TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, outubro 29, 2013

ARTIGO: AS RAZÕES DA COVARDIA.

O texto que segue é é a íntegra de artigo do Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Benedito Roberto Meira, publicado na Folha de S. Paulo desta terça-feira:

O coronel Reynaldo Rossi, um dos melhores homens da Polícia Militar, um negociador por natureza e obrigação, foi agredido covardemente por um bando na noite de sexta-feira. Para evitar o pior, deixou de usar sua arma. Os selvagens o teriam linchado se ele não tivesse recebido ajuda de colegas policiais.
Cel.PM: Benedito Roberto Meira
E por que esses ditos manifestantes, adeptos do que eles e parte da imprensa afirmam ser "uma tática de protesto", cometeram mais esse crime? Em primeiro lugar, porque é isto que eles são, criminosos, covardes e violentos. Não são manifestantes coisa nenhuma. Os manifestantes verdadeiros são aqueles que têm uma causa e usam o protesto legítimo para fazer pressão. Esse é um direito que lhes é garantido pela Constituição e que a Polícia Militar tem agido para proteger.
Mas os vândalos nem mesmo têm um objetivo. Ou melhor, seu objetivo é pura e simplesmente a depredação de patrimônio público e privado. Sua causa, portanto, é o crime.
Em segundo lugar, eles são violentos porque a lei permite --na verdade, obriga-- que os arruaceiros não fiquem detidos, mesmo que tenham sido presos em flagrante. Suas ações são classificadas como crime de dano, artigo 163 do Código Penal. A pena prevista é de detenção, de um a seis meses, ou multa. Os que destroem patrimônio público e usam de violência contra pessoas em seus atos de vandalismo estão sujeitos a uma pena de seis meses a três anos.
Ora, com essa pena, as pessoas, quando detidas, se veem livres depois de prestar esclarecimentos numa delegacia e assinar um "termo circunstanciado de ocorrência", registro de uma "infração de menor potencial ofensivo". Alguns delegados, corretamente, têm aberto inquéritos contra vândalos por formação de quadrilha ou bando, o que permite pedir prisão preventiva. Mas é preciso provar uma "associação estável ou permanente" entre os indivíduos acusados.
Trata-se de uma investigação complexa, pois esses bandidos não são bobos. Para isso, foi criada uma força-tarefa da Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público, e está em andamento um inquérito sob o comando do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).
Pela lei, a Polícia Militar não pode agir preventivamente contra os mascarados antes que eles cometam seus crimes. Até o momento em que eles fingem ser manifestantes, infelizmente, nada pode ser feito --a não ser que se tenha uma acusação ou medida cautelar contra eles; daí a importância desse inquérito e da compreensão do Judiciário.
Há uma terceira razão que explica o destemor desses covardes que agrediram o coronel Reynaldo Rossi. Pela lei, atacar um policial é equivalente a participar de uma briga de rua. Em muitos países, agredir um agente da lei é um crime grave.
Falta à legislação brasileira reconhecer que policial, em sua função, personifica o Estado, ao qual a sociedade atribuiu o dever de fazer uso legítimo da força na defesa da lei e na prevenção ao crime. Isso precisa mudar, como defendeu o governador Geraldo Alckmin.
Tenho certeza de que o inquérito em andamento chegará a bom termo e muitos vândalos vão ser presos. Mas não serão todos, pois eles são muitos. Certamente seu ímpeto deve diminuir. Mas eles não sumirão simplesmente.
A Polícia Militar continuará agindo para garantir o direito de manifestação, atuando para restabelecer a ordem. Quando e se algum de seus membros errar, a Polícia Militar, como tem feito, continuará a investigar os fatos e punir os responsáveis. Enfim, continuará cumprindo a lei.
É importante, porém, que a sociedade, inclusive os legítimos manifestantes, por meio de seus representantes e suas instituições, mostre claramente que não aceita a violência dessa minoria de baderneiros, que não vê neles manifestantes legítimos, que não considera seus atos o exercício de um direito.

7 comentários:

Anônimo disse...

tenho 60 anos sou um pequeno empresario, amo meu Pais . sou anticumunistas (assasinos por natureza, inveja como bandeira, destruiçaoda motivaçao humana como lema)A perguntan ê oque os militares estao esperando para acabar com esta corja por muito menos os herois de 64 botaram estes bandidos para correr?

Luiz Gonzaga disse...

POR QUE O MODELO DEMOCRÁTICO AINDA É IMPERFEITO?

