TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, setembro 18, 2013

CRISE ECONÔMICA AGUDA: VENEZUELA VIVE OS ÚLTIMOS DIAS DA REVOLUÇÃO BOLIVARIANA E PEDE SOCORRO AO FMI.

Comunismo trouxe a escassez que faz da vida dos venezuelanos um verdadeiro inferno nas filas dos supermercados com suas gôndolas vazias.
A dita revolução bolivariana na Venezuela estaria com seus dias contados. Funcionários do governo chavista já bateram à porta do Fundo Monetário Internacional - FMI, em busca de uma solução para a aguda crise de liquidez e obter novas linhas de financiamento, segundo revela artigo de Luis José Semprum, publicado no diário El Universal, considerado o mias tradicional diário venezuelano.

Citando reportagem do jornal El Nuevo Herald, dos Estados Unidos, o articulista sublinha que “um pacto da Venezuela com o FMI significaria o fim da Revolução Socialista Bolivariana e a renúncia de todas as bandeiras essenciais que têm mantido desde que o finado caudilho Hugo Chávez assomou ao poder há 15 anos.

Mas sporque alguns chavistas estariam dispostos a fazer isso? - indaga o articulista, afirmando de imediato que a resposta é simples: se avizinha o colapso total, mas não porque a Oposição esteja planejando isso, como afirma Nicolás, Maduro, mas pelo resultado de 15 anos de políticas equivocadas que ocasionaram a destruição do sistema produtivo nacional. A inflação, o desabastecimento e a desvalorização estão em fúria irrefreável, e para outubro próximo o panorama será realmente apocalíptico.

Maduro e os cubanos - afirma Luis Semprum - querem conter o naufrágio, aplicando as mesmas receitas erradas, e forçando os venezuelanos a viver na miséria sob a repressão; porque para os irmãos Castro a prioridade é impor sua ideologia comunista e seguir saqueando nossos recursos.

Transcrevo na íntegra o artigo no original em espanhol, não sem antes fazer algumas observações muito pertinentes: dadas as circunstâncias, e guardadas as proporções, não se pode descartar que o Brasil de repente passe a viver a mesma situação. O retorno da inflação e a desvalorização do redal com a disparada do dólar, constituem os primeiros avisos ao povo brasileiro. Tanto lá na Venezuela como aqui, os respectivos governos de viés comunista têm anunciado o aprofundamento do receituário do Foro de São Paulo, ou seja, concluir rápido a cubanização de ambos os países. Tanto é que o Brasil há pouco iniciou a importação de médicos cubanos emulando processo idêntico realizado pelo finado tiranete Hugo Chávez. Deu no que deu. Outro fato que deve ser anotado, conforme revela o artigo, é que na Venezuela o comportamento da Oposição se parece muito com a do Brasil.

Leiam na íntegra o artigo do jornal El Universal:

La semana pasada, El Nuevo Herald reveló una noticia sorprendente: funcionarios del Gobierno venezolano iniciaron conversaciones con el Fondo Monetario Internacional "con la titánica tarea de lidiar con la aguda crisis de liquidez y obtener nuevas líneas de financiamiento". (http://to.ly/oXVQ).

Según confesaron las fuentes de El Nuevo Herald "un pacto de Venezuela con el Fondo Monetario Internacional significaría el fin de la Revolución Socialista Bolivariana y la renuncia de todas las banderas esenciales que ha mantenido por 15 años".

Pero, ¿por qué algunos chavistas estarían dispuestos a hacer eso? La respuesta es simple: se avecina el colapso total, pero no porque la oposición lo esté planificando, como afirma Maduro, sino por el resultado de quince años de políticas equivocadas que ocasionaron la destrucción del aparato productivo nacional. La  inflación, el desabastecimiento y la devaluación están desbocados, y para octubre el panorama será realmente apocalíptico.

Maduro y los cubanos quieren contener el naufragio, aplicando las mismas recetas erradas, y forzando a los venezolanos a vivir en la miseria a punta de represión; porque para los hermanos Castro la prioridad es imponer su ideología comunista y seguir saqueando nuestros recursos.

Pero hay chavistas un tanto más pragmáticos. Para ellos la ideología es secundaria; su prioridad es conservar el poder y los privilegios, evitando que caiga el Gobierno, lo cual requiere un viraje económico urgente y abrupto. Y como no saben nada de economía, excepto robar, se acercan al FMI para que les fabrique alguna solución.

Por su parte, la MUD se mantiene alejada de estos asuntos; se siente cómoda ocupando algunos camarotes en el Titanic, como lo son las alcaldías y las gobernaciones, sin tener que lidiar con la colisión que se avecina. Prefiere que el Gobierno pague el costo político de la crisis, sin percatarse que nos estamos hundiendo todos, la MUD incluida.

Ciertamente urge un viraje económico, aunque no necesariamente a través del FMI. Pero Maduro y los cubanos no lo permitirán. Por eso es tan importante recurrir al tema de la doble nacionalidad de Maduro para destituirlo pronto de la Presidencia de la República.

Seguidamente hay que convocar a un gobierno de transición, conformado por los hombres y mujeres más preparados, capaz de rescatar a Venezuela de las crisis; porque está demostrado que no podemos confiar nuestro futuro ni a los dirigentes del PSUV ni a los de la MUD. Do site do jornal El Universal

5 comentários:

JUJU disse...

Prezado Aluízio,
NÃO TENHO PENA pelo que estão passando. Eles merecem! Apoiaram o chavez e agora o maduro. Que paguem o preço ou façam uma revolução. Que o exemplo deles sirva para nós.

ACABOU o julgamento e os BANDIDOS estão livres! O Brasil ACABOU!!!!
Vale tudo!

Anônimo disse...

Não se iludam, Brasil está a caminho.Quem viver verá.

Anônimo disse...

Tânia SP
Daqui uns dias seremos nós nas filas, iguaizinhos a eles....sem tirar nem por.
Resta lembrar q já estamos vivendo uma DITADURA COMUNISTA PTISTA!!!

Anônimo disse...

Tem que chegar ao fundo do poço. Aí o povo vai acordar. E a Banânia (Brasil), também.

Anônimo disse...

Eu nao voto no PT, mas é impressionante, o absurdo do que vocês reaças pensam. Os EUA terem gasto bilhões de dolares para salvar os bancos, tudo bem. Pq não falam mal do Uruguai, que tem um presidente assumido comunista, ex-guerrilheiro, ateu, amigo de Cuba, da venezuela, tudo que vocês imaginam para odiar??? Sabem, pq??? segundoa ONU o Urugauai é o país mais seguro e o com menor desigualdade social das Amércias do Sul, Central e Caribe..às vezes, acho que vocês fazem parte dos 75% dos analfabetos funcionais, ou leram Tio patinahs e tiveram uma diarréia cerebral