TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, julho 25, 2013

FRIO COMEÇA A DAR UMA TRÉGUA NO SUL DO BRASIL. PODEREMOS TER INVERNOS MAIS RIGOROSOS NO FUTURO?

Depois de uma semana de chuva, vento, frio com direito à neve e geadas severas, o sol voltou a brilhar aqui em Florianópolis. Para comemorar fiz esta foto do poente na Baía Norte no final desta tarde. Todavia, esta noite e madrugada continuam a ser geladas aqui no Sul do Brasil. Segundo a previsão do tempo somente nesta sexta-feira a forte massa polar deverá dissipar-se. A região vive um dos invernos mais severos dos últimos anos.

Embora não entenda nada de meteorologia, arrisco especular se isso não poderia estar sinalizando uma mudança climática que implicaria invernos mais rigorosos como os que já se registraram na região Sul em anos passados. Afinal, a Terra é uma bolinha girando em torno do Sol e qualquer milimétrica mudança no seu eixo - mera intuição - poderia acarretar mudanças significativas no que respeita ao clima. Os especialistas poderão corroborar ou não essa minha pretensa hipótese.

E nada disso tem a ver com aquecimento global, efeito estufa e demais bobagens alardeadas pelos ecochatos. Aliás, quem, como eu, costuma observar o clima e tem boa memória pode constatar que ao longo dos últimos anos tivemos invernos intensos e suaves. O único fato que intriga é constatar que bem perto de Florianópolis, como mostrei aqui no blog, o topo dos morros mais altos amanheceram cobertos de neve anteontem, algo inaudito.

Seja como for, os estudos dos meteorológicos poderão explicar e esclarecer as razões deste fenômeno, enquanto eu continuo brincando com o Instagram que me permite colher imagens como esta acima. Quem acessa o blog pode clicar no ícone do Instagram (logo abaixo do cabeçalho à direita) para acessar o meu perfil nessa ferramenta, onde há inúmeras fotos e filmetes. O Instagram ajuda muito com seus milagrosos filtros. 

A criatividade fica por conta da seleção da paisagem, do ângulo e da luminosidade. 

Oxalá tenhamos um final de semana mais quentinho com o brilho radiante do Sol e a oportunidade para belas fotografias

5 comentários:

HD disse...

DE certeza qualquer mínima mudança no eixo pode acarretar grandes mudanças. Aliás a terra tem movimentos que se repetem a cada 22000 anos!!!
Por falar nisso, onde andam os "especialistas em aquecimento global"? Seria bom, por ex, eles me explicarem porque lá pelos anos 1000 até 1300 a Groenlândia (terra verde) era habitada pelos vikings e hoje está tomada pelo gelo. Então será que naquela época também houve um degelo das calotas polares provocado pela atividade humana? Pois é.... é por isso que não dá para acreditar nesse pessoal!!!

Anônimo disse...

É o aquecimento global!

Anônimo disse...

Pois é, o pessoal aí de cima sacou logo: e o tal aquecimento global?
Aquecimento só se for dos bolsos de quem inventou uma baita mentira, fabricando dificuldades para vender facilidades.

Anônimo disse...

Quanto mais aqece mais esfria.

gutenberg j disse...

Deve ser o aquecimento global negativo.
Chamem a Marina Silva que ela explica.