Os psicopatas, sociopatas ou personalidades associais são aquelas pessoas que nascem com as chamadas
“anomalias da consciência”. Consciência é atributo que permite ao individuo reconhecer-se a si próprio
e ao outro, permitindo-lhe introjetar as regras necessárias para a convivência social. Também conhecida como
personalidade dissocial é reconhecida no Código Internacional de Doenças – embora não seja uma doença – sob o código
F60.2.
F60.2 Personalidade dissocial
Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas. O comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Existe uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade, inclusive da violência. Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade.
Personalidade (transtorno da):
• amoral
• anti-social
• associal
• psicopática
• sociopática
A Natureza é flexível na sua evolução (Darwin) permitindo “quebras de sequência” (mutações). Esse fato pode determinar
alterações físicas e psicológicas nos indivíduos. Assim como uma pessoa pode nascer com excesso de dedos (polidactilia),
também pode apresentar ausência de partes do corpo (agenesias). Esses fenômenos podem evidenciar alterações físicas
(visíveis) ou alterações diversas na constituição mental (invisíveis) que só conseguem ser percebidas pelas alterações do
comportamento.

“Todo o revolucionário é associal, se o impulso for nele um desvio da vida instintiva, e não uma atitude
de homem capaz de obedecer e mandar a si próprio. ”(Agustina Bessa-Luís )

Jacutinga disse...

Huumm !!! Aí tem jacutinga !! Sendo eles quem são, eu já senti a catinga…
Como dizia um velho político fluminense, estão todos preocupados com a cor e tamanho da juba do leão e não com as garras e os dentes !!
O que esta acontecendo? Este vandalismo, quebra-quebra e violência seria uma manifestação espontânea ou adredemente preparada ?? É algo natural ou artificial?? É simplesmente uma reação às manifestações honestas e decentes realizadas em julho e que pediam e denunciavam, o que ?? Impostos escorchantes, serviços públicos de péssima qualidade, loteamento do estado em feudos partidários (um verdadeiro assalto às verbas públicas), impunidade e, outras coisinhas mais sem partidarismo !!
O grande defeito de quem é serio, honesto e decente, é pensar que a esquerda é burra, tontinha ou despreparada !!
Como reagir a manifestações que pedem coisas tão óbvias e gritantes como honestidade, seriedade e boa administração da coisa pública?? E, num determinado momento, sentindo o perigo,TOCOU O SINO DE ALERTA NO FORO DE SÃO PAULO !!!
Como impedir outras manifestações do mesmo tipo, como “calar a boca” dos sérios e honestos que pediam seriedade e honestidade e, como DESESTIMULAR a presença de gente honesta e séria em manifestações ??
Rapidamente, encontraram a solução:
“MELAR” o jogo !!
Como ? Infiltrando seus batalhões de choque nas manifestações, promovendo quebra-quebras, violência e desobediência civil !! Aí vieram os PSTU, black blocs, PCO, PSOL e outros para cumprir a tarefa suja: Dar motivo para culpar a “repressão”, a “mídia” e a “injustiça social” pelo descalabro existente. Mudar o foco da coisa !!
Para finalizar a farsa, só faltavam os “esquerdistas profissionais” e inocentes (in)úteis do caviar travestidos em "artistas" globais aparecerem e convocarem “manifestação” como esta que pretendem para o dia 31. Tentam manobra diversionista, tentam se apropriar das ruas e impedir que as manifestações reinvindicatórias honestas e decentes continuem.
A esquerda não é tontinha, burra e muito menos “caviar”, ela sabe o que faz e o que quer. A esquerda quer o PODER ABSOLUTO e sem contestação, custe o que custar. Falam em democracia e liberdade mas praticam o contrário !! Já alertava o Sr. Gilberto Carvalho que em 2013 "o bicho iria pegar" !!
Já está pegando.

Anônimo disse...

Culpa do governador geraldo aikimedinho.

Unknown disse...

Se investigarem direito, acho que vão achar um vínculo muito forte entre esses baderneiros e as torcidas organizadas dos times da capital paulista.

Anônimo disse...

Tânia SP
Pronto!!! Jacutinga falou tudo, é isso ai, só não vê quem não quer. Esta esquerda não é tonta e tem NOME chama-se FORO DE SÃO PAULO.

Anônimo disse...

SÓ CEGO É QUE NÃO VÊ O QUE ESTÁ ACONTECENDO: ESSES BLACK-BOYS SÃO NADA MAIS NADA MENOS QUE O braço armado do PT QUE QUER MELAR O JOGO DEMOCRÁTICO. Só os militares entrando em ação, mais uma vez, para salvar esse nosso país contaminado pela corrupção e sede de poder ilimitado desta corja instalada no poder!!!!