Aécio Neves durante entrevista a jornalistas no Senado nesta terça |
Lastreado no apoio que tem da ampla maioria do PSDB para disputar a Presidência da República no próximo ano, o senador Aécio Neves afirmou na tarde desta terça-feira que continua sendo favorável à realização de prévias para escolha do candidato caso alguém mais almeje o posto. A informação foi antecipada pela coluna de Merval Pereira, nesta terça-feira, no Globo. A fala do senador é uma resposta direta ao ex-governador de São Paulo, José Serra, que quer disputar pela terceira vez o posto.
— A minha posição em relação as prévias é a que eu sempre tive. Em 2009 eu propus ao partido às prévias, acho que são um instrumento importante. Basta que depois do período de filiação, haja no partido mais de um postulante, e essa postulação seja submetida à Executiva do partido, como prevê o estatuto — afirmou, ironizando em seguida — Eu não mudei de opinião e até saúdo aqueles que evoluíram de posição. Se houver mais de um postulante, posso adiantar que meu voto será favorável.
Aécio tentou ser o candidato da legenda em 2010 e pediu na época que fossem feitas prévias entre ele e Serra, mas na época o paulista não quis a disputa e acabou sendo candidato. A afirmação de Aécio surge agora no momento em que o ex-governador paulista está isolado na legenda e vem cogitando sair para outra agremiação, possivelmente o PPS. Presidente nacional do PSDB, o mineiro deixa claro em sua afirmação que qualquer consulta só poderia ser feita após terminar o prazo para que os políticos troquem de partido.
Assim, se Serra de fato quiser as prévias precisaria abandonar a hipótese de trocar de legenda. Aécio reafirmou, no entanto, que torce para que ele continue no PSDB.
— Tenho enorme respeito pelo companheiro Serra e reitero isso sempre que posso. Ele é parte da história do PSDB e acho que todos nós gostaríamos que ele ficasse no partido, na mesma trincheira onde nós estamos. Agora, questão de mudança de partido é sempre uma decisão muito pessoal, que obviamente o PSDB saberá respeitar — afirmou.
Provocado a responder se Serra seria um bom candidato ao Senado, cenário mais provável caso ele continue entre os tucanos, Aécio tergiversou:
— O Serra será sempre um ótimo candidato a qualquer cargo. Do site de O Globo
Um comentário:
Acho o Serra mais sério e competente e menos demagogo que o Aécio mas é também mais esquerdista. Serra ainda tem o ranço da AP (Ação Popular), filha dileta e dialética da Igreja Católica que tentou mesclar marxismo com cristianismo nos 60/70, um samba do crioulo doido que ainda remanesce na Teologia da Libertação, ora em baixa. Também a proximidade de Serra com FHC – ultimamente siderado pela descriminação das drogas e pautas internacionais do politicamente correto – não mais o recomenda. O pernambucano Eduardo Campos também não inspira confiança; parece que herdou a esperteza do avô Miguel Arraes, cujas malandragens parisienses ainda fazem parte do folclore dos exilados políticos da ditadura. Marina não foi esquecida; é inqualificável como pretendente à presidência: um lula de saia tal e qual, mas sem carisma. Representa perigo pelo apelo internacional e aos jovens nativos ignorantes (a quase totalidade). Sobra o oportunista Aécio que, se souber se manter charmosamente em cima do muro, poderá levar o caneco, apeando o PT do poder, o que será, sem dúvida, um grande feito.
Postar um comentário