto sobre isso. Então, a legitimação popular a esse projeto viria depois, por meio do referendo; o projeto ou proposta aprovado preveria que aquele texto só entraria em vigor após essa legitimação da consulta popular.
Se for uma consulta plebiscitária, por outro lado, haveria brechas para serem preenchidas depois pelo Congresso, porque as perguntas necessariamente seriam mais generalistas, não abrangeriam todos os detalhes que cada ponto da reforma política tem. No plebiscito, se for uma pergunta muito específica, corre o risco de a pessoa não entender o que está sendo perguntado; se for muito genérica, seriam deixadas essas brechas para o Congresso decidir depois, e ele poderia desvirtuar o que foi aprovado antes pela população.
Ayres Britto, ex-ministro e ex-presidente do STF:
De acordo com a Constituição, a soberania do povo pode ser exercida pelo voto secreto universal, ou mediante lei, e aí caberiam três formas: o referendo, o plebiscito e um projeto de iniciativa popular. Eu prefiro o referendo, onde o Congresso prepara um projeto de lei ou PEC, discute, delibera, e depois o que for aprovado é submetido à população, dependendo, para entrar em vigor, desse endosso, desse aval do povo. O povo votaria já sabendo do que se trata. O Congresso já fez seu papel antes. O conteúdo está ali, não será uma surpresa que virá depois que tiver sido aprovada pela população, como no plebiscito. E as perguntas precisam ser claras, com base na vida vivida das pessoas, não da vida pensada.
No plebiscito, o povo diz se concorda ou não com pontos da reforma política, responde a perguntas que são alternativas radicais, porque são mutuamente excludentes: quero isso ou não, aprovo aquilo ou não. Mas, quando o que foi aprovado chegar ao Congresso, o projeto que o Congresso vai elaborar e votar pode mudar alguma coisa. É dar cheque em branco a ele. O plebiscito é menos confiável, porque é menos provável que o teor da vontade popular seja totalmente acatado depois pelo Congresso.
Ivar A. Hartmann, professor da FGV Direito Rio:
Seja plebiscito ou referendo, o principal problema é a formulação das perguntas que serão feitas à população. Podemos até dizer que, dependendo das perguntas, o resultado pode ser um ou outro; a definição das perguntas já carrega um ou outro resultado. Se for uma consulta por referendo, seria apresentada à população uma lista de itens tirados do projeto aprovado no Congresso, e algumas coisas poderiam entrar embutidas ali, já que as perguntas não poderiam trazer todos os detalhes do projeto aprovado. As pessoas poderiam acabar votando sobre o todo, e detalhes sobre os quais a população não votou acabariam entrando de contrabando. Por isso, vejo mais desvantagens no referendo do que no plebiscito.

De qualquer forma, sendo referendo ou plebiscito, vejo que a formulação das perguntas é o maior desafio. Além de ser feita uma grande campanha de divulgação das propostas pelo governo e pela imprensa, as próprias perguntas, antes de serem levadas para votação da população por plebiscito ou referendo, devem ser submetidas a discussões e consultas: ser alvo, no mínimo, de audiências públicas e, mais que isso, ser colocada à disposição para consulta na internet. A formulação das perguntas deve ser aberta a comentários e consultas mais de uma vez, nos moldes do que ocorreu com a formulação do marco civil da internet, por exemplo. Do site do jornal O Globo

URGENTE! LEIA TAMBÉM E COMPARTILHE:

57 comentários:

HD disse...

Vamos por partes:
1. Por que o nosso amigo aí acha que o povo não pode opinar e o congresso pode? Perguntem a ele ó que é democracia.
2. Por que as propostas podem ser desvirtuadas? Elas serão desvirtuadas se forem feitas perguntas que possibilitam a desvirtuação. Aliás o poder judiciário entende bem disso, basta ver os julgamentos que são feitos!!
3. Qual é o medo dos políticos e do judiciário? Simples: se forem feitas perguntas do tipo "perda de direitos políticos vitalícia para corruptos", possibilidade de candidatos sem partido, etc e tal, é claro que o pessoal (leia-se judiciário, legislativo e executivo) não gostariam que fossem aprovadas, afinal eles perdem poder de manipulação.

Plebiscito já com todos os itens da reforma política decididos pelo povo e não pelos atuais desgastados políticos!!!

Anônimo disse...

Filho de Figueiredo conta por que o pai se recusou a fazer Copa do Mundo no Brasil.

Circula na internet uma mensagem de Paulo Figueiredo, filho do general João Batista Figueiredo, o último militar a ocupar a Presidência da República durante o regime militar. Ele relata por que seu pai não aceitou que o Brasil sediasse a Copa na década de 80.
A PONTA DO ICEBERG.
Paulo Figueiredo.
Aquí: http://heliofernandes.com.br/?p=68441#comments

Anônimo disse...

Cale essa boca fétida HD. Você só sabe escrever merda. Você está no lugar erado. Vá ao blog da esgotosfera, do paulo henrique amorim que é do seu estilo, e lá só tem meia dúzia de comentários, ou então, em outros do gênero.

Rosa Cristina disse...

Não confio nas urnas eletrônicas, são fraudulentas, NÃO QUERO PLEBISCITO o povo nas ruas está conseguindo o que quer de forma mais rápida. Em último caso o melhor é o REVERENDO. Uma boa parcela do povo brasileiro não tem acesso a informação e é comprado por políticos!

Anônimo disse...

HD,
Como acreditar que o eleitorado votará de forma consciente sobre “voto em lista fechada”, “cláusula de desempenho ou barreira” e assim por diante?
Por isso, esta consulta popular, sobre assuntos obscuros para a grande maioria da população, é favorável apenas a quem tem máquina partidária, militância e eleitorado fiel, independentemente do que está em questão.
Ou seja, o “plano B” do plebiscito ajuda o PT com suas propostas de financiamento público de campanha e voto em lista, por exemplo. Com isso, em vez de se fazer o mais simples e certo — mudanças tópicas, pelo Congresso, na cláusula de barreira e extinção das coligações em pleitos proporcionais —, envereda-se por uma rota tortuosa que favorece o o governo, isto é, o PT.

Anônimo disse...

HD,
Vamos por partes:

1. Por que o nosso amigo aí acha que o povo não pode opinar e o congresso pode?
>Quem irá formular as perguntas?
O problema já começa aí.
Virá da CUT, do MST, da UNE, do MPL...

2. Por que as propostas podem ser desvirtuadas? Elas serão desvirtuadas se forem feitas perguntas que possibilitam a desvirtuação. Aliás o poder judiciário entende bem disso, basta ver os julgamentos que são feitos!!
>Quem garante que não serão desvirtuadas?

3. Qual é o medo dos políticos e do judiciário? Simples: se forem feitas perguntas do tipo "perda de direitos políticos vitalícia para corruptos", possibilidade de candidatos sem partido, etc e tal, é claro que o pessoal (leia-se judiciário, legislativo e executivo) não gostariam que fossem aprovadas, afinal eles perdem poder de manipulação.

>O X da questão não é esse !
O medo é votarem uma legislação que favoreça um determinado grupo em relação aos demais partidos, o que implica um sistema muito pior.

HD disse...

Interessante que só tem anônimos que respondem ou comentam algo a respeito das minhas intervenções.
Quanto ao plebiscito, quem se lembrado plebiscito das armas de fogo? Mesmo com a igreja e outras entidades contrárias o resultado foi estrondoso.

Che Heroi disse...

Nós vamos fazer essa revolução comunista no Brasil através de uma nova constituição.
Viva Che!!!!!!!!
Viva Fidel!!!!!!!!!!!
Viva a Revolução!!!!

Anônimo disse...

HD
O povo não deve opinar quento à reforma política por que grande parte é ignorante e não sabe fazer boas escolhas.
Se soubesse, não teríamos estes políticos corruptos e aproveitadores.
O povo que foi às ruas quer uma reforma quanto à corrupção ninguém pensou em reforma política. Isto é coisa que o PT quer para desviar o foco e não tirar os seus corruptos da atual administração.
O povo só quer moralização.
Alguma providência foi tomada?
Tanto faz a Lei se ela não é cumprida.

MJ

Alexandre, The Great disse...

Hermitão do Deserto: plebiscito funciona sim (assim como Democracia Direta) em países com elevado grau de educação do povo. Países com zero analfabetismo (educacional e funcional). Países como a Suíça, por exemplo. No Brasil, que já elegeu lullão(2 vezes) e dilmanta, com analfabetismo batendo 10% e funcional acima dos 50% não funciona; ainda mais em questão complexa como essa que é a Reforma Política. Não bastassem esses argumentos, vamos simplificar: a Constituição não prevê tal mecanismo; logo, é INSCONSTITUCIONAL! Conforme o Aluízio vem mostrando, com clareza solar, é mais uma tentativa de golpe dessa quadrilha! E pare de fumar esse matinho suspeito...

Anônimo disse...

Ai, ai. Esse HD só fala bobagens e se revela ignorante. A questão da proibição de venda de armas foi submetida a um referendo e não a um plebiscito, rapaz. A lei já havia sido aprovada pelo Congresso e o referendo foi realizado para que a população decidisse se um artigo dela, que proibia a venda de armas, devia entrar em vigor ou não. O Congresso decidira pelo referendo na própria lei, num parágrafo desse artigo, salvo engano.

Anônimo disse...

Ei vc. ai???você mesmo HD!!!!não diga o que não conhece.Melhor seria vc. ter ficado quieto.Cala a boca meu filho!!

Anônimo disse...

Rosa Cristina, creio que devemos deixar o Reverendo fora disso...

Anônimo disse...

Edemir Ferreira: HD, faz um favor, apresente um documento, vídeos e todo tipo de declaração de parentes e amigos, de que você é uma pessoa idônea, que se importa com o seu próximo, que faz todos os tipos de obras visando o bem estar público, e só depois disto, você vem aqui, dizer o que pensa, mas esboce apenas o seu pensamento, sem influenciar as pessoas, apenas diga o que pensa, e não o que quer que as pessoas pensem junto com você. Chega, você não é uma pessoa que jura a bandeira. Provavelmente, você deve ter ligação com algum grupo ligado ao aparelho de estado, que sofrerá, se for aprovado algo que deixe por fim, seus benefícios egoístas. (Meu nome: Edemir) Detalhe, caso venha de sua parte, soar algo do tipo, que queira me identificar a fundo, pode fazer, mas prepare para sofrer as consequências sob os direitos de expressão e nos quais pode surgir até processos judiciais.

HD disse...

Só mais um comentário, se é que me é permitido me dirigir a estas sumidades que estão em patamares intelectuais muito acima do que eu. Respeitosamente me dirijo aos senhores para informar que do ponto de vista prático plebiscito ou referendo não dá muita diferença. No final é o povo que vai decidir o que quer ou não. Sei que essa minha visão é muito simples perto pesses pilares de sabedoria que perambulam pela internet, mas eu estou acostumado a pensar simples e ver os resultados finais e não a ficar filosofando sobre o "sexo dos anjos"!!!!

jane sanders disse...

Fã incondicional do BLOG ALUIZIO AMORIM. Encaminho um pedido a este BLOG: Solicitar as Forças Armadas para entrar em ação. Para que guardem o Brasil, afastando esta ameaça comunista, até Outubro de 2014, data para as novas eleições. Talvez este Blog tenha mais força que centenas de pessoas que já encaminharam sesu pedisos as FFAA no intuído de coibir um Golpe Bolivariano.Com atenção Jane Sandes

RONALDO disse...

NÃO ADIANTA FAZER PLEBISCITO POIS SE ELES RESPEITASSEM A VONTADE POPULAR NÃO TERIAM APROVADO A LEI DE DESARMAMENTO QUE FOI REPROVADA NO PLEBISCITO. O PLEBISCITO SÓ É VALIDO QUANDO ESTA DE ACORDO COM O QUE ELES QUEREM PARA SIMPLESMENTE RATIFICAR; E SE NÃO FOR COMO ELES QUEREM NÃO FAZ DIFERENÇA. ELES NÃO SÃO DE CONFIANÇA E NÃO MERECEM CHEQUE EM BRANCO PARA DE FORMA SORRATEIRA COM PERGUNTAS CAPÍCIOSAS .

Anônimo disse...

Pelo jeito não podemos mais confiar em nada ,porque se for um plebiscito haveria mais detalhes na reforma política , que a população se isentaria . No caso referendo já elaborado e discutido pelo congresso as perguntas já viriam elaboradas com leis e pec para que a população aceita ou não.Nos dois casos fica difícil atender o clamor da população.No final o povo nunca alcança os seus objetivos e ideais, se depender desses parlamentares nada muda.

Anônimo disse...

A VERDADE É QUE O PT TAH ARMANDO UM BOTE, RESTA SABER QUE TIPO DE BOTE, TUDO QUE VEM DO PT NÃO É CONFIÁVEL.

Anônimo disse...

ANÔNIMO DISSE:
PLEBISCITO OU REFERENDO, QUEM FOR NESSA VOTAÇÃO SÓ VAI CONFIRMAR QUE O POVO É REALMENTE DESPREPARADO E QUE NÃO TEM SENSO DE PERIGO, DEPOIS DE TANTO LUTAR COM MUITA PROPRIEDADE, ENTREGAR TUDO DE BANDEJA PARA ESSA CORJA QUE AI ESTÁ. SÓ VAI FICAR PROVADO A IGNORÂNCIA POLÍTICA, DE UM POVO QUE SE ACHA ESPERTO.
DIGA NÃO A PLEBISCITO OU QUALQUER OUTRA PORCARIA.

Rosi Aguiar disse...

Definitivamente, estou chocada com os comentários e discursos aqui escritos,vocês chegam a confundir as pessoas, leigas,as cultas,as ignorantes como comentou outro anonimo.Teve um que chegou bem perto.O povo em principio não queria reforma política já,o povo quer soluções imediatas quanto a melhoria da saúde,educação e segurança,além da retirada imediata dos corruptos condenados do poder.O povo é assim simples nem imagina a dificuldade que é tirar esta cambada do poder,e o meu comentário é para todos do poder,legislativo ,executivo e eu sei lá mais quem,judiciário.Gente nada funciona neste país nem a constituição,NADA.Talvez tenhamos que pedir orientação de fora do Brasil,porque do jeito que a coisa esta indo seremos enganados novamente e pelos mesmos gananciosos,egoístas e corruptos que dirigem este pais.É só uma humilde contribuição de uma senhora desempregada cansada de lutar por um Brasil melhor.

Pat bem casados disse...

Oque o povo quer é escolas e saude e meio de tansporte dignas ,e leis que nao favoreçam so os politicos, simples!! Fazer uma reforma politica me faz pensar que ai tem coisa.....

Anônimo disse...

Rosi A guiar parabéns

Anônimo disse...

Respondendo a um dos anônimos, que pede Plebiscito já, cabe lembrar e se possível,esclarecer, os pontos,como ele colocou, que o Congresso tem competência constitucional,e capacidade para fazer boas leis, o que não tem mais, graças ao mensalão, e outras ações e atitudes, é a credibilidade necessária para aprová-las. Quanto a pergunta sobre democracia, diante dos perfis de cada um a resposta é dispicienda. Quanto a segunda questão, do por que as propostas poderão ser desvirtuadas, porque num plebiscito é impossível se focar em mais de uma questão. Fica genérico demais.Ao afirmar que elas serão desvirtuadas se forem feitas perguntas que possibilitam a desvirtuação, um governo que não tem credibilidade, certamente optará por fazer perguntas assim. Conduzirá facilmente a resposta.Aliás, parece que vc não leu a matéria, e sua crítica ao poder Judiciário,demonstra isso sua parca compreensão sobre o tema.
Quanto a terceira questão, é maior o perigo disso acontecer sobre questões em aberto, pois se for formulada sobre o tema de um projeto de lei que trate dessa questão, por óbvio ficará mais claro se for por referendo, do que por plebiscito para ser formulada uma lei com base numa proposta aberta a ser elaborada por políticos em sua maioria não interessados na eficiência dessa lei. A pergunta q vc fez se formulada em plebiscito possibilitara ficar aberta a forma de como se daria a perda desses direitos, enquanto, qq forma que tenha sido colocada no referendo, com perguntas, como "você concorda com a perda de direitos políticos vitalícia para corruptos, proposta pelo PL", proposta que já constaria do projeto de lei, logicamente no referendo deveriam ser claras e portanto, formuladas pelo TSE, pelo que já estaria definido no PL submetido ao referendo, e não poderia ser objeto de manobras políticas que o desvirtuassem, o que tivesse sido assim aprovado, e assim por diante, para as outras questões que fossem submetidas ao referendo.

Unknown disse...

A única verdade que existe é: o PT foi a maior praga que surgiu no Brasil nestes últimos anos. O partido da moralidade só tem PeTralha. O meu orgulho é nunca ter votado em ninguém dessa legenda de quadrilheiros.

Anônimo disse...

HD voce é esquerda de botique, sabe a teoria , adora Prust , mas da vida real ...deixa a desejar.

Maria disse...

Aluizio, lendo o texto com atenção entendi que em outras palavras Ayres de Brito prefere o Referendo!!! Esse papo de Golpe comunista tá na sua cabeça... Eu heim!!!!

Anônimo disse...

Thiago
Concordo com HD a reforma politica pode ser feita nas eleições, estão desviando o foco que é na realidade contra a CORRUPÇÃO, na qual a politicos de todos partidos entretanto muitos do PT, que se diz um partido de militância mas na que atualmente atua em favor da a burocracia.
Se deve haver reforma politica esta deva ser a prisão de todos mensaleiros ja julgados;
Redução de cargos no congresso no planalto no governo em geral
Redução de salários e isenção de beneficios a políticos;
CHEGA DE PALHAÇADA COM O DINHEIRO PÚBLICO

Unknown disse...

O povo quer e hospital , escola, condução padrão FIFA,corruptos presos, leis que puna bandidos de verdade não essa lei, que o cara que mata, e condenado a 30 anos, mais sai em 5 anos ou menos, que os menores bandidos sejam punidos como maiores, pois pra votar, dirigir pode! Mas pra ser preso e menor tadinho, isso pq não matou filho , pai, mae de alguem que tenha poder politico. O povo quer salario minimo justo, que de pra pagar as contas e alimentar seus filhos. Quer que os presos trabalhem pra pagar sua estadia na prisão e mandar dinheiro pro seus filhos.Não que o governo pague aos filhos dos presos com nosso dinheiro, valor maior que o salario minimo. O povo quer os políticos paguem seus gastos com seus salários, não com verbas extras. Enfim o povo ao precisa de pebliscito ou referendo , mas sim de justiça!

bispo disse...

perdoem minha ignorância mas sei bem que eles estão com medo de preder a mamata.Referendo ou plebiscito se não for atendido as revindicações do povo tenham certeza que o povo não vai parar com as manifestações ate que a farra com dinheiro publico acabe.

Maria de Lourdes Cardoso disse...

Quem disse que povo saiu às ruas para pedir plebicito? Agora nāo é hora de se votar em nada feito por quem nāo confiamos. As perguntas vāo ser dúbias, vāo ter desdobramento segundo interpretaçāo jurídica como tudo é no Brasil. Temos que continuar na luta, derrubar o discurso político que está dizendo que nāo sabemos o que queremos. Rebater sempre com resposta claras e simples. Trocar o governo no momento por outro das elites acostumadas a mamar também nāo é a soluçāo. As raízes dos problemas sāo profundas e precisamos para consertar de cirurgias profundas, mas no momento, estamos apenas podando.

Anônimo disse...

Comunismo nunca deu e nunca dará certo. Veja na história do mundo. Só cria miséria a população e riqueza aos políticos.

Anônimo disse...

Desde quando o povo é uma ameaça a democracia? Acho que ele perdeu o bonde da história, precisamos avisá-lo que URSS acabou tem 21 anos.

jjoia disse...

Faço das minhas palavras as de Andreia Galvão e Maria de Lourdes Cardoso. Ainda mais o povo quer acima de tudo, de respeito. Não aguentamos mais tanta "maracutaia", corrupção, desvio de dinheiro de publico, ladrões no governo soltos e fora da cadeia. Desrespeito dos funcionários públicos ao atender o povo. Falta de atendimento médico de qualidade, pessoal da saúde com salários miseráveis, tendo como consequencia a implementação de redes de saúde privadas que estão aquém da maioria da população pelo alto custo. Educação publica de qualidade e não essa que está aí só para fornecer diplomas e aprovar incompetentes. As verbas existem, mas são desviadas pelos funcionários desonestos que foram nomeados por trás dos panos em troca de voto político. É impossivel descrever tanta discrepância social. Acorda Brasil!

Lu Amaral disse...

Parabéns Rosi Aguiar pelo comentário. Depois de ler todos esses comentários eu sou um desses brasileiros perdidos por não compreenderem o que realmente nosso país precisa para mudar e com todas essas discordâncias fica muito difícil principalmente para os leigos entenderem de que forma agirmos para o bem do povo brasileiro.

Anônimo disse...

É interessante analisar os diálogos e as opiniões , porém como nosso amigo disse, o povo não saiu as ruas pedindo um plebicito, o povo foi as ruas mostrar sua indignação de tantos anos de desmando e falta de respeito por tudo que é sagrado como família, honestidade, respeito, trabalho e temor pelo estado de direito que deveria ser o orgulho de uma nação e representar e defender o povo, porém o que nós vemos é exatamente o avesso de tudo, políticos desonestos sendo exaltados pela mídia, famílias sendo destruídas por falta de segurança quando um trabalhador é morto na rua indo para o trabalho, enquanto o Governo pensa em manobras cada vez mais elaboradas para colocar de joelhos de uma vez por todas a população para que somente sua gangue seja privilegiada. Não me interessa quem sabe mais de lei aqui, nessa hora tem que por o coração na garganta e tomar conta do que se perdeu a muito tempo:
O nosso país das mãos de famílias que dividiram como espolio ou como gado eleitoreiro cada região do pais, obrigando analfabetos a votar, onde esta a democracia??? O Governo faz uma propaganda tão intensa e massiva quanto a infalibilidade da urna eletrônica, sendo que já morreu gente denunciando exatamente ao contrario! Uma propaganda bem feita ate mentira vira verdade. Como poderemos dar uma resposta na urna se elas não são confiáveis??? Vejam denuncias feitas pela Bandeirantes sobre eleições realizadas no Maranhão. Agora tem gente discutindo se e melhor referendo ou plebicito, me desculpem os sábios , mas quando a politica não faz acontecer, a população tem que resolver de um jeito ou de outro, afinal de contas para derrubar o REI do seu castelo, não vai ser pedindo por favor, e sim arrancando ele de lá.

Anônimo disse...

Chega de discutir sobre o sexo dos anjos. Saia da sua sala confortável, e de sua poltrona aconchegante e vai para a rua defender a sua ideia, e se necessário enfrente a ira do governo, ate você fazer isso suas palavras e sua conversa inteligente é conversa fiada que serve para distrair o que realmente é preciso, tomar a BASTILHA e derrubar o rei.

Aluizio Amorim disse...

ANÔNIMO,
sair às ruas gritando é fácil. O mais difícil e complexo faço eu que é escrever e analisar o que ocorre na verdade e a esmgadora maioria não vê.
Tanto é que você nem tem coragem de assinar embaixo o que escreve. Não o censuro, mas apenas faço uma constatação.
Creio que o jornalismo que expõe a verdade em defesa da democracia e das liberdades civis é de fundamental importância porque contribui para as pessoas entender o que se passa. Às vezes isso é difícil para muitos compreender.
O jornalismo é, na verdade, trocar em miúdos, temas complexos, explicar os conceitos utilizados em diferentes áreas do conhecimento para tipificar o que ocorre no mundo dos fatos sociais e políticos.
Em outras palavras, trata-se minimizar a complexidade de determinados temas.
De toda sorte, fico grato pelo seu interesse em debater aqui nos comentários do blog.

Teresa Caetano disse...

Olá companheiros e compatriotas, aqui vai um comentário e uma velha senhora com vivencia pelo mundo, espero colaborar de alguma forma. Vocês com propósitos honestos e mais que justos, precisam vigiar os que saem às ruas para aproveitar a oportunidade e bagunçar. Consenso de cidadania é obrigação de todos nós, impeçam isso . Saquear o alheio é inescrupuloso e desonesto, muitos que fazem são bandidos de profissão, outros cúmplices dessa corja, para atribuir culpa aos bem intencionados. Os brasileiros reivindicam seus justos e legítimos direitos, sordidamente usurpados por essa quadrilha de bandidos comunistas, que se instalou no poder pelo voto e agora quer permanecer pela força. Gente cheia de ódio e ignorância, parceiros desse bêbado arrogante, analfabeto que envergonhou nosso país por 2 mandatos. O brasileiro não precisa de cesta básica de esmola pra tapar a boca, precisa de emprego, salários justos, acesso educação de qualidade e condições de vida e de saúde básicas, o resto sabemos fazer por nós mesmos, somos valentes e corajosos. Nosso país teria como pagar tudo isso, não fossem os altos salários e falcatruas dos ladrões que entram e saem nos governos. O Brasil precisa de leis, mas não de leis que não peguem, como comentou o Jo jocosamente, mas de leis que sejam cumpridas com igualdade para todos, especialmente para políticos que não deveriam ter nenhum privilégio. A função deles seria trabalhar para o povo, mas entendem como saquear o povo. Tirem do poder essa discípula de um regime, falido, ineficiente e fora de moda do poder. Só a acabada e extinta Cuba ainda mantem, ela só irá saquear nosso país. Quem elege é a massa sem cabeça do Brasil, oxalá também não tivessem pés para ir as urnas, mas tem e sempre entrarão corruptos no poder. Isso poderá ser facilmente corrigido, com que as leis sejam cumpridas rigorosamente, especialmente para políticos safados, até hoje nenhum foi pra cadeia no Brasil, é uma vergonha. Deveriam ser suspensos do cargo e de receber salários na menor suspeita, se comprovado, exonerados e postos na cadeia. Muitos dos que estão presos, são o resultado da injustiça social e permanente que parece não ter fim no Brasil e os responsáveis por ela continuam soltos pavoneando-se com vários cargos públicos, gastando o dinheiro do povo, e o pior, sem sequer trabalhar em nenhum dos empregos. Precisamos ter consciência e cidadania, não resolve jogar lixo no lago ele boia. Cuidem da educação, amem nosso país e ensinem as crianças a fazer isso, é modelo Americano, depois que crescem todos defenderão o país com unhas e dentes, impedindo que o Brasil tenha donos, o brasileiro é o dono do Brasil. Poderemos construir um país melhor, se cada um tiver consciência de sua obrigação pessoal, dignidade para decisões, amor bondade para com o próximo menos favorecido, retidão no cumprimento de obrigações pessoais , severidade para com os fora da linha. Lutem para reduzir os impostos, o Brasil é o campeão deles, depois paguem corretamente, mas vigiem para onde o dinheiro vai, acabem com essa farra e a enorme quantidade de políticos gastando o dinheiro do povo. O povo brasileiro merece isso, somos queridos por todas as nações por nossa cortesia, hospitalidade e alegria, não deixe que acabem com isso, não permitam que vendam nossa imagem como modelo somente de anarquia, ignorância, temos mais que futebol para mostrar ao mundo. Temos raça, só com raça se pode viver num pais com as condições de vida indigna oferecidas no Brasil aos seus cidadãos, pelos indignos que o vem administrando nosso dinheiro. Lutem, façam o que precisa ser feito e permaneçam alertas e vigilantes depois disso, acabem com a corrupção superficial e desenfreada imediatamente e depois e matem as raízes profundas dela, custe o que custar, matem, não se acomodem após a primeira vitória da batalha, vençam a guerra e que Deus abençoe o Brasil.

Anônimo disse...

HD, não perca seu tempo com essas viúvas de Adolf Hitler. Essa raça vive nas costas de governos, nunca trabalharam um dia na iniciativa privada. E aqueles que são empresários também vivem mamando nos cofres públicos via licitações fraudadas. Pra dissimular, com medo que seus empregados lhes dêem um merecido soco na cara, falam mal de todos os governos, mas para conseguir um contrato oferecem até as mulheres e as filhas para serem desfrutadas por presidentes de assembléias legislativas, tribunais de justiça e de Contas, deputados, senadores etc.

Lane disse...

Fazer discurso vazio escondido atrás do anonimato é muito fácil. Triste ver também várias opiniões que duvidam da inteligência dos Brasileiros. Quer dizer que para irmos às ruas para protestar temos capacidade mas para decidir o que queremos não. Está realmente difícil de compreender. Outra coisa, este discurso de pavor e ódio anti-comunista não está meio fora de moda? Parece que voltei no tempo...

Aluizio Amorim disse...

LANE,
quem volta no tempo é o PT e seus satélites que propõem o "socialismo do século XXI", eufemismo para referir-se ao comunismo. Não tergiverse, seja objetiva e clara. Ou tem vergonha de apoiar o PT?

Anônimo disse...

Já vi que aqui alguns como HD não sabem a diferença entre plebiscito e Referendo, vamos simplificar o PLEBISCITO o governo lhe pergunta te ouve e decide através do congresso(esse todos Ladrões),se vai fazer ou não.
REFERENDO eles nos colocam as leis e nos decidimos se sim ou não, se o povo decidir que sim ai sera feita a lei( Mas terá de passar pelo mesmo congresso) ou seja estamos f..... da mesma forma.Isso tudo esta sendo feito para enganar o povo novamente,Hoje a Band noticiou a intenção que o governo quer nos fazer as seguintes perguntas via plebiscito, 1- você e a favor que o governo banque as eleições, (SIM ou NÃO) , 2- Você e a favor que as industrias e comercio, empresas privadas construtoras banque as eleições 3- ou ambos, ora chega de palhaçada gente acordem, sei que vários Petistas aqui vão me criticar mas faz parte ok.
gente o PT conseguiu falir a Petrobras sabe o que e isso?? Imagina o que esta fazendo com a gente, pobre Brasileiros, (inclusive eu)

Anônimo disse...

E o capitalismo é essa maravilha... Ninguem passando fome, nenhuma corrupção, tudo funcionando que é uma maravilha...

Anônimo disse...

E você não é anônimo? Qual a diferença em assinar "anônimo" ou "HD"?

Anônimo disse...

REFERENDO,filha.

Antonio Cano Romo disse...

o
Antonio Cano Romo De todos os comentarios que li, achei mais interessante o da ROSI AGUIAR. Porem, eu vou dar a minha opinião: Muitas pessoas aproveitam todas as oportunidades para exercerem o vicio da pixação gratuita, sem pesar os pros e contras das atitudes dos pixados. Isto é pura perda de tempo e coisa sem importância. No momento o que interessa realmente é encontrar soluções que venham em favor do povo e do Brasil. Assim entendendo, apostaria que caso o Presidente do Superior Tribunal convocasse os seus Juizes para darem as suas contribuições e estes as aceitassem, dando assim uma prova de que são patriotas acima de quaisquer circunstancias. No meu entender a cada um deles deveria ser dado um dos temas dos quais a população reclama. Feito o trabalho por cada Juiz, o tema deveria ser debatido e filtrado pelos demais Juizes e finalmente com o aval do Sr. Presidente. Após apurados ,discutidos e depurados todos os temas, deveriam serem encaminhados para o Congresso Nacional, para discuti-los tambem e apos filtrados, levados ao conhecimento do povo para votação. Por que penso assim: O povo é uma mistura de classes, uma mistura de ideais e uma mistura de pessoas com ou sem capacidade para dar uma contribuição efetiva.

Anônimo disse...

Tereza Caetano Parabéns pelo comentário! Bom senso e conhecimento do que está postando com responsabilidade e cidadania. E' disso q o Brasil precisa!!
JUNDIAI.

Anônimo disse...

A começar pelos temas a serem reformados: 1 - Será que algum parlamentar ou membro do executivo irão propor que o fim do voto obrigatório? Seria muito bom que o voto não fosse obrigatório e que apenas aqueles que se sentem esclarecidos votassem. Os outros abdicariam do poder de eleger seus representantes. 2 - Será que algum político irá propor a diminuição do número de congressistas? Por exemplo, em 50% talvez? 3 - Será que iriam propor o RECALL - troque seu político com defeito por um novo... como já propôs o Presidente do STF ?

Eduardo disse...

ALGUMAS PERGUNTAS BÁSICAS:
1. VOCÊ CONCORDA QUE POLÍTICOS PASSEM PARA A CLT?
2. VOCÊ CONCORDA QUE DEVAM MARCAR PONTO, TRABALHAR 8 HORAS DIÁRIAS?
3.VOCÊ CONCORDA QUE SEUS SALÁRIOS SEJAM REAJUSTADOS EM 50% PARA MENOS E CONGELADOS PELO TEMPO DE DURAÇÃO DE SEUS MANDATOS?
4.VOCÊ CONCORDA QUE ELES PASSEM A CONTRIBUIR NORMALMENTE PARA O INSS E COM O FIM DA APOSENTADORIA PRIVILEGIADA? QUEM QUISER PODERÁ OPTAR POR COMPLEMENTAR COM UMA APOSENTADORIA PRIVADA, COMO FAZEM ALGUNS CIDADÃOS.
5. VOCÊ CONCORDA QUE UM CANDIDATO NÃO PRECISE PERTENCER A UM PARTIDO POLÍTICO PARA SER ELEGÍVEL?
SÃO SÓ ALGUMAS QUESTÕES...

Elisabeth disse...

Parabens Teresa! Sábias e verdadeiras suas palavras.

CHUCK NORRIS disse...

Para começar capitalismo é um sistema econômico e não forma de governo; Comunismo é uma "idéia" incompatível com progresso, basta ver a história de fato. Nenhum país vive essa idéia plenamente NEM Cuba, veja de perto e estude sobre isso. Muitos que usam bandeira vermelha só porque acharam bonito a foto d e"Che" ou outro qualquer. O "socialismo" não possui uma reflexão lógica, mas sim tentam destruir determinada filosofia de outras correntes, mas não propõem nada melhor. SE TIVER ERRADO, ALGUM COMUNISTA Q PROVE Q EU ESTEJA ERRADO, de forma racional por favor, nada de nhenhenhe de sempre QUE NÃO LEVA PARA lugar nenhum.

Anônimo disse...

As passeatas com trios elétricos, bandeiras partidárias, ônibus e sanduíche grátis, financiada com o dinheiro do fundo partidário, deve ser usada nas ocasiões das disputas eleitorais. As passeatas atuais não pertence aos partidos, pertence ao povo brasileiro que clama pelo fim da corrupção, pela diminuição em pelo menos 20 ministérios, sabe-se que o corte no número de ministério em pelo menos 20, o governo pode economizar por ano grana suficiente para bancar o transporte público e implantar o passe livre.
A luta continua.
Devemos ficar atento com alguns partidos que pretendem confiscar o direito sagrado do eleitor exercer livremente a escolha de seus representantes. Querem obrigar o eleitor votar no dono do partido, ou seja, nos dirigentes partidários. Exemplo, o dirigente partidário elabora uma lista colocando seu nome na cabeça da chapa, em seguida seus amigos e parentes em ordem cronológica e por último os nomes puxadores de votos como oTIRIRICA, ENEAS, etc. Com esta arapuca aberta, o eleitor vota na lista pensando está escolhendo seu candidato, porem acaba elegendo pessoas que nunca ouviu falar.
Esta e a maneira de cassar a liberdade de escolha, peça fundamental e necessária para os regimes e sistemas democráticos. ISTO REPRESENTA O VERDADEIRO CURRAL.
DIGA NÃO A LISTA FECHADA. NÃO ACEITAMOS AMORDAÇA.
COM O POVO NA RUA, NÃO TEM PT NEM QUEM QUER QUE SEJA.

Anônimo disse...

Pelo que entendi o governo já formulou as perguntas para o plebiscito que não condiz com o anseio do povo, deixa tudo a desejar para a mudança. Queremos também mudanças na aplicação dos recursos de muitos impostos que pagamos.

MARTINS disse...

SOU UM NORMAL DO POVO BRAS. NÃO ENTENDO MUITA COISA DE QUE VCS COMENTAM,PLEBS.OU REFER. UMA COISA É CERTA UM OU OUTRO VAI FAVORECER ALGUÉM ALGUM POLITICO, APESAR Q TD EM BRASILIA FAVORECE POLITICOS É UM ABSURDO, O POVO TA REVOLTADO MAS O POVO BRAS. TEM POUCO CONHECIMENTO AI VEM TODOS VCS QUERENDO AJUDAR A SOLUCIONAR UM PROBLEMA Q VCS MESMOS NÃO TIVERAM CAPACIDADE DE SOLUCIONAR PARA O POVO BRAS.A COISA CREIO EU VAI FUNCIONAR OU VAI MELHORAR UM POUCO DA SEGUINTE MANEIRA: TUDO NUMERADO:
EXEMPLO: 20 PARTIDOS CADA UM COM 10 PARLAMENTAR.
:TODO DIA OU ALTERNADO MINUTOS DE BRASILIA COLOCAR AO POVO O Q ESTA SE TRATANDO OU FOI EFETUADO EM BRASIL.NA TV E RADIO E INTERNET.
:AGORA A MELHOR,REGRAR OS SALARIOS D TODOS D BRASIL. CONFORME SALARIO MINIMO EXEMPLO: PRES.30 SAL.MIN. DEP.10 MIN. GOV.15 MIN É CLARO DPS DE UMA VOTAÇÃO POPULAR, PORQUE UM PAI DE FAMILIA TEM Q SE VIRAR COM ALUGUEL, FAMILIA, MUITA DAS VEZES COM 1 OU 2 SAL. MINIMOS.
DOBRAR SALARIOS D PESSOAS Q TRABALHAM COM O POVO, PROF. PM, MEDICOS, TODOS.
COLOCAR ALGUÉM Q NÃO ESTEJA INTERESADO EM BENS MATERIAIS SOMENTE MAS PESSOAS Q QUEREM VER O BEM DO POVO BRASILEIRO, COM CERTEZA TD VAI MELHORAR, TEM NUITAS IDÉIAS BOAS NESTE BLOG MAS O DURO É POR EM PRATICA. E DISSE DEUS AMAR O PROXIMO COMO A TI MESMO.

Anônimo disse...

Este artigo confirma que o nosso país infelismente ta cheio de políticos corruptos e muitos jornalistas(ñ todos) e meio de comunicação tendencioso que se alimenta da fragilidade do povo: PSDB..PT..PMDB..DEM..PP..PPS..REDE GLOBO..BAND...RECORD..POLÍTICOS CORRUPTOS..JUSTIÇA CAPENGA..Este BLOG Tudo isso é um câncer que corroe a verdade no Brasil.

ADVG.ROBERTO disse...

Pois é, se o comunismo não presta, por que o Estados Unidos não suspende o Bloqueio Econômico a Cuba, e espera ele cair pelas próprias pernas? !