TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 31, 2013

DECISÃO CORRETA: ESTADO DE SANTA CATARINA SUSPENDE APROVAÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTUDANTES

Ilustração do site do Diário Catarinense
A partir deste semestre estudantes do ensino fundamental de escolas estaduais de Santa Catarina — que vinham desde 2007 sendo aprovados automaticamente — poderão ser reprovados. A mudança veio com a criação de uma nova portaria, que derrubou a que proibia a retenção de alunos mesmo que tivessem um boletim cheio de notas vermelhas.

Com a mudança, o estudante que não tiver frequência mínima de 75% e tiver médias finais abaixo de 7 será reprovado. Até então, os cerca de 66 mil alunos atingidos pela migração do ensino fundamental de oito para nove anos, que passou a valer em 2007 no Estado, não eram retidos nas séries. Neste ano, estes estudantes estão na 8a série.

Para eles, a Secretaria de Estado de Educação criou um programa de recuperação de estudos a partir deste segundo semestre. Nele, aqueles que tiveram nota abaixo de 5 em português e matemática no primeiro trimestre (ou bimestre) terão aulas duas vezes por semana no contraturno com quatro horas de duração cada. São 12,5 mil alunos — 18,9% do total — nessa situação e foram formadas 560 turmas.

A diretora de educação básica do Estado, Marilene da Silva Pacheco, diz que os professores de recuperação precisarão trabalhar em conjunto com os titulares das aulas regulares e mesmo de áreas diferentes de português e matemática, ainda que o foco da recuperação seja escrita, leitura e cálculos. Eles estão contratados e tiveram um treinamento no recesso escolar de julho.

Reprovar significará dois anos a mais
Se mesmo depois de passar por essas aulas o aluno não alcançar média, ele poderá ser reprovado. Antes ainda terá a oportunidade de fazer a recuperação de final de ano e a prova final. Para o estudante que não conseguir passar, serão dois anos de atraso no ensino fundamental. Isso porque, à medida que o novo modelo foi sendo adotado, o antigo foi sendo extinto. Como estão na 8a série do modelo de oito anos, cairão em 2014 no 8o ano do novo sistema e depois terão que finalizar o 9o ano em 2015, deixando o ingresso ao ensino médio para 2016.

Marilene garante que todos esses aspectos foram discutidos, mas na análise da Secretaria de Estado de Educação esta foi a melhor decisão.

— Estamos seguindo a legislação (a resolução 158 do Conselho Estadual de Educação), estamos oferecendo oportunidade para o aluno. O objetivo maior é que ele seja aprovado — ressalta a diretora de educação básica do Estado.

O secretário de Educação, Eduardo Deschamps, acrescenta que criar esta nova portaria não significa adotar uma política de reprovação. A medida vem para tentar garantir que o aluno termine o ano com o aprendizado adequado. Leia MAIS

4 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Aluízio: a canalha comunista está toda infiltrada no Brasil. Os aviões venezuelanos desembarcaram centenas de terroristas e mercenários assassinos que se espalharam pelo nosso país.
P.Q.P.!!! Vamos ter uma guerra depois dessa reunião da quadrilha em SP!

Anônimo disse...

Pois e' Alexandre,TheGreat, e muita gente esperando eleicoes pro PT sair. Como se comunista fosse poli'tico. Quando eu "dizia" que so' as Forcas Armadas, muitos achavam que era blefe ou que eu fosse um militar atra'z de algum posto. Sei o que e' comunismo. E olha que as urnas eletronicas sao bilhetes premiados pra eles. Mas as urnas tem uma margem de fraudacao, e O Dilma ta caindo para aquem dessa margem. COMUNISTAS MESMO TENDO CERTEZA DA VITO'RIA,,,AINDA FRAUDAM,,,TA' NO SANGUE DELES. So' se tira comunistas no tiro. Se aquele email explicativo for verdadeiramente vindo da FAB, isso sim e' assustador. O u'nico tiro que ti'nhamos,,,mixou,,,deu chabu'. Nao sei o que sente um general Brasileiro quando chega em casa, com a famili'a reunida, e ele fardado, ali, todo pousudo, diante de uma tv RedeGlobo por exemplo, mostrando o Dilma vomitando comunismo por todos os poros. E ele ali diante de seus filhos e netos, assistindo o inimigo do pai's arrotando cinismo e debochando dele,e de sua fami'lia,,e ele continua ali fardado, sabendo que seus filhos e netos estao condenados a servidao, a paralisia intelectual e talvez ate' o enfrentamento de um paredon. So' tendo sangue de barata. Ta' bom vou parar por aqui.

Anônimo disse...

aleluia!!!!

isso era uma aberração!!!

alias, uma aberração que só poderia advir de outra aberração, o tal método Paulo Freire e a pedagogia modernosa, que hoje coloca o professor como um alvo a ser acertado e lhe confere menos poderes dentro da sala de aula do que a dona da quitanda da esquina...

foi esse método educacional "malemolente" que nos levou ao buraco em que nos encontramos hoje em dia...

Milton Valdameri disse...

Sou contra a "progressão automática", mas reprovar não resolve nada, primeiro é necessário que HAJA ensino nas escolas. Infelizmente o ensino está quase extinto.

Milton Valdameri