TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, junho 16, 2013

POR QUE O GOVERNO DO PT ESTÁ DERRETENDO?

A base de Dilma Rousseff no Congresso é ampla - ao menos numericamente. Mas se o governador pernambucano, Eduardo Campos, lançar sua candidatura à presidência, abrirá uma alternativa para partidos aliados que, ao mesmo  tempo em que estão insatisfeitos com a presidente, não pretendem se aliar ao oposicionista Aécio Neves. O PSB de campos, hoje aliado da presidente, é tradicional aliado do PT. Por isso, uma ruptura significaria uma perda relevante para a candidatura de Dilma. Parte do impacto seria medida nos palanques estaduais. Em Santa Catarina, por exemplo, lideranças do PSD já declararam apoio a Campos - e não à presidente, como pretende o comando nacional do partido. (Fotos do site da revista Veja)
A presidente Dilma Rousseff se elegeu sem ter jamais disputado uma eleição, manteve a popularidade a despeito de seguidos escândalos de corrupção e demonstrações de ineficiência administrativa. Agora, no 30º mês de governo, um elemento novo passou a afetar diretamente o seu apoio entre a população: a inflação. Dos temas que levam alguém a decidir se dá ou não sua confiança a um político, a economia costuma ser o número um. E dentre os temas econômicos, a inflação está entre os que mais diretamente influenciam a avaliação de um governo.

Pesquisa divulgada na última semana pelo Instituto Datafolha mostra que a avaliação do governo piorou: a aprovação caiu de 65% para 57% em três meses. E que, no cenário eleitoral de 2014, a vantagem de Dilma Rousseff não é incontestável. Isso está longe de significar um cenário apocalíptico. Dilma ainda desfruta de índices de aprovação superiores aos dos dois antecessores no mesmo período do governo. Ela também tem ampla vantagem na intenção de voto. Mas o cenário de incertezas na economia e a ausência de perspectiva de grandes realizações nos próximos meses tornam o cenário nebuloso. Além disso, na eleição de 2014 Dilma deve ter três adversários competitivos: Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, tem potencial para tirar votos da petista no Nordeste. Marina Silva (Rede) é popular em grandes centros urbanos. E o senador Aécio Neves (PSDB) é o favorito para levar os dois maiores colégios eleitorais do país, Minas Gerais e São Paulo.

Economia se torna mico de governo - Desde que assumiu o poder, em 2011, Dilma, graduada em Economia, não conseguiu colher os louros de um crescimento robusto, tal como seu antecessor. O melhor desempenho registrado até o momento foi em seu primeiro ano de mandato, quando o Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 2,7% - número considerado decepcionante à época. De lá para cá, a cada divulgação do PIB, surge uma nova frustração. No ano passado, o crescimento não passou de 0,9%. E, dado o ‘pibinho’ do primeiro trimestre de 2013 (avanço de 0,6%), as expectativas para o acumulado deste ano não são as mais animadoras.
(...)
O problema, que vem sendo apontado desde 2010, último ano do governo Lula, e negligenciado pelo governo Dilma, só ganhou importância no seio do Palácio do Planalto depois que uma emblemática escalada no preço do tomate devolveu a inflação ao repertório de assuntos das famílias, no primeiro trimestre deste ano. “A inflação está trazendo desconforto para a população”, diz o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola. “Esse é um flagelo que a sociedade brasileira não tolera mais.”

Contudo, a subida de juros – remédio necessário para conter a inflação, mas impopular porque afeta diretamente o consumo – veio em momento tardio. Conforme argumentou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em evento nesta semana, apenas a subida da Selic não será suficiente para deter o avanço do IPCA. “É preciso um ajuste fiscal”, disse FHC. Para o economista e ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman, o remédio tardio terá de vir em doses mais fortes - e nocivas politicamente. “A alta da Selic para 9,0% ou 9,25% até o final do ano não vai mexer na inflação. O governo não fez a lição de casa”, diz. Leia TUDO AQUI

8 comentários:

HD disse...

O governo do PT está derretendo, e já vai tarde, porque um dos princípios básicos de qualquer democracia é a rotatividade de poder. Agora é hora da oposição ir ao poder mostrar que sabe governar e para escancarar tudo o que aconteceu de errado durante a era PT. Uma, duas ou três eleições depois será hora de tirar quem substituir o PT.

Zé disse...

Aluízio: Vídeo imperdível. Gilberto Carvalho defendendo a violência da PM-DF contra manifestantes que não tinham molotoves, só cartazes contra a corrupção na Copa:
http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/32752/Em-clima-de-tensao-e-oficialmente-aberta-Copa-das-

Anônimo disse...

na verdade nao fico feliz que o povaréu so tenha acordado agora que a coisa apertou no bolso...

eh sinal de que temos que contar com a "sorte" e as trapalhadas dos petistas na economia para podermos desalojar essa gente do poder...

eh sinal de que tudo o que eles vinham fazendo e incentivando - revanchismo da Comi$$ao da Verdade, bolsas de todo tipo, cotas, invasões de propriedades privadas, degradação do sistema politico, entre outras inúmeras patifarias - não eh levado em conta pelo povão...

se não mexer no bolso do brasileiro, ele aceita o cabresto de qualquer tipo que lhe colocarem na cara...

economia eh cíclica, ora fica bem, ora fica mal...

não da pra contar apenas com esse elemento altamente, digamos, volátil, para darmos sustentação e segurança a nossa democracia...

eh preciso que o povaréu comece a considerar outros valores como sendo muito importantes para a democracia...

eh preciso depositar nas urnas outros valores alem da situação econômica...

o brasileiro precisa aumentar o grau de exigência e inserir outros elementos na equação eleitoral que determina o seu voto...

Anônimo disse...

e ó la o FHC jogando bóia salva-vidas para os petralhas de novo...

porra, nao aprende mesmo...

Anônimo disse...

Tânia SP
Aluizio, quero q derreta mesmo!!! Desaparece estes ratos, acabaram c/ o Brasil, vamos ver agora se o povo aprende a votar, principalmente esta massa ignorante, irresponsável....

Renan disse...

A presidente do PARTIDO DAS TREVAS já vai tarde!
Em uma discurseira em Belo Horizonte, talvez por imenso descuido seu tenha ocorrido um surto de sinceridade, só dessa forma, ou mesmo outra pane no neurônio solitário tenha desviado para o caminho da verdade a mentira em gestação. O importante é que a chefe de governo disse o que ficou faltando numa carta enviada a FHC: “A inflação foi uma conquista desses dez últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo”.
Noutra oportunidade em algum desvio de conduta normal repetiu de igual forma, por lapso mesmo, nada de seriedade ou veracidade, que a inflação é por obra e graça dos governos anteriores do PT.
Vejam que dá quanto um do Partido das Trevas "erra", sendo verdadeiro!
Já vai tarde; daremos um empurrãozinho nisso!
O diabo carregue!

Paulo disse...

EU TORCENDO PARA O BRASIL SE FERRAR NA COPA, MAS FIQUEI MUITO SATISFEITO, APESAR DA LAMENTAVEL VITORIA.
A caída do nível popular de apoio a Dilma, e olhe que os institutos não são muito confiaveis quando falam contra o PT e dessa vez suponho que a rejeição TENHA SIDO MAIOR QUE RETRATARAM!
E continuará em queda livre, pois a corrupção do PT é campeã nacional.
Aquela vaias em 3 oportunidades, hummmmmm, de lamber os lábios de satisfação, "ki koisa boa", gente; há muito tempo não passo um final de semana tão alegre.
Valeu, torcida!
Breve teremos novas e se possível estarei para berrar contra esses diabos em formas humanas!

Henoc disse...

AGORA SE O PT DISSER QUE A TORCIDA QUE VAIOU FOI ENCOMENDADA PELA OPOSIÇÃO...
Nem acredito que dessa vez de novo tenha sido a oposição!
Por Júpiter ou quantos mais deuses que nos assistam, mas dessa vez não, será apelação!
Agora começarão as brigas internas, cabeças irão rolar, cães se estraçalhando uns aos outros!
O PROPRIO PT AJUDARÁ A CONFIRMAR MAIS AINDA SEU FRACO DESEMPENHO DO PARTIDO E PRECIPITAR SEU PRESTIGIO EM QUEDA LIVRE!
Tudo que se esconde do público - caso especial um político - significa que sua presença causa rejeição dos presentes, isso ajudará cada vez mais que o esconda e terá cada vez mais o seu nome rejeitado.
Já que a esconderão, tanto melhor para a Oposição, atitude autocondenatoria; mostrará que será cada vez mais para o povo ser um PT ineficiente, merecedor das vais, péssimo em administração e extremamente corrupto e que até desviaria recursos para países africanos governados por ditadores, assim como Cuba, conforme as muitas denuncias, deixando aqui a educação, saúde e infraestrutura um caos total!
Só votarei no PT se a ROSE for a candidata a presidanta do PT em 2014, aí meu voto será dela, desde já